1998

Nossa história teve início com a inserção da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) na área da telemedicina, por meio do projeto REMAVE (Rede Metropolitana de Alta Velocidade), coordenado pelo Laboratório de Computação Científica (LCC/CENAPAD) da UFMG e com posterior aproximação do Hospital das Clínicas da UFMG (HC /UFMG).

 

2001

Iniciamos o desenvolvimento de modelo de telessaúde para apoio à Atenção Primária, com foco na teleassistência, por meio de parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte. Este modelo baseia-se na realização de teleconsultoria, que promove a interação entre especialistas do Hospital das Clínicas e profissionais da saúde que estão à frente do atendimento em Centros de Saúde municipais.

 

2004

Após seis anos desde as primeiras iniciativas de telemedicina em Belo Horizonte, foi implementado o projeto BHTelessaúde, com objetivo de oferecer atividades de teleconsultoria e tele-educação aos profissionais dos Centros de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte.

 

2005

Nesse ano foi criado oficialmente o Centro de Telessaúde (CTS) designado como responsável pelas ações de telessaúde do Hospital das Clínicas (Portaria nº. 066/08 de 2007). Também nesse ano iniciamos a implementação do serviço de teleassistência em 82 municípios remotos no estado de Minas Gerais, por meio do projeto de pesquisa Minas Telecardio, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais) e FINEP (Financiadora de estudos e projetos). Em decorrência deste projeto foi instituída a Rede Mineira de Teleassistência a partir da integração das Universidades Federais de Minas Gerais (UFMG), Uberlândia (UFU), Triângulo Mineiro (UFTM), Juiz de Fora (UFJF) e Estadual de Montes Claros (Unimontes), sob coordenação do Centro de Telessaúde HC/UFMG.

 

2006

Ocorreu o lançamento do Projeto Nacional de Telessaúde do Ministério da Saúde em nove estados brasileiros responsáveis por implementar 100 pontos de telessaúde em cada estado. Em Minas Gerais, o núcleo de telessaúde sediado na UFMG tem sua coordenação na Faculdade de Medicina. O Centro de Telessaúde do Hospital das Clínicas foi o responsável pela implementação de 50 municípios, porém responde pelas atividades de telecardiologia para os 100 municípios. Nesse ano houve também a adesão do Hospital das Clínicas/UFMG ao projeto Rede Universitária de Telemedicina (RUTE), com participação no comitê assessor.

 

2007

Foi assinado convênio com a Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) para financiamento da expansão do Projeto Minas Telecardio para mais 97 municípios e manutenção dos 82 municípios em funcionamento.

 

2008

O Centro de Telessaúde do HC/UFMG foi o vencedor do Prêmio SAÚDE! 2008, da Editora Abril, na categoria Saúde do Coração. O prêmio é o reconhecimento ao trabalho inovador realizado na rede pública de saúde de Minas Gerais na área de telessaúde. Desenvolvemos uma pesquisa pioneira para avaliação do impacto econômico da utilização de serviços de telessaúde na Atenção Primária.

 

2009

Foi lançado o projeto Tele Minas Saúde. Assinatura de novo convênio com a Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) para a implementação de novos 328 municípios e a manutenção dos 179 municípios em funcionamento, incorporando a telessaúde no sistema público de saúde de Minas Gerais. Adesão da Universidade Federal de São João Del Rei, campus Divinópolis à Rede Mineira de Teleassistência.

 

2010

Realizamos o 1º Encontro Estadual de Atenção Primária e Telessaúde com participação de mais 900 profissionais da saúde. Este evento que aconteceu de forma descentralizada em Belo Horizonte, Montes Claros e Juiz de Fora, marcou a conclusão da segunda etapa de implementação do Programa Tele Minas Saúde e promoveu a atualização científica em temas pertinentes à atuação dos profissionais na Atenção Primária. Foi aprovado pelo Conselho Diretor do Hospital das Clínicas/UFMG, o Regimento Interno do Centro de Telessaúde . A Rede Mineira de Teleassistência foi registrada na FAPEMIG como uma das redes de pesquisa do estado de Minas Gerais. Implantamos o Sistema de Telessaúde no Centro Hiperdia de Jequitinhonha (Centro de atenção Secundária de atendimento a Diabetes e Hipertensão), marcando o início das atividade de telessaúde na atenção secundária.


Última atualização: 17/12/2010