As Atividades Complementares são atividades acadêmico-científico-culturais que têm como objetivo enriquecer o processo formativo do estudante, por meio da diversificação das experiências, dentro e fora do ambiente universitário. No contexto dos Bacharelados Interdisciplinares as atividades complementares são ainda mais essenciais. Elas complementam o processo de aprendizagem e aquisição do conhecimento, permitem a integração do Ensino com a Pesquisa e a Extensão e dão ao estudante em formação uma visão mais ampla e realista do futuro exercício profissional.
 
Conforme Projeto Pedagógico do Curso (2019), constituem-se Atividades Complementares: programas institucionais de monitoria; programas e projetos de iniciação científica e à pesquisa, institucionais e/ou apoiados por instituições oficiais e particulares de fomento à atividade; programas, projetos e/ou cursos de extensão, institucionais e/ou apoiados por instituições oficiais e particulares de fomento à atividade; participação em eventos científicos internos e externos à instituição; oficinas e cursos relacionados à áreas de formação ou afins; atividades de representação acadêmica em órgãos colegiados da instituição; publicação de resumos, pôsteres e/ou artigos científicos; publicação de ensaios e outras produções técnicas e culturais em veículos ou eventos que sejam reconhecidos pelo colegiado do curso. 
 
As Atividades Complementares deverão totalizar, para efeito de integralização do curso, o mínimo de 200 horas exigidas de acordo com o projeto pedagógico do curso.
 
Veja abaixo a Tabela que lhe ajudará em seu planejamento: Tabela Atividades Complementares
 
 
Orientações para solicitação de contagem de horas complementares junto a coordenação de curso
 
  1. Quando o discente atingir as 200 horas complementares conforme tabela acima, ele deve digitalizar os certificados e enviar por e-mail para a coordenação de curso (cobib@ufsj.edu.br) solicitando a contagem de horas complementares.
  2. A coordenação fará a conferencia. Caso atinja as 200 horas, solicitará a DICON o lançamento no sistema. Caso não atinja, enviará e-mail ao aluno informando quantas horas ainda faltam para atingir o quantitativo. 
 

Última atualização: 20/07/2022