6 ESCALAS

Para serviço de saúde mental

(Clique aqui)

Qualidade de Vida

Competência Social de Pacientes Psiquiátricos

Teste de Orientação da Vida

Habilidades de Vida Independente

Sobrecarga Familiar

Habilidades Sociais de Crianças

 

 

Apresentação:

Alguns instrumentos de medida em Saúde Mental, utilizados em pesquisas internacionais, foram traduzidos, adaptados e validados para o contexto brasileiro por este Laboratório de Pesquisa - LAPSAM, em colaboração com pesquisadores de outros Centros de pesquisa no Brasil e no Canada. Para isto, foram seguidos os critérios metodológicos recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela literatura internacional, referentes aos procedimentos necessários para estabelecer as propriedades psicométricas de validade e fidedignidade dos instrumentos de medida, assim como os procedimentos requeridos para a adaptação transcultural destes instrumentos.

Foram validados os seguintes instrumentos de medida: 1. Três escalas da OMS de avaliação do nível de satisfação com os Serviços de Saúde Mental, incluindo uma escala para os pacientes psiquiátricos, uma escala para os seus familiares e uma outra escala para os profissionais dos serviços (denominadas escalas SATIS-BR). 2. Uma escala da OMS de avaliação da sobrecarga sentida pelos profissionais de Serviços de Saúde Mental (denominada escala IMPACTO-BR). 3. Uma escala de medida da qualidade de vida de pacientes com esquizofrenica (QLS-BR). 4. Uma escala de medida da autonomia ou das habilidades de vida independente de pacientes psiquiátricos (ILSS-BR).5. Uma escala de avaliação da competência social ou habilidades de comunicação interpessoal de pacientes psiquiátricos (EACS). 6. Uma escala de avaliação do grau de otimismo com que as pessoas se orientam em suas vidas, denominada Teste de Orientação na Vida, tendo sido validada a sua versão mais atual revisada (TOV-R).

Cada um destes instrumentos de medida está descrito neste site do LAPSAM. Basta clicar, à esquerda, no nome da escala que se deseja acessar, para abrir um documento contendo a descrição da pesquisa realizada para validação de cada escala, os autores e instituições envolvidas na pesquisa de validação, a metodologia adotada, as propriedades psicométricas de cada escala, a descrição dos itens que compõem cada escala, a maneira de se calcular o escore global e os escores das sub-escalas, os itens que precisam ser invertidos antes de se calcular os escores e o contexto de utilização de cada instrumento de medida.

Todas as pesquisas de validação dos instrumentos de medida citados acima foram publicadas em revistas científicas nas áreas de Psicologia, Psiquiatria ou Epidemiologia e as referências dos artigos de publicação estão indicadas.