Entendendo a sustentabilidade como condição sine qua non para a vida no planeta e considerando que na atualidade sua falta é crucialmente perceptível em espaços urbanos, cujas condições ainda inadequadas sejam do ponto de vista infraestrutural, ambiental e humano na lida com os diferentes níveis e dimensões de saberes e conhecimentos necessários ao desenvolvimento de uma cultura complexa de sustentabilidade, essa área de concentração pretende construir novas teorias e metodologias transversais, interdisciplinares com vistas a formar atores qualificados para contribuir para a ampliação da consciência intelectual e emocional sobre a mudança climática, as transformações territoriais e as ações insustentáveis ainda em curso e para colaborar transdisciplinarmente tanto para rupturas de comportamentos normativos hegemônicos quanto para o desenvolvimento de outras possibilidades criativas e também artísticas, seja em termos espaciais, de memórias e de tecnologias e que sejam capazes de fornecer subsídios para os tomadores de decisão em governos e empresas, urbanistas e cidadãos individuais a reconsiderarem seus comportamentos insustentáveis e destrutivos.
Linha 1 - Processos Criativos
Investigar os processos poéticos de produção em arteciência e urbanidades tanto em suas especificidades próprias quanto nas suas possíveis interfaces com outros campos do saber, institucionalizados ou não. O objetivo é construir um campo inter-transdisciplinar de conhecimento no qual as teorias e práticas poéticas e o fazer sejam propulsores que desvendem modos operacionais de compreender e agir no mundo, nas relações arteciência, criando outros deste a perspectiva sustentável.
Linha 2 - Processo de Difusão: Popularização, Educação e Aplicabilidade
Considerando as relações entre pesquisa e extensão, desenvolver e investigar práticas e teorias inter-transdisciplinares socioculturais sustentáveis em artes, urbanidades e tecnologias que contribuam para a ampliação das possibilidades humanas de ação no mundo, nos campos da educação, comunicação, novas práticas e formas pedagógicas e de popularização do conhecimento.
Linha 3 - Recepção, Crítica e Experiência: Narrativas Contemporâneas
Investigar as diferentes abordagens teóricas no que concerne à recepção e às experiências provocadas e produzidas pelas poéticas artísticas e socioculturais, históricas e na contemporaneidade, de modo a criar novos recortes epistemológicos inter-transdisciplinares desde a perspectiva da sustentabilidade.
Os professores do Programa estão distribuídos em três linhas de pesquisa, conforme discriminado no quadro abaixo. Em geral, essas três linhas se distinguem entre si basicamente por se dedicarem ao processo de criação de obras interdisciplinares ou à difusão e popularização de conceitos, obras e afins existentes na comunidade ou geradas no seio do programa, ao estudo da recepção junto aos diversos públicos e segmentos populacionais do conceito de sustentabilidade e seus modos de lidar com o mesmo. Como se percebe, trata-se de três linhas distintas, mas profundamente interligadas e é por esse motivo que os professores imbricados na proposta dedicam-se, em geral, a no máximo duas delas, de acordo com suas afinidades e interesses de discussão e pesquisa. Nesse sentido, é importante ressaltar que as linhas trazem em si o caráter de interdisciplinaridade de liga em suas fronteiras e é este o ponto que, pensamos, servirá para orientar um futuro candidato em sua opção pelo programa oferecido pelo PIPAUS: se ele desejar trabalhar, por exemplo com uma pesquisa que aborde a questão da criação e, ao mesmo tempo, ele se interesse pela recepção, ele poderá optar por escolher, de acordo com sua área de interesse, por um dos professores que atuam simultaneamente nestas duas linhas.
Última atualização: 08/03/2024