Os Grupos de Estudos (GEs) têm o objetivo de discutir assuntos dentro de uma sub-área definida do conhecimento. São coordenados por docentes e abertos a qualquer membro da comunidade acadêmica interna ou externa à UFSJ. Os alunos de graduação podem pedir a validação da participação no GE para efeito de contagem de carga horária da grade curricular como Atividade Complementar.

* O Formulário deve ser preenchido pelo cooordenador do grupo de estudos e enviado para o e-mail da coordenadoria de curso (cobib@ufsj.edu.br).

 

 

 

GRUPO DE ESTUDOS CONHECIMENTO –

 GRUPO DE ESTUDOSEM ENTOMOLOGIA

Coordenador: Prof. Marcos Antonio Matiello Fadini

Descrição do Grupo: O Grupo Conhecimento (de Entomologia) é um grupo  de estudo do Campus Sete Lagoas da UFSJ formado por estudantes de  graduação e pós-graduação que iniciou suas atividades em 2010 e tem por  objetivo a pesquisa científica com insetos e ácaros em agroecossistemas. O  Grupo realiza reuniões semanais quando é avaliado o andamento dos projetos  de pesquisa e, obrigatoriamente, é discutido um artigo publicado em revista científica com fator de impacto maior que 1,0. Esse grupo tem  particular interesse também pelo estudo do ambiente de análise estatística R.  São utilizados os livros do Prof. Michael J. Crawley como referências bibliográficas para os estudos de R.

Dia e Horário das Reuniões: Sextas-feiras 14h

Local: Laboratório de Entomologia - prédio principal (Obs: Entrar em contato  com o docente responsável pelo e-mail fadini@ufsj.edu.br para verificar  como estão ocorrendo as reuniões durante o Período Remoto.)

Link do Grupo: Conhecimento - Grupo de estudos em entomologia

 

GRUPO DE ENSINO DE PESQUISA E

DE EXTENSÃO EM QUÍMICA E FARMACOGNOSIA

Coordenador: Prof. Júlio Onésio Ferreira Melo

Descrição do Grupo: O GEPEQF é um grupo multidisciplinar, que tem como  foco desenvolver ações dentro dos pilares: ensino, pesquisa e extensão. O  grupo atua nas áreas de ensino de química, desenvolve projetos de extensão  com frutos do bioma Cerrado e aspectos químicos da água.  Fundamentalmente, a pesquisa é executada por meio de análises do perfil  químico, envolvendo cromatografia gasosa e espectrometria de massas.  Além  disso, o grupo também atua no desenvolvimento de novos produtos  alimentícios.

Participam do grupo alunos de graduação e pós graduação.

Dia e horário das reuniões: Reuniões Semanais, para mais informações  favor entrar em contato com o coordenador do grupo por e-mail:  onesiomelo@gmail.com

Local: Link WhatsApp

 

GRUPO DE ESTUDOS

CVT GUAYI DE AGROECOLOGIA

Coordenadora: Prof.ª Leila de Castro Louback Ferraz

Descrição do Grupo: Este grupo, denominado "Guayi de Agroecologia", tem como objetivo promover a conscientização e envolvimento da sociedade civil na agroecologia. Eles trabalham em parceria com instituições como a Universidade Federal de São João Del Rei, a EMBRAPA Milho e Sorgo, e a EPAMIG-Prudente de Morais, com apoio da EMATER-MG e da Fundação de Parques e Jardins Zoobotânicos em Belo Horizonte-MG. O grupo busca qualificar agricultores, estudantes, professores, pesquisadores e técnicos, com foco na agricultura familiar e comunitária. Eles promovem a agroecologia, visando o desenvolvimento de práticas sustentáveis, a preservação do meio ambiente, a valorização da biodiversidade e a promoção de uma economia solidária, através de ações interdisciplinares nas áreas de ensino, pesquisa e extensão desde sua criação em outubro de 2011.

Dia e horário das reuniões: reuniões semanais e atividades especificas  eventuais de curta e longa duração, para mais informações favor entrar em  contato com o e-mail do grupo guayi@ufsj.edu.br  ou com a docente  responsável louback@ufsj.edu.br .

Contatos: e-mail: guayi@ufsj.edu.br ,  Canal no youtube: CVT Guayi de  Agroecologia  e Facebook: Grupo GUAYI de AGROECOLOGIA

GRUPO DE ESTUDOS

CVT GUAYI DE AGROECOLOGIA

Coordenadores: Prof. Paulo Sérgio Minatel Gonella e Profa. Mariana Naomi Saka

As atividades propostas para o grupo incluem a apresentação de seminários pelos alunos, abordando artigos científicos e resultados de pesquisas. Os docentes Paulo e Mariana também farão apresentações. O grupo irá promover discussões sobre temas de interesse dos alunos, com foco na Botânica aplicada. Além disso, planejam realizar excursões de campo para coletar material regional e oferecer treinamento em coleções biológicas, incluindo a secagem, montagem de exsicatas, identificação e gerenciamento de bancos de dados.

 Dia e Horário das Reuniões: entrar em contato com os coordenadores do   grupo (marianasaka@ufsj.edu.br ou pmgonella@ufsj.edu.br) / Encontros com   frequência quinzenal.

 Local: entrar em contato com os coordenadores do grupo.

 


Última atualização: 25/10/2023