O Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade (PIPAUS) , mestrado acadêmico, pautará sua atuação pela seguinte estrutura:

 

 Para obter o grau de mestre, o aluno deverá:

a)      Completar pelo menos 28 (vinte e oito) créditos em um mínimo de um mínimo de 7 (sete) disciplinas divididas em atividades acadêmicas obrigatórias (16 créditos) e optativas ou eletivas/isoladas (12 créditos), assim distribuídos:

·         Quatro (4) créditos obtidos em 1 (Uma) disciplina obrigatória a todos os alunos (das 3 linhas)

·         Doze (12) créditos obtidos em 3 (três) disciplinas obrigatórias em cada linha, sendo uma de cada linha (os alunos irão cursar cada uma das três de acordo com a linha em que estiverem inseridos)

·         Doze (12) créditos obtidos em 3 (três) disciplinas Optativas (Eletivas) , sendo que serão oferecidas semestralmente três disciplinas para cada linha. O aluno deverá cursar três, uma obrigatoriamente dentro da linha e duas livres, podendo inclusive serem realizadas em outro programa e/ou outra instituição.

b)      ser aprovado no Exame de Qualificação ( que deverá ser realizado até o final do 18º(décimo oitavo) mês de curso

c)       ser aprovado na dissertação no período máximo de 24 (vinte e quatro) meses.

2.       A disciplina Seminário de Projeto foi criada para substituir a tradicional Metodologia de Pesquisa e visa focar na revisão dos projetos do aluno para orientar sua  futura qualificação.

Todas as disciplinas têm sigla, nome genérico e ementa básica. Isso foi pensado para que a cada semestre ela receba, após o nome genérico, um subtítulo que será proposto por cada docente através de um recorte da ementa básica, a qual é complementada de modo a contemplar o conteúdo que o professor queira oferecer, em consonância com suas ações de pesquisa, com a demanda do curso e com o que propõe a ementa básica.


ESTRUTURA CURRICULAR RESUMIDA

Clique aqui para ver o cronograma básico de oferta das disciplinas e as sugestões de disciplinas para serem cursadas em outros Programas de Pós-graduação.


Última atualização: 02/03/2021