CARTILHA SOBRE DIABETES MELLITUS

 

O Projeto intitulado “Estratégia individual para EmpoderamentoFarmacoterapêutico de pacientes com Diabetes Mellitus”foi desenvolvido pelo Grupo de Pesquisas em Epidemiologia e Avaliação de Novas Tecnologias em Saúde teve como objetivo elaborar e avaliar o uso de uma estratégia individual de empoderamentofarmacoterapêutico para pacientes com Diabetes Mellitus cadastrados no sistema HIPERDIA, no município de Divinópolis, MG. A Cartilha sobre Diabetes foi elaborada como uma das ferramentas a serem utilizadas no estudo e contempla as ações necessárias à educação para o autocuidado em Diabetes Mellitus propostos pela Associação Americana de Educadores em Diabetes (American Associationof Diabetes Educator – AADE), em 2007. O instrumento depois de elaborado foi submetido a uma validação de conteúdo utilizando Técnica de Delphi por especialistas em Diabetes Mellitus de diferentes áreas: endocrinologia, enfermagem, educação física, farmácia, medicina, nutrição e psicologia e considerado adequado. Posteriormente, o instrumento foi submetido à avaliação de pacientes que contribuíram para a versão final da cartilha.

 

A “Cartilha sobre Diabetes” possui seis tópicos que englobam informações gerais sobre Diabetes Mellitus, Mudanças no Estilo de Vida (importância da alimentação saudável e prática de atividade física), estímulo e interpretação dos dados de monitorização glicêmica, tratamento medicamentoso, informações sobre prevenção, detecção e tratamento de complicações agudas (hipoglicemia, cetoacidose diabética, estado hiperosmolar) e complicações crônicas da doença (incentivo ao cuidado com os pés e saúde bucal).

 

A cartilha foi escrita em linguagem simples para compreensão de toda população e estimula o paciente a procurar sempre orientações e assistência à saúde. O instrumento pode servir também como um guia de consulta para os pacientes terem sempre ao seu alcance.

 

A cartilha possui também um complemento denominado “Cartilha de Medicamentos para Diabetes” que contempla os objetivos do tratamento, as metas para controle da glicemia e informações sobre os principais medicamentos utilizados para o controle da Diabetes. Além disso, há informações sobre a aplicação correta da insulina, fichas para controle dos medicamentos e diários de monitorização glicêmica.

 

Os instrumentos descritos podem ser visualizados e baixados nos links abaixo. Os autores autorizam o uso do conteúdo, em todo ou em partes, desde que devidamente citado a fonte.

 

 


Última atualização: 05/08/2016