DOCENTES PERMANENTES

 


 

Prof. Dr. Alexandre Bôscaro França

Possui graduação em Engenharia Química pelo Centro Universitário do Sul de Minas (2006), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos (2008) e defendeu a tese de doutorado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal Fluminense (2012). Atualmente é Professor Adjunto I no departamento de Eng. Química e Estatística (Campus Alto Paraopeba) da Universidade Federal de São João del-Rei. Tem experiência na área de Engenharia Química e Metalúrgica, com ênfase em Materiais Sólidos Estruturados e Sinterização de Minério de Ferro. (Texto informado pelo autor).

Contato: alexandre.boscaro@ufsj.edu.br


 

Prof. Dr. Boutros Sarrouh

Possui Bachalerado em "Química" pela Beirut Arab University/Líbano, Mestrado em Engenharia Química, área de concentração: "Análisis de Procesos en la Industria Química" pela Universidad Central de Las Villas-UCLV/Cuba, Doutorado em "Biotecnologia Industrial" pela Universidade de São Paulo-USP/Brasil e Pós-Doutorado pelo Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Tem atuado como orientador de alunos de IC e mestrado. Tem adquirido experiência acadêmica e profissional com pesquisador em projetos relacionados a produção de biomoléculas de alto valor a partir de resíduos agroindustriais, especialmente o bagaço de cana-de-açúcar, processos fermentativos e biorreatores, bioetanol de segunda geração e tratamento de efluentes industriais e geração de biogás. Revisor em diversos periódicos internacionais, possui artigos publicados em jornais especializados, capítulos de livros, trabalhos completos e resumos publicados em anais de eventos científicos. Tem conquistado diversos prêmios e reconhecimentos nacionais e internacionais, destacando-se o Prêmio Nacional de Pós-Graduação ABEQ-BRASKEM, e o Prêmio de Inovação em Sustentabilidade DOW-USP. (Texto informado pelo autor)

Contato: bsarrouh@ufsj.edu.br


 

Profa. Dra. Cristiane Medina Finzi Quintão

Pós doutora em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Ouro Preto, Dra em Engenharia de Materiais pela UFOP com área de concentração em Síntese de Materiais Poliméricos e formada em engenharia química pela Universidade Federal de Uberlândia. Pesquisadora  na área de polímeros e oleoquímicos  coordenando grupo de pesquisa, registrado na plataforma CNPQ, denominado “Grupo de de pesquisas em polímeros, oleoquímica, nanoestruturas, emulsões e compósitos (POLNECOM), pesquisadora sobre moringa oleifera  coordenando o grupo “Grupo Mineiro de pesquisas em moringa oleifera composto por professores  da UFRJ, UFOPe  UFSJ com  trabalhos associados a alelopatia e produção de mudas de moringa, biomateriais a partir do óleo de moringa, remoção de disrruptores endócrinos e hidrogéis. O POLNECOM e desenvolvem projetos associados a lubrificantes, biolubrificantes, compósitos, óleos vegetais, resinas alquididas, polímeros, poliuretanas, epoxidos e tintas. Pesquisadora sobre moringa oleífera coordenando o grupo Grupo Mineiro de pesquisas em moringa oleífera composto por professores  da UFRJ, UFOP e  UFSJ trabalhos associados a alelopatia e produção de mudas de moringa, biomateriais a partir do óleo de moringa, remoção de disrruptores endócrinos e hidrogéis. Entre  2018 – 2020 , apresentou trabalhos em congressos nacionais e internacionais, os resultados das pesquisas cientificas da graduação e pós graduação. Autora do depósito de 3 patentes relacionadas à poliuretanas e atualmente trabalha a produção desse polímeros a partir de óleos residuais e colaborador em outra patente depositada na  UFSJ. Em Maio de 2020, foi nomeada Chefe de Gabinete da reitoria  Universidade Federal de São João del Rei- UFSJ. Em Agosto de 2020,  foi indicada como DPO em atendimento à Lei Geral de Proteção de Dados ( Lei 13709) .Em Dezembro de 2021, assume a coordenação da unidade correcional da UFSJ.  (Texto informado pela autora)

 

Contato: finzi@ufsj.edu.br


 

Prof. Dr. Demian Patrick Fabiano

Sou Professor Associado do Departamento de Engenharia Química da UFSJ - Universidade Federal de São João del-Rei (2010-atual). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química PPGEQ/UFSJ (2014-2015 e 2017-2019). Graduado em Engenharia Química pela UFU - Universidade Federal de Uberlândia (1999-2003), Mestre em Engenharia Química pela UFU - Universidade Federal de Uberlândia (2004-2006) e Doutor em Engenharia Química pela UFSCar - Universidade Federal de São Carlos (2006-2010), com um estágio de doutorado no IRCE - Institut de Recherches sur la Catalyse et l?Environnement de Lyon / França (2009-2010), Pós-Doutorado no IRCE - Institut de Recherches sur la Catalyse et l?Environnement de Lyon/França (2015-2016), estudante de graduação na Engenharia de Bioprocessos da UFSJ (2017-atual). Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Catálise Ambiental, Operações Unitárias Industriais e Equipamentos para Engenharia. (Texto informado pelo autor)

 

Contato: demian@ufsj.edu.br


 

Prof. Dr. Edson Romano Nucci

Possui graduação em Matematica pela Universidade Federal de São Carlos (2000), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos (2003) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos (2007). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade Federal de São João Del-Rei. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Engenharia Química, atuando principalmente nos seguintes temas: bioprocessos, planejamento experimental, biotecnologia, modelagem matemática, controle de processos. (Texto informado pelo autor)

Contato: nucci@ufsj.edu.br


 

Prof. Dr. Eduardo Prado Baston

Professor adjunto III do Departamento de Engenharia Química e Estatística da Universidade Federal de São João Del-Rei, campus Alto Paraopeba. Possui doutorado (2011) e mestrado (2007), ambos em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos. Graduação em Engenharia Química pela Pontifícia Universidade do Paraná (2004). Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em catálise Heterogênea, atuando principalmente nos seguintes temas: hidrodessulfurização, preparação de catalisadores, catalisadores de cobalto, de molibdênio e níquel suportados e caracterização de catalisadores através de Redução com H2 a Temperatura Programada, Difração de Raios X pelo método do Pó, Fisissorção de Nitrogênio, Espectroscopia de Absorção na região do ultravioleta e do visível, Infra-vermelho, microscopia eletrônica de varredura e transmissão, Fluorescência de Raios X. (Texto informado pelo autor)

Contato: baston@ufsj.edu.br


 

Profa. Dra. Fabiana Aparecida Lobo

Nasceu em 12/10/1980, bacharel em Química Industrial pela Universidade Federal de Ouro Preto (2002), mestre em Química Analítica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Doutora em Química Analítica-Química Ambiental pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, interface Instituto de Química Campos de Araraquara - Campos Experimental Sorocaba (2009). Fez estágio Doutoral de curta duração 09/2008 a 12/2008 no Institute of Spectrochemistry and Applied Spectroscopy (ISAS) Dortmund / Alemanha. Foi bolsista FAPESP de Pós doutoramento na área de micro/nanopartículas para a liberação controlada de herbicidas (10/2009-05/2010). É professora adjunta da Universidade Federal de Ouro Preto- Departamento de Química, Campus de Ouro preto. Tem experiência na área de Química analítica, com ênfase em Química Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas de adsorção de metais por catalisadores inativos, Espectrometria de Absorção Atômica em chama e em forno de grafite, Espectrometria de absorção Atômica com nebulização térmica em tubo aquecido na chama, Cromatografia Líquida de Alta Resolução (HPLC). Atualmente trabalha tanto na área de desenvolvimento analítico quanto no estudos de novos materiais.

Contato: fabiana@ufop.edu.br

 

__________________________________________________________________________________________________________

Prof. Dr. Fabiano Luiz Naves

É Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Itajubá - (UNIFEI). Mestre pelo programa de Engenharia Química na Escola de Engenharia de Lorena (EEL-USP), na área de concentração de Processos Catalíticos e Biocatalíticos (2010), possui graduação em Engenharia Química pela Escola de Engenharia de Lorena EEL-USP (2007). Atualmente é professor da Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ, lotado no departamento de Engenharia Química - DEQUI. Tem experiência na área de Engenharia Química com ênfase em processos, Operações Unitárias, Ferramentas estatísticas e de otimização como Taguchi, Superfície de resposta, otimização multivariada e multiobjetiva, bem como tecnologia em tratamento de efluentes líquidos por processos oxidativos avançados utilizando luz artificial e/ou luz solar por processos homogêneos e catalisados em suspensões heterogêneas ou catalisadores suportados em substratos diversos, além de gerenciamento de resíduos líquidos e sólidos. (Texto informado pelo autor)

Contato: fabianonavesengenheiro@ufsj.edu.br


 

Prof. Dr. Igor José Boggione Santos

Atualmente, professor adjunto A, nível 1, no Departamento de Química, Biotecnologia e Engenharia de Bioprocessos na UFSJ-CAP. Formado em bacharelado e licenciatura em Química pela Universidade Federal de Viçosa, local onde fez a passagem direta para o Doutorado na área de concentração físico-química no Grupo Química Verde Coloidal e Macromolecular (QUIVECOM). Pós-doutorado Júnior no Laboratório de Operações e Processos (LOP) do DTA na Universidade Federal de Viçosa, sendo bolsista do CNPq. Desenvolve pesquisa na área de Nanotecnologia, Físico-Química e Analítica, atuando principalmente nos seguintes temas: nanoestruturas de conjugados proteicos, termodinâmica de interação dos nanotubos de carbono, argilas e óxidos; interação polímero- surfatante; termodinâmica e estrutura dos colóides associativos formados; sistema aquoso bifásico; separação e pré-concentração de metais. (Texto informado pelo autor)

Contato: igorboggione@ufsj.edu.br

____________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Prof. Jackson de Oliveira Pereira

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Viçosa, mestrado e doutorado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é Professor Adjunto III da Universidade Federal de São João Del-Rei e Coordenador do curso de Engenharia Civil do CAP/UFSJ. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Tratamento de Águas de Abastecimento e Residuárias, atuando principalmente nos seguintes temas: tratamento de esgotos urbanos, reatores anaeróbios, pós-tratamento, subprodutos do tratamento (lodo e escuma), biogás, e desenvolvimento de novas tecnologias. (Texto informado pelo autor)

Contato: jackson@ufsj.edu.br
 


 

Prof. Dr. Juan Canellas Bosch Neto

Possui curso técnico em química pelo Centro Federal Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990), mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Minas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994) e Doutor em Engenharia Mecânica na área de calor e fluidos pela UFMG (2012) , atuando principalmente nos seguintes temas: térmica e fluidos, máquinas térmicas , termodinâmica, modelagem de sistemas dinâmicos, modelagem de motores de combustão interna e emissões, montagem de equipamentos, animação computacional de processos e equipamentos, simulação computacional , operações unitárias. (Texto informado pelo autor)

Contato: jboschbr@ufsj.edu.br

 


 

Prof. Dr. Marcelo da Silva Batista

Possui graduação em Engenharia Quimica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1994), mestrado em Engenharia Química - DEQ/UFSCar (1997) , doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos (2002) e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor Associado II do Curso de Engenharia Química e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), Campus Alto Paraopeba em Ouro Branco-MG. Tem experiência em Desenvolvimento de Processos Químicos, Reatores Químicos e Catálise. (Texto informado pelo autor)

Contato: marcelobatista@ufsj.edu.br

 


 

Prof. Dr. Mateus de Souza Amaral

Doutor em Biotecnologia Industrial pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Engenharia Química pela USP. Graduado em Engenharia Química pela USP. Atua como professor adjunto do Departamento de Química (DEQUI) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) lecionando disciplinas de Operações Unitárias, Cinética Química e Reatores Industriais, Biorreatores e Planejamento de Experimentos. Coordenador do curso de Química Industrial da UFOP. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (PROAMB) da UFOP, credenciado para ensino e orientação de mestrandos e doutorandos na área de concentração "tecnologias ambientais" desenvolvendo atividades de pesquisa relacionadas à conversão de biomassas em biocombustíveis como a produção de bio-óleo via liquefação hidrotérmica de resíduos de biomassas (resíduos agroindustriais e resíduos sólidos urbanos) e o desenvolvimento de fotobiorreatores para a produção de biomassa de microalgas visando a produção de biocombustíveis. Coordenador do projeto "Produção de bio-óleo via co-liquefação hidrotérmica da mistura formada por bagaço de cana-de-açúcar, bagaço de malte, lodo de estação de tratamento de efluentes e biomassa algal" financiado pela FAPEMIG.

contato: mateus.amaral@ufop.edu.br

_____________________________________________________________________________________________________________________________

 

Profa. Dra. Renata Carolina Zanetti Lofrano

Professora Associado I do Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal de São João Del Rei - Campus Alto Paraopeba (DEQUI/UFSJ/CAP) desde 2009 e membro do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias para o Desenvolvimento Sustentável (PPGTDS) (2010) e membro colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PPGEQ). Bacharel em Química pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto/USP (1996), mestrado em Ciências pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto/USP (1998), doutorado em Ciências pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto/USP (2002) e pós-doutorado na área de nanotecnologia Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto/USP (2004). Atuou como professora substituta na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) entre 2005 e 2007 e como professora e pesquisadora do Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino (UNIFAE) entre 2006 e 2009. Desenvolve pesquisas nas áreas produção de biodiesel e de reaproveitamento da glicerina, efluente da produção do biodiesel por transesterificação, visando-se a produção de polímeros e aditivos. E estudos relacionados à síntese de biopolímeros, biofilmes e hidrogéis superabsorventes voltados à aplicações biomédicas. (Texto informado pela autora)

Contato: renataczlofrano@ufsj.edu.br

 

 

____________________________________________________________________________________________________________________________________

 

DOCENTES COLABORADORES

 

 

 

 Profa. Dra. Gisella Rossana Lamas Samanamud

Possui graduação em Engenharia Bioquímica pela Universidade de São Paulo (2005), especializada em Gestão Ambiental pela Universidade do Vale do Paraiba (2007), mestrado em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo (2011) e Doutorado em Engenharia Ambiental pela University of Texas at San Antonio (2015). Durante a iniciação científica realizou estudos na área de Biotecnologia com ênfase em Hidólise Ácida. Realizou cursos extra curriculares na área de Planejamento de Experimentos(2008), Biomaterais(2006), Introdução á Engenharia e Tecnologias Espaciais(2004) o qual foi desenvolvido à nível de estágio no Instituto de Pesquisas Espaciais, Tecnologia de Vinhos, Vinagres e Cerveja(2005). Estagiou na área de Pesquisa e Desenvolvimento na empresa Sourcetech Química LDTA durante 1 ano. Atuou como pesquisadora/aluna na Universidade de São Paulo (2008-2011) no laboratório de Engenharia Ambiental/Meio Ambiente no desenvolvimento de processos de tratamento de efluentes líquidos, processos oxidativos avançados, processos fotoquímicos e aplicações de métodos matemáticos e estatísticos aplicados à engenharia. Realizou post-doc na University of Texas at San Antonio na área de microbiologia ambiental e no estudo de comunicação bacteriana, prevenção de biofilmes e toxinas por algas da espécie Microcystis aeruginosa PCC7806. Atualmente, é Lecturer da University of Kentucky no Departamento de Engenharia Química e de Materiais em Paducah, KY. (Texto informado pelo autor)

Contato: gisella.lamas@uky.edu

 

 

 

______________________________________________________________________________________________________________________________

 

Profa. Dra. Cristhiane Guimarães Maciel Reis

Possui doutorado em Engenharia Química na área de Catálise Heterogênea e Reatores Químicos pela Universidade Federal de São Carlos, com período de doutorado sanduíche no Instituto Politécnico de Grenoble/França. Trabalhou como pesquisadora em projetos em parceria Petrobras-UFSCar na área de Adsorção. Atualmente é professora do curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de São João Del-Rei, campus de Sete Lagoas nas disciplinas Operações Unitárias 1 e 3, Mecânica dos Fluidos, Fenômenos de Transporte. (Texto informado pelo autor)

Contato: crisreis@ufsj.edu.br 

 

 

 

____________________________________________________________________________________________________________________________________

 



 

Cadastro de novos DOCENTES para o PPGEQ - Veja a Resolução - clique aqui


 



Última atualização: 26/02/2024