Pesquisadores do LAPSAM

1. Profa. Dra.Marina de Bittencourt Bandeira, Ph.D.
Formada em Psicologia pela UFMG. Mestrado e doutorado (PhD). pela Université de Montréal, Canada. Dois estágios de Pós-doutorado em saúde mental, em centros de pesquisa em Montréal, Canadá: Centre de Recherche Fernand Séguin, e  WHO Montreal Colaborating Center for Research and Training in Mental Health, Douglas Hospital.
Área de Atuação: Avaliação de serviços de saúde mental: percepção de pacientes, familiares, profissionais e comunidade sobre os serviços. Impactos na qualidade de vida: sobrecarga. Efeitos do tratamento: adesão e mudança percebida. Adaptação transcultural e Validação de instrumentos de medida em saúde mental para avaliação dos serviços. Habilidades sociais e saúde mental.
E-mail: marina@mgconecta.com.br ou bandeira@ufsj.edu.br
Endereço lattes: http://lattes.cnpq.br/5161981285689911


2. Profa. Dra. Rosângela Maria de Almeida Camarano Leal
Formada em Psicologia na Faculdade Dom Bosco de Filosofia Ciências e Letras de São João del Rei.
Mestrado pelo Departamento de Engenharia de Produção da UFMG. 
Doutora em Ciência da Informação pela UFMG. Área de Atuação: Saúde mental e trabalho. Endereço lattes: http://lattes.cnpq.br/5876341141656245 


3.  Prof. Dr. Antonio Paulo Angelico Dr.
Formado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP
Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial ) pela UFSCAR
Dutorado em Saúde Mental pela Faculdade de Medicina de RIbeirão Preto da Universidade de São Paulo - USP
Área de atuação:  Análise do Comportamento, Habilidades Sociais, Educação Especial e Terapia Comportamental.
Email: angelico@rnp.fmrp.usp.br
Endereço Lattes: http://lattes.cnpq.br/1093556261916040

 

4. Profa. Dra. Cláudia Márcia Miranda de Paiva
Formada em Psicologia pela Universidade Federal de São João del Rei. Mestrado em Neurociências e Comportamento pelo  Instituto de Psicologia da USP. Doutorado em Neurociências e Comportamento no Instituto de Psicologia da USP. 
Áreas de atuação: neuropsicobiologia dos transtornos mentais, neuroanatomia, neuropsicofarmacologia, dependência química.

E-mail: claumpaiva@hotmail.com
Endereço Lattes: http://lattes.cnpq.br/8923418798404944

 

5.  Prof. Dr. Diogo Antonio Bloes Chagas

Formado em Psicologia Pela Universidade Estadual de Londrina.

Mestre e Doutor em Psicobiologia pelo Departamento de Psicologia da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto. Especialista em clínica analítico-comportamental pelo  Paradigma: Núcleo de Análise do Comportamento - SP. Área de atuação: Psicologia Experimental, Análise do Comportamento e Intervenção clínica Analítico-comportamental.

Email: diogochagas@ufsj.edu.br

Endereço Lattes: http://lattes.cnpq.br/9676927314425070

 

6. Profa. Dra.Tatiana Cury Pollo, Ph.D.

Formada em Psicologia pela UFMG. Doutorado e pós-doutorado: Departamento de Psicologia da Washington University in St. Louis, EUA.Área de Atuação:Desenvolvimento da leitura e da escrita em crianças com desenvolvimento típico e atípico (ex. dislexia). Transtornos do desenvolvimento infantil.

Área de Atuação no MestradoTranstornos do desenvolvimento infantil.

E-mail: tpollo@gmail.com ou tpollo@ufsj.edu.br

Endereço lattes: http://lattes.cnpq.br/5270485194465538

 

 

7. Professor Dr. Marco Antônio Silva Alvarenga

Formado em Psicologia pela UFMG. Mestrado e doutorado: Departamento de Psicologia, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, UFMG (Psicologia com ênfase em desenvolvimento e Psicologia das Diferenças Individuais)

Área de Atuação:Psicologia das Diferenças Individuais da Personalidade e da Inteligência; Desenvolvimento de instrumentos de medida em psicologia; cognição; psicologia e tecnologia e psicologia clínica.

E-mail: alvarenga@ufsj.edu.br

Endereço lattes: http://lattes.cnpq.br/9854687778897146

 

8. Dra. Adriana Rodrigues.Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de São João Del-Rei. Mestrado em Educação pela Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações. Mestrado em Psicologia (Experimental) Conceito 7 - Capes pela Universidade de São Paulo. Doutorado em Psicologia (Experimental) Conceito 7 - Capes pela Universidade de São Paulo. Áreas de atuação: Psicologia Experimental e Psicologia do Desenvolvimento, atuando principalmente nos seguintes temas: habilidades sociais, terapia analítico-comportamental, aprendizagem operante, redes sociais e idosos. rodriguesgadriana@gmail.com

 

9. Lucas Cordeiro Freitas. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de São João del Rei. Mestrado e doutorado em educação especial na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com estágio no exterior, na School Psychology da Louisiana State University. Area de atuação: Estudo das relações do repertório de habilidades sociais de crianças e diferentes conjuntos de  variáveis: variaveis sociodemográficas, clinicas e acadêmicas e necessidades especiais. lcordeirofreitas@ufsj.edu.br

 

10. Prof. Dr. Luiz Gonzaga Chiavenato Filho. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialização em Ergonomia no SENAC/SP (2005). Mestrado em Saúde Coletiva na Universidade Paulista Julio de Mesquita Filho (2002). Doutorado em Psicologia na Universidade de São Paulo. Area de atuação: Psicologia do trabalho e Organizacional, com os seguintes temas de pesquisa: psicologia do trabalho, saúde do trabalhador, saúde coletiva,  saúde mental, trabalho e ergonomia.lgcfilho@ufsj.edu.br.

 

11. Profa. Dra. Monia Aparecida da Silva.

Formada em Psicologia pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Mestre pela UFSJ, na linha de pesquisa em Saúde Mental. Doutora e pós-doutoranda pelo Programa de Pos-gracuação da UFRGS. Desenvolve pesquisa nos seguintes temas: Psicologia do Desenvolvimento, Avaliação Psicológica, Construção, adaptação, validação e normatização de instrumentos de medida, Psicopatologia e Avaliação de programas de sáude. moniapsi@yahoo.com.br.

 

12.Prof. Dr. Mario Resende Andrade

Formado em Psicologia pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Mestre pela UFSJ, na linha de pesquisa em Saúde Mental, com estágio em pesquisa no Douglas Mental Health University Institute. Doutor pelo Programa de Psiquiatria e Psicologia Médica da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), com estágio sanduiche no Institute of Psychiatry Psycholology and Neuroscience, da Universidade de Londres. Desenvolve pesquisas nos seguintes temas: Pesquisa Quantitativa em Psicologia, Avaliação de serviços de saúde mental, Adaptação transcultural e validação de instrumentos de medida em saúde mental. Psicologia Experimental. Estudos sobre superação (recovery) dos transtornos mentais graves, terapia cognitivo-comportamental e mindfulness. mariocesar_cm@hotmail.com

 

 

 

Intercâmbios Institucionais e Pesquisadores Colaboradores:

O Laboratório de Pesquisa em Saúde Mental mantém intercâmbio com grupos e instituições nacionais e internacionais, com o objetivo de troca de informações, desenvolvimento de pesquisas conjuntas, participação em grupo de pesquisa na Anpepp, realização de palestras e apresentações conjuntas em congressos sob forma de simpósios ou mesas-redondas. Este intercâmbio é feito com os seguintes pesquisadores e instituições:


Dra. Clareci Cardoso. Faculdade de Medicina. UFSJ. Divinópolis

 

Dra.Zilda Del Prette e Dr. Almir Del Prette
Grupo de Pesquisa de Habilidades Sociais da Anpepp
Universidade Federal de São Carlos


Dra. Eliane Gerk-Carneiro
Grupo de Pesquisa de Habilidades Sociais da Anpepp
Universidade Gama Filho
Área: Inteligência, Avaliação e Habilidades Sociais.


Dra. Lucia Abelha
Colonia Juliano Moreira - Rio de Janeiro
Area: Validação de escalas de medidas em saúde mental. Avaliação de serviços de saúde mental.


Carlos Eduardo Leal Vidal, Psiquiatra
Mestrando em Saúde Pública - Epidemiologia - UFMG
Professor da Faculdade de Medicina de Barbacena
Área de atuação: Desinstitucionalização / Ensino de Psiquiatria / Transtornos do Humor / Atividade clínica / Psicoterapia cognitiva


Dr. Antonio Waldo Zuardi / Sergio Ishara, doutorando
Universidade de São Paulo - Ribeirão Preto
Pos-graduação em Saúde Mental


Dra. Sonia Loureiro
Universidade de São Paulo - Ribeirão Preto
Grupo de Pesquisa da Anpepp: Habilidades sociais; Relações Interpessoais; Desempenho escolar de crianças; Problemas de comportamento.
.

Dra. Waleska Teixeira Caiaffa
Dr. José Otávio Penido Fonseca

Departamento de Saúde Pública da Faculdade de Medicina da UFMG
Pos-graduação em Epidemiologia


Prof. Maria Tavares
Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro - IPUB-UFRJ
Grupo de Pesquisa em Avaliação de Serviços:


Dr. Alain Lesage
Centre de Recherche Fernand Séguin
Université de Montréal - Canada
Area: Avaliação de serviços de saúde mental / Desinstitucionalização


Dr. Michel Perreault
WHO Montreal Collaborating Center for Research and Training in Mental Health -Psychosocial Research Center of Douglas Hospital - McGill University - Canada
Area: Avaliação de serviços de saúde mental -qualidade de vida
Validação de escalas

 

Karina de Barros Pellegrinelli
Grupo de Estudos de Doenças Afetivas do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo -GRUDA-IPq-HC-FMUSP.
Area:Impacto da Psicoeducação na Recuperação Sintomática e Funcional de Pacientes Bipolares. 

 

 APADEQ. Associação dos Pacientes e Amigos dos Dependentes Químicos - Centro de Tratamento Vila Experança.




Entidades Financiadoras:
 

-CNPq-Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
-FAPEMIG: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais.