1. Desinstitucionalização: Reinserção Social, Família e Comunidade. Visa investigar os fatores associados à reinserção social de pacientes psiquiátricos, sua qualidade de vida e os determinantes das rehospitalizações (porta giratória), assim como o impacto da doença mental na família e na comunidade, buscando identificar informações pertinentes para subsidiar o desenvolvimento e a melhoria de intervenções e programas de atendimento.

     

  2. Epidemiologia, Saúde mental e Saúde publica: Visa fazer o levantamento da prevalência, dos fatores associados e do perfil sócio-demográfico e clínico de doenças físicas e transtornos mentais, em populações-alvo de instituições e na comunidade, buscando a aquisição de um corpo de conhecimentos científicos nesta área, que possam contribuir para o desenvolvimento de ações preventivas ou de tratamento.

     

  3. Avaliação de Serviços de Saúde Mental: Pesquisas que avaliam as dimensões do funcionamento e da estrutura dos serviços de saúde mental, assim como as variáveis referentes aos três atores envolvidos (pacientes, familiares e profissionais), em termos de sua percepção, necessidades, satisfação e sobrecarga, relacionadas ao atendimento e aos efeitos do tratamento oferecido, buscando colher informações pertinentes para o aprimoramento dos serviços e integração de seus atores. Avaliar satisfação e sobrecarga de usuários, familiares e profissionais dos serviços.

     

  4. Validação transcultural de escalas de medida em saúde mental: Visa o desenvolvimento de instrumentos de medida que avaliem diferentes constructos na área de saúde mental, com base na metodologia adotada internacionalmente e recomendada pela OMS, para assegurar sua adaptação transcultural e suas qualidades psicométricas de validade e de fidedignidade, buscando disponibilizar escalas de medida a pesquisadores e profissionais desta área, através do site do LAPSAM, de modo a equipa-los com instrumentos úteis para diagnóstico, avaliação e medida de impacto de intervenções ou programas.

     

  5. Relações Interpessoais e Competência Social: Visa investigar os componentes, processos e níveis de competência social e seus fatores associados, assim como a relação da competência social com o funcionamento social, com o ajustamento acadêmico e com a saúde mental de populações-alvo de crianças e adultos e portadores de deficiência física e transtornos mentais.

     

  6. Saúde Mental e Dependência Química: Estudo da problemática da dependência química (alcoolismo e uso de drogas) e seus fatores associados, análise da prontidão para o tratamento e avaliação da eficácia de intervenções terapêuticas. Identificação de características de grupos-alvo quanto ao uso de drogas.

     

  7. Saúde Mental e Trabalho: Visa investigar o impacto do trabalho na saúde mental do trabalhador. Levantar o perfil de trabalhadores de diferentes profissões e determinar a taxa de problemas psicológicos diferenciada para cada setor. Verificar o grau de satisfação e de sobrecarga de profissionais em serviços e programas na comunidade. Analisar a estrutura e funcionamento de serviços, empresas e organizações.

     

  8. Saúde mental, fatores psicológicos e biológicos e ajustamento social e acadêmico: Visa investigar as relações entre fatores psicológicos (ex. auto-estima, ansiedade, competência social, locus de controle, assertividade) e biológicos, em termos de sua importância para o bem-estar psicológico e saúde mental.

     

  9. Orientação Profissional: Visa investigar o perfil do aluno do terceiro ano de ensino médio que solicita orientação profissional, suas demandas e problemas de orientação profissional relatados. Investigar o impacto da orientação profissional.
     
     

  10. Pesquisas avaliativas de intervenções terapêuticas: Visa avaliar o impacto de intervenções terapêuticas de diferentes abordagens, tais como: 1. efeitos de intervenções analítico-comportamentais em crianças ou adultos; 2.intervenções cognitivo-comporamentais para diferentes quadros clinicos; 3. efeitos de terapias de outras abordagens.

  11. Psicologia das diferenças Individuais da personalidade e da inteligência: estudo do desenvolvimento normativo e não-normativo das dimensões afetivas e cognitivas; construção e validação de métodos de medida dos constructos psicológicos; estudo das diferenças individuais e variáveis correlatas (nível educacional, idade, sexo, nível socioeconômico e outros aspectos culturais).