UNIDADE: DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA - UFSJ
PRAÇA DOM HELVÉCIO, 74 BAIRRO: FÁBRICAS
36.301-160 SÃO JOÃO DEL REI - MINAS GERAIS
FONE: (32) 3379 5189
SALAS: 2.06 e 2.10
E-MAIL:
dpsic@ufsj.edu.br
bandeira@ufsj.edu.br

ORIGEM E DESENVOLVIMENTO

O Laboratório de Pesquisa em Saúde Mental vem desenvolvendo suas atividades desde março de 1990, quando recebeu financiamento do CNPq e da FAPEMIG, para iniciar uma linha de pesquisa em saúde mental, coordenada pela professora Dra. Marina Bandeira, orientada para o estudo do processo de reinserção do doente mental na comunidade, o fenômeno da porta giratória e o estudo da competência social na reabilitação psicossocial do doente mental. Este financiamento permitiu montar uma infra-estrutura de equipamento audio-visual necessária para realizar as análises de observação sistemática de comportamentos em vídeo, no laboratório.

Esta linha de pesquisa se expandiu desde então para incluir, dentro do mesmo tema inicial da reinserção social, e em conformidade com as recomendações da OMS, pesquisas que visam também investigar a qualidade dos serviços de saúde mental, avaliando em particular a satisfação e a sobrecarga sentida pelas pessoas envolvidas neste serviços: usuários, suas famílias e a equipe de profissionais dos serviços de saúde mental. Incluímos ainda pesquisas de validação transcultural de instrumentos de medida que se tornaram necessários para medir estas dimensões do fenômeno, com parcerias de pesquisadores de outros centros de pesquisa no país e no exterior.

Áreas afins de investigação, que adotam uma orientação compatível em relação à pesquisa científica dos problemas de saúde mental, em continuidade com a linha de pesquisa desenvolvida inicialmente, foram recentemente incluídas, tais como: 1. pesquisas avaliativas do impacto de intervenções terapêuticas sobre o tratamento de problemas de saúde mental em portadores de distúrbios psiquiátricos ou psicológicos. 2. Distúrbios do desenvolvimento humano, em particular autismo e psicoses infanto-juvenis. 3. Pesquisas de avaliação dos fatores relacionados à situação concreta de trabalho sobre a saúde dos trabalhadores.