PRESENÇA DO NÚCLEO DE TELESSAÚDE NA REALIZAÇÃO DE ELETROCARDIOGRAMAS DURANTE O EVENTO DE 10 AOS DA UFSJ EM DIVINÓPOLIS

 

A Rede de Telessaúde de Minas Gerais (RTMG) é uma rede de pesquisa e assistência à saúde, composta por sete instituições públicas no estado, dentre elas a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ/CCO) onde é coordenada pela Profa. Dra Clareci Cardoso. A RTMG disponibiliza serviços de Telessaúde incluindo Telediagnóstico e Teleconsultorias em várias especialidades. ​A equipe do Núcleo de Telessaúde da UFSJ/CCO, estavam presentes Wanessa Vinhal e Túlio Silva, participou do evento em comemoração aos 10 anos da universidade, no dia 19 de maio. Esse evento foi aberto ao público e contou com a participação de professores, alunos e técnicos administrativos. Além de conhecer a RTMG e os serviços prestados, a população teve acesso ao exame de Eletrocardiograma (ECG) no Campus da UFSJ, em Divinópolis. Os ECGs foram realizados pelas acadêmicas de medicina Vanessa Teixeira e Natália Cristina e enviado pela internet para serem laudados por cardiologistas das universidades participantes da RTMG.O stand da RTMG recebeu aproximadamente 100 visitantes. Foi realizado um total de 47ECGs(30 mulheres e 17 homens). A média de idade daqueles que realizaram o exame foi de 40 anos. Os resultados dos ECGs foram enviados por e-mail ou Whatsapp. Um total de 76,6% (n=36) dos ECGs apresentaram laudo normal e 23,4% (n=11) alguma alteração. Aqueles que apresentaram alguma alteração no exame foram encaminhados para avaliação médica. Para várias pessoas, essa foi à oportunidade de realizar o primeiro ECG ao longo da vida.

 

 ecg 

 eecggg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

REDE MINEIRA DE TELEASSISTÊNCIA ATINGE A MARCA DE 1 MILHÃO DE ELETROS LAUDADOS!

 

 

 A Rede de Teleassistência de Minas Gerais alcançou a incrível marca da realização de 1.000.000 de eletrocardiogramas em seu Sistema de Telediagnóstico no dia 20 de agosto de 2012. 

A história merece ser revista. O primeiro exame a distancia foi realizado pelo município Quartel Geral em 20 de junho de 2006 e analisado pelo Dr. Gláucio Galeno. Na ocasião, eram apenas 10 municípios conectados ao Centro de Telessaúde do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais. Seis anos após, são 659 municípios em operação conectados a seis universidades públicas mineiras. O milionésimo exame foi realizado em Ubaí e analisado pelo Dr. Fabio Mota da Universidade Federal de Uberlândia. 

Esse resultado se configura como exemplo de incorporação da telessaúde no sistema público de saúde. Em nome dos pacientes atendidos, externamos nossa gratidão a todos que acreditaram na telessaúde. Obrigado ao Ministério da Saúde, Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Prefeitura de Belo Horizonte, FAPEMIG, FINEP, CNPq e às Universidades UFMG, UFU, UFTM, UFJF, UNIMONTES e UFSJ. 

Que essa história, presa nas montanhas de Minas, voe pela Internet e sirva de inspiração àqueles com poder e capacidade de disseminar a telessaúde pelo bem de tantos anônimos desconhecidos de regiões mais distantes. 

Nesse momento de muita emoção, dizemos apenas Muito obrigado! a você, que contribuiu com essa história.

 

UFSJ / CCO IMPLANTA SISTEMA DE TELESSAÚDE NA CIDADE DE DORES DO INDAIÁ

 

A equipe do Centro de Telessaúde (CT) da UFSJ Campus Divinópolis ( Dra. Clareci Cardoso - coordenadora do CT na UFSJ, Thiago Costa - Técnico em Informática, Wanessa Vinhal - Auxiliar Administrativo ) realizou no dia 06 de dezembro de 2011 a implantação do Programa Tele Minas Saúde no município de Dores do Indaiá.

O sistema de Telessaúde foi implantado na unidade do PSF1 Vereador Manoel Agnaldo.

Estiveram presentes no evento lideranças políticas como o prefeito e vice de Dores do Indaiá, o secretário de saúde do município e  um representante da GRS de Divinópolis.

A UFSJ, como representante da Rede Mineira de Teleassitência ( RMT ), realizou a entrega dos seguintes equipamentos ao município:

- 1 computador, 1 impressora, 1 eletrocardiógrafo digital, 1 câmera fotográfica digital.

No evento, houve apresentação do Programa Tele Minas e os profissionais receberam treinamentos práticos de como realizar teleconsultorias ( formulação de dúvidas aos especialistas das universidades ) e também de como realizar os eletrocardiogramas.

Os profissionais do município de Dores do Indaiá, já estão utilizando o programa efetivamente desde sua implantação no município. Em dezembro, foram realizados 22 eletrocardiogramas e 11 teleconsultorias.

A notícia de implantação do Programa no município, foi publicada no site de Dores do Indaiá  e encontra-se disponível no seguinte endereço eletrônico:

http://www.doresdoindaia.mg.gov.br/web/ler_noticia.php?id=207

Fotos do evento:

Dra. Clareci / Wanessa

Dra. Clareci Cardoso / Wanessa Vinhal                     Apresentação Programa Tele Minas

Dr. José Irineu, médico; Maria Helena Alves,             Treinamento prático em Teleconsultoria

GRS Divinópolis; Dr. Edmundo Luís, Secretário Municipal de Sáude e Dra. Clareci Cardoso, coordenadora da Rede Mineira de Teleassistência na UFSJ.

 Treinamento prático Eletrocardiograma

 

_______________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________

Professora do Campus Dona Lindu coordena workshop sobre Telessaúde no Brasil 

Evento foi organizado pela Comissão Econômica para América Latina (Cepal) da ONU 

 

      A professora do Campus Centro-Oeste Dona Lindu, Clareci Cardoso, também consultora da Comissão Econômica para América Latina (CEPAL) das Nações Unidas, coordenou, nos dias 7 e 8 de julho de 2011, o Workshop de Especialistas em Telessaúde no Brasil. O evento foi organizado pelo CEPAL e aconteceu na sede do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), em Brasília (DF).
Telessaúde significa promoção da saúde à distância, através do uso de internet, redes de voz e vídeo e teleconferências. Possibilitando a descentralização da assistência, este recurso tem por finalidade aumentar a facilidade de acesso da população a serviços especializados, sem necessitar sair do local onde reside.
O objetivo do evento foi avaliar as repercussões dos projetos brasileiros de Telessaúde financiados pela Comissão Européia no âmbito do @LIS1 (Aliança para Sociedade da Informação) e conhecer a repercussão dos mesmos nas experiências atuais de Telessaúde e Tele-educação no país. Três projetos brasileiros foram financiados pelo @LIS1:BHTelessaúde da prefeitura de Belo Horizonte, HfALA da Universidade Federal da Bahia e T@lemed de Porto Alegre, denominados projetos base.
As experiências atuais de Telessaúde no Brasil apresentadas no evento foram: Rede Universitária de Telemedicina (RUTE), Programa Nacional de Telessaúde, Tele Minas Saúde e Universidade Aberta para o SUS (UNA-SUS).
No evento, estiveram presentes convidados com grande experiência na área de Telessaúde e tele-educação no Brasil, incluindo também gestores do Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Estado de MG, representantes da União Européia, e do Ipea, além de representantes do escritório do CEPAL em Brasília e Chile.
Foram dois dias de apresentações das experiências brasileiras em Telessaúde e Tele-educação e discussões em plenária. Os resultados destas discussões serão apresentados em relatório a ser divulgado pelo CEPAL e União Européia. Acredita-se que os resultados satisfatórios dos projetos de Telessaúde no Brasil sejam referência para o cenário mundial. 


Última atualização: 23/07/2018