2019:

MAIO: CENTRO CULTURAL DA UFSJ RECEBE EXPOSIÇÕES DO CURSO DE ARTES APLICADAS

O Centro Cultural da Universidade Federal de São João del-Rei sedia, dos dias 31 de maio a 7 de julho de 2019, as mostras "Terra & Fogo" e "Cerâmica é Linguagem". A primeira apresenta trabalhos de graduandos, professores e colaboradores do curso de Artes Aplicadas. Já a segunda contará com produções de formandos do curso.

A abertura ocorre no dia 30 de maio, às 20h. Durante o período de exposição, as visitas podem ser feitas todos os dias (inclusive finais de semana e feriados), das 8h às 20h. O Centro Cultural está localizado na praça Dr. Augusto das Chagas Viegas, 17, Centro, São João del-Rei.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2018:

FEVEREIRO: SEMANA DE RECEPÇÃO AOS CALOUROS

2017:

AGOSTO: SEMANA DE ARTES APLICADAS

AGOSTO: EXPOSIÇÃO "A URNA DA MINHA ALDEIA" NOS 30 ANOS DA UFSJ

JULHO: EXPOSIÇÃO "ANCESTRAIS CONTEMPORÂNEOS

MAIO: EXPOSIÇÃO "CERÂMICA É LINGUAGEM"

MARÇO: SEMANA DE RECEPÇÃO AOS CALOUROS

2016:

JULHO: EXPOSIÇÃO "A URNA DA MINHA ALDEIA"

ABRIL: EXPOSIÇÃO "CERÂMICA É LINGUAGEM"

2015:

SETEMBRO: IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL - A CERÂMICA NA ARTE EDUCAÇÃO

IDENTIDADE E MEMÓRIA

2, 3 E 4 DE SETEMBRO DE 2015

MESAS DE COMUNICAÇÕES DE TRABALHOS

Realização:

ufsj_logo.jpg          Logo Artes Aplicadas3-5.jpg

Universidade Federal de São João del Rei - Curso de Artes Aplicadas, em parceria com o Instituto de Artes da UNESP/Universidade Estadual Paulista/SP e com o InstitutoCultural da Cerâmica de Cunha- ICCC

Local: São João del Rei - Minas Gerais

Campus Tancredo Neves (CTAN)- UFSJ

Anfiteatro da Biblioteca do CTAN e Laboratório Escola de Cerâmica

2, 3 e 4 DE SETEMBRO de 2015.

INSCRIÇÕES GRATUITAS

SOBRE O EVENTO

O Seminário Internacional ?A Cerâmica na Arte Educação? foi criado em 2012, numa parceria entre a UNESP/SP e ICCC/Cunha e se propõe a discutir a ponte entre o universo da Cerâmica e da Educação.Este debate, iniciado no I Seminário e aprofundada no II Seminário que aconteceram na cidade de Cunha - SP. A terceira edição do evento, realizada em 2014, em Bogotá, Colômbia, extrapolou as fronteiras do Brasil, ganhando uma outra dimensão; e ampliou o escopo das discussões para abarcar também os aspectos culturais e seus desdobramentos em diversos modelos de educação formal e não formal em que a cerâmica está inserida. Abraçando a proposta do evento, o curso de Artes Aplicadas, ênfase em cerâmica, da Universidade Federal de São João del Rei, traz para si a responsabilidade de dar continuidade a esse importante fórum para o fomento da Cerâmica no Brasil e no mundo em todos os seus desdobramentos.Em sua quarta edição, o seminário se realizará na histórica cidade de São João del Rei - MG, no Campus Tancredo Neves da Universidade Federal de São João del Rei, nos dias 2, 3 e 4 de setembro.

IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL - A CERÂMICA NA ARTE EDUCAÇÃO

Nesta edição do evento continuaremos trocando experiências sobre o ensino da cerâmica artística em diversos tipos de programas acadêmicos, discutindo seus conteúdos e metodologias. Abordaremos também o ensino da cerâmica como forma de preservação da memória e da identidade dos povos, em seus saberes e fazeres e ainda em seu repertório formal e simbólico. A cerâmica será concebida neste evento como veículo e receptáculo do patrimônio material e imaterial de diversas etnias e tradições, e como testemunha material da própria história humana.

SETEMBRO: EXPOSIÇÃO "A URNA DA MINHA ALDEIA"

ABRIL: EXPOSIÇÃO "CERÂMICA É LINGUAGEM"

2014:

SETEMBRO: EXPOSIÇÃO "JARDIM CERÂMICO"

JULHO: EXPOSIÇÃO "JARDIM CERÂMICO"

MAIO: EXPOSIÇÃO "CERÂMICA É LINGUAGEM"

1ª SEMANA ACADÊMICA DE ARTES APLICADAS

2013:

JULHO: PROJETO "RESSONÂNCIAS"

Bloco de informações sobre o projeto Ressonâncias, que recebemos no curso em 2013:

https://youtu.be/y5jWJ5ZCU5o - link do vídeo do projeto no youtube.

http://projetoressonanciasitinerancias.blogspot.com - link do blog com informações e fotos do projeto.

Para acessar o CATALOGO Ressonancias TRES POETICAS DISSONANTES clique aqui.

OUTUBRO: EXPOSIÇÃO "CERÂMICA É LINGUAGEM"

Última atualização: 05/11/2019