Disponibilizamos serviço de teleconsultoria com plantões diários de clínica médica, pediatria, ginecologia/obstetrícia, dermatologia, enfermagem, odontologia, farmácia, fisioterapia, psicologia e nutrição.

Além desses plantões com tempo médio de resposta de 24 horas, temos retaguarda de especialistas em diversas áreas da medicina e enfermagem.

As teleconsultorias são realizadas por meio de um sistema desenvolvido em plataforma web, possibilitando acesso de qualquer computador conectado à Internet. O sistema permite a realização de teleconsultorias interdisciplinares, o que facilita a incorporação da atividade na prática diária. Para isso, o centro de telessaúde conta com uma equipe competente multidisciplinar de teleconsultores.

Compartilhamento de conhecimento. Esse é o resultado das teleconsultorias. Um trabalho que preza aprendizado contínuo, troca de experiência e resolubilidade, que garantem um atendimento de qualidade aos usuários do Sistema de Saúde.

 COMO FUNCIONA

As teleconsultorias podem ser on-line ou off-line. Nas teleconsultorias off-line o profissional no município remoto acessa o sistema e descreve o caso clínico, baseado em um caso real, ou em uma dúvida genérica. Se for preciso, é possível anexar arquivos como fotos ou imagens radiológicas. O teleconsultor regulador analisa e responde a solicitação, podendo também encaminhar para uma terceira opinião de um especialista focal. Os plantões respondem cerca de 85% da demanda com um tempo médio de resposta de 24 horas.
 
As teleconsultorias on-line estão disponíveis no plantão de telecardiologia, principalmente para discussão de casos clínicos graves e urgentes.
 
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
O Centro de Telessaúde sempre atento à segurança da informação clínica oferece sigilo e confidencialidade no sistema de teleconsultoria. Todas as informações são protegidas através de criptografia, integridade da mensagem, autentificação de usuário e política de backup. Cada usuário utiliza login e senha individual, intransferível e com validade previamente definida.
BENEFÍCIOS
 
  • Aumentar a resolubilidade do nível básico com maior número de casos sendo resolvidos no próprio município. 
  • Diminuir e qualificar o número de encaminhamento de pacientes para atendimento especializado. 
  • Promover maior conforto para os usuários e atendimento humanizado. 
  • Reduzir o tempo para diagnóstico. 
  • Aproximar o conhecimento dos especialistas dos profissionais da Atenção Primária. 
  • Atualizar de forma permanente profissionais de saúde locais.
 

Última atualização: 21/12/2010