PROCEDIMENTOS PARA O EXAME DE QUALIFICAÇÃO

Enviar o requerimento do exame de qualificação à secretaria do PPGEQ:  o requerimento para marcar a qualificação deve ser preenchido e assinado pelo orientador e pelo aluno e encaminhado por e-mail (ppgeq@ufsj.edu.br) à secretaria do PPGEQ com antecedência de, no mínimo, 20 dias da data do exame - Clique aqui para acessar o requerimento

Solicitar ao  orientador que realize o cadastro da banca de qualificação no SIGAA UFSJ em até 20 dias anteriores à data de realização do exame.

Seguir o calendário acadêmico para marcar as qualificações: a data limite para a realização das qualificações seguirá o Calendário Acadêmico para Pós-Graduação Stricto Sensu vigente no ato da solicitação.

  • O agendamento do exame de qualificação está condicionado à aprovação em Prova Instrumental de Língua Estrangeira.
  • O exame de qualificação deverá ocorrer após 12 meses de ingresso no curso e até 17 meses após a matrícula, sem prorrogação.
  • O envio do projeto de dissertação à banca examinadora deverá ocorrer com prazo mínimo de 15 dias anteriores à data de realização do exame.

 

PROCEDIMENTOS PARA O EXAME DE DEFESA

Enviar o requerimento do exame de defesa à secretaria do PPGEQ:  o requerimento para marcar a defesa deve ser preenchido e assinado pelo orientador e pelo aluno e e encaminhado por e-mail (ppgeq@ufsj.edu.br) à secretaria do PPGEQ com antecedência de, no mínimo, 20 dias da data do exame - Clique aqui para acessar o requerimento

Enviar o anexo I da IN 119/2024: o anexo I da IN119/2024 (instrução normativa pré e pós-defesa)deverá ser preenchido e enviado à secretaria do programa juntamente com o requerimento de exame de defesa. O aluno deverá encaminhar, com os documentos mencionados, um pitch, cujas instruções de elaboração constam na referida IN. Clique aqui para acessar o anexo I

O orientador deve realizar o cadastro da banca de defesa no SIGAA UFSJ em até 20 dias anteriores à data de realização do exame. Deve-se obervar as exigências para a composição da banca de defesa contidas no Regimento Interno do programa no art. 66 e parágrafos.

Seguir o calendário acadêmico para marcar a defesa: a data limite para a realização da defesa seguirá o Calendário Acadêmico para Pós-Graduação Stricto Sensu vigente no ato da solicitação.

Submissão de trabalhos em revista com qualis: é obrigatória a submissão de no mínimo um artigo em revista (com qualis) para cada aluno regularmente matriculado para a obtenção do título de mestre;

Registro em Histórico Escolar: O aluno deverá ter 16 créditos em unidades curriculares obrigatórias, 08 créditos em unidades curriculares optativas, aprovação em Proficiência em Língua Estrangeira e 20 créditos em Qualificação de Projeto de Dissertação.

O envio da dissertação final à banca examinadora deverá ocorrer com prazo mínimo de 15 dias anteriores à data da realização do exame.

Atenção: A sessão de defesa é sempre pública, ressalvadas as hipóteses em que a natureza do trabalho demande a manutenção de sigilo quanto à apresentação, propostas pelo orientador ao Colegiado do Programa e aprovadas por esse órgão, seguindo as normas existentes na UFSJ. Deve-se atentar para o prazo mínimo de 90 dias anteriores à data da defesa para requerer seu fechamento de acordo com a Resolução Conep nº 013 que dispõe sobre os procedimentos para a realização de defesas fechadas de dissertações e teses na UFSJ.

 

PROCEDIMENTOS APÓS-DEFESA DE DISSERTAÇÃO

 
IN 119/2024 - Procedimentos Pré e Pós-defesa - Clique aqui
 
As documentações exigidas pela IN deverão ser preenchidas e assinadas nos locais adequados.
 
O aluno deverá acrescentar na versão final da dissertação agradecimentos à CAPES e à UFSJ.
 
O aluno possui até 60 dias após a defesa para enviar os procedimentos pós-defesa constantes da documentação solicitada à Secretaria do PPGEQ, por e-mail para ppgeq@ufsj.edu.br
 
Mesmo que o aluno opte pela entrega da dissertação final encadernada de forma física, é necessário o envio para o e-mail do PPGEQ (ppgeq@ufsj.edu.br) da dissertação nos formatos "word" e "pdf".
 
A folha de nomeação de banca e a ficha catalográfica que pode ser gerada pela página da Biblioteca em: http://dibib.ufsj.edu.br/wordpress/?page_id=301 devem ser inseridas na dissertação em local apropriado.
 
Entregar Nada Consta da Biblioteca - CAP/UFSJ, seguir os passos constantes em: http://dibib.ufsj.edu.br/wordpress/?page_id=805
 
Entregar declaração emitida por cada um dos chefes de laboratório(s) do CAP/UFSJ que foi utilizado para desenvolvimento dos projetos de pesquisa, declarando que não há pendências relativas à materiais, utensílios e ou equipamentos sob a sua responsabilidade no período em que os utilizou.
Caso não tenha utilizado nenhum laboratório para realização do projeto, encaminhar declaração informando a não utilização, assinada pelo orientador.
 
Enviar para o e-mail ppgeq@ufsj.edu.br cópia escaneada da certidão de nascimento ou casamento e cópia atualizada do histórico de graduação, para atualização de registros e solicitação de expedição de diploma.  

 

Documentos exigidos pela IN 119/2024 para pós-defesa:

Anexo II - Clique aqui

Anexo III - Clique aqui

Anexo IV - Clique aqui

 Anexo V - Clique aqui

Autorização de divulgação da dissertação -  Clique aqui

Encaminhamento da versão final da dissertação - Clique aqui

Ficha de dados para plataforma sucupira - Clique aqui

 

   
   

Última atualização: 26/02/2025