.png)
Planos de Ensino 2025/2
|
DISCIPLINAS |
|
|
|
Ana Dias
|
||
|
Ana Dias |
||
|
|
Berilo
|
|
|
|
Carina
|
|
|
|
Frederico Bustamante
|
|
|
|
Frederico Bustamante | |
|
|
Cláudio Guilarduci
|
|
|
|
Cláudio Guilarduci | |
|
|
Cláudio Guilarduci | |
|
Jacqueline Meireles
|
||
|
|
Juliana Monteiro
|
|
|
|
Juliana Monteiro | |
|
André Magela
|
||
|
|
André Magela | |
|
André Magela |
||
|
Wanderley C. Oliveira
|
||
|
|
Davi | |
|
|
Davi | |
| TPET: Sociologia da Educação | Aline Aparecida Angelo | |
| PA/PCC: Teorias e métodos de atuação cênica: Arte do cabaré | Cleber Braga | |
| IPA - Fundamentos da interpretação teatral – Propostas contemporâneas de intervenção performativa | Cleber Braga | |
| PA/PCC: TEORIAS E MÉTODOS DE ATUAÇÃO CÊNICA: A escuta, a voz e apalavra | Kaíke | |
| IPA: Princípios da voz em cena: CANTO EM CENA | Kaíke | |
| IECT – Estudos Da Dramaturgia: Ler e assistir Teatro | Kaíke | |
|
Clóvis Domingos |
||
| FSC: História do espetáculo: Teatro e diversidade de gênero e sexual |
Clóvis Domingos |
|
| IFSC - Teatro e Cultura | Adilson |
.png)
Planos de Ensino 2025/1
| DISCIPLINAS | DOCENTES | PERÍODO |
|
IFSC – História do espetáculo: dos primórdios à antiguidade clássica
|
Claudio Alberto
|
INGRESSANTES |
|
|
João André
|
INGRESSANTES |
|
IPA – Jogos teatrais: modalidades de jogos
|
Ana Dias
|
INGRESSANTES |
|
IPA - Princípios de expressão corporal
|
Juliana Monteiro
|
INGRESSANTES |
|
IECT – Introdução à dramaturgia
|
Berilo Nosela
|
INGRESSANTES |
.png)
Planos de Ensino 2024/2
|
DISCIPLINAS |
|
|
| Davi de Oliveira | ||
| Carina Guimarães | ||
| GIPE: Eduacção e diversidade | Karina e Gilberto (DECED) | |
| Davi de Oliveira | ||
|
IFSC: TÓPICOS ESPECIAIS: HISTÓRIA DO ESPETÁCULO – ILUMINAÇÃO E CENA MODERNA: HISTÓRIA E ESTÉTICA |
Berilo Nosella | |
| Carina Guimarães | ||
|
IPA: PRINCÍPIOS DA VOZ EM CENA: RELAÇÕES VOZ E CORPO NO ESPAÇO CÊNICO |
Juliana Monteiro |
|
| Davi de Oliveira | ||
| Juliana Monteiro | ||
|
Cláudio Guilarduci |
||
| Cláudio Guilarduci | ||
|
Ana Dias |
||
|
IPA - Presença e espaço |
Maria Clara |
|
|
PA/PCC - Teorias e Métodos de Atuação Cênica: Gags e Vivências de Palhaço |
Ana Dias | |
|
Juliana Mota |
||
| Juliana Mota | ||
| GIPE: Gestão e Cotidiano Escolar |
Fabiana Inácia
|
|
|
Cláudio Alberto |
||
| Cláudio Alberto | ||
|
Cleber Braga
|
.png)
Planos de Ensino 2024/1
|
.png)
Planos de Ensino 2023/2
|
|
Planos de Ensino 2023/1
|
|
Planos de Ensino 2022/02
|
|
Planos de Ensino 2022/01
|
AtividadeRemota segundo período letivo 2021
Planos de Ensino
| Disciplina | Professor |
|
Davi
|
|
| Alberto | |
| Maria Clara e André Magela | |
| TPET (co-requisito de estágio IV): Arte-Educação: Formação de professores em artes: memória e narrativa | Cláudio Guilarduci |
| IPA: Fundamentos da representação Teatral: Introdução às ações físicas na perspectiva stanislavskiana | Frederico Bustamante |
| IPA: Preparação Corporal | Cláudio Alberto |
| ESTÁGIO de Licenciatura III | André Magela |
| ECT/PCC: Criação teatral: ação física e música instrumental | Davi |
| GIPE: GESTÃO E COTIDIANO ESCOLAR: A escola como espaço sociocultural | Cláudio Guilarduci |
| IFSC: Teatro brasileiro: sécs. XVI a XIX | Claudia Braga |
| ECT/PCC: Iluminação Cênica – História e Prática da Iluminação Cênica no Brasil | Berilo |
| TPET: Teatro e jogo: a peça didática brechtiana | Davi |
| FSC – História do espetáculo: Teatro de Nelson Rodrigues | Alberto |
| IFSC: A extraordinária História do Circo | Cláudio Alberto |
| PA: Teatro e Música: diálogos possíveis | Juliana Mota |
| PA: A cena e os sonhos: uma proposta de experimentação | Juliana Mota |
| ESTÁGIO de Licenciatura IV | Cláudio Guilarduci |
| PA/PCC: Improvisação: práticas de Impro e contação de histórias no espaço virtual | Ana Dias |
| IECT: Do texto à cena: a criação em tempos de pandemia a partir da peça Interior, de Maurice Maeterlinck | Frederico Bustamante |
| IECT: Direção teatral: texto e cena | Carina |
| TPET: Educação teatral e questões da contemporaneidade | André Magela |
| FSC: Ariano Suassuna: Tradição medieval no nordeste brasileiro | Claudia Braga |
| ECT/PCC: Estudos do espectador: Teatro e participação | Ana Dias |
|
Atividade Remota Emergencial 2021/1 (15/05/2021 até 20/08/2021) Planos de Ensino
|
|
Ensino Remoto Emergencial 2 2020/2 Planos de Ensino
|
|
Ensino Remoto Emergencial 2020/ Planos de Ensino
|
|
Planos de Ensino 2020/01
IPAs
IFSCs
IECTs
PAs/PCCs:
ECTs/PCCs:
PCCs:
FSCs:
TPETs:
GIPEs:
|
|---|
Planos de Ensino 2019/02
| DISCIPLINAS | C.H. | PROFESSOR |
|---|---|---|
|
IPA: FUNDAMENTOS DA INTERPRETACAO TEATRAL: DIALOGOS SOBRE A PRATICA |
72 H |
ADILSON |
| 72 H | ANA DIAS | |
|
IPA: FUNDAMENTOS DA MUSICALIDADE CENICA |
72 H | |
|
IPA: PRINCIPIOS DA VOZ EM CENA: RELACOES VOZ E CORPO NO ESPACO CENICO |
72 H | |
|
IECT: CENOGRAFIA E INDUMENTARIA |
72 H | |
| IECT: DIRECAO TEATRAL: COMPOSICOES BIOGRAFICAS E AUTOBIOGRAFICAS |
72 H |
|
|
IECT: DIRECAO TEATRAL: TEXTO E CENA |
72 H | CARINA |
| 72 H | CARINA E BERILO | |
| 72 H | ROGÉRIO PICOLI | |
|
IFSC: HISTORIA DA ARTE |
72 H | |
|
IFSC: HISTORIA DO ESPETACULO: A COMMEDIA DELL'ARTE |
72 H | |
| IFSC: TEATRO E CULTURA | 72 h |
GUILA |
| 72 H | TIBAJI | |
|
ECT/PCC: LABORATORIO DE MONTAGEM TEATRAL: TEATRO E DIVERSIDADE SEXUAL |
72 H | FRED |
| ECT/PCC: LABORATORIO DE MONTAGEM: ELEMENTOS VISUAIS | 72 h |
|
| ECT/PCC: TEATRO DE RUA | 72 h |
|
| 72 H | ANA DIAS | |
|
PA/PCC: TEORIAS E METODOS DE ATUACAO CENICA: DRAMATURGIA CORPORAL |
72 H | JULIANA MONTEIRO |
|
PA/PCC: TEORIAS E METODOS DE ATUACAO CENICA: O CINEMA E O SIGNO CORPO NA TESSITURA DO FAZER TEATRAL |
72 H | FRED |
| 72 H | JULIANA MONTEIRO | |
| TPET: ARTE-EDUCACAO: FORMACAO DE PROFESSORES EM ARTES | 72 h |
GUILA |
| TPET: EDUCACAO E RELACOES ETNICO-RACIAIS | 72 h |
INGRID SILVA |
| TPET: JOGOS NA EDUCACAO: O DRAMA DE ORIGEM INGLESA | 72 h |
DAVI |
| TPET: PEDAGOGIA DO TEATRO: EDUCACAO EM ESPACOS FORMAIS | 72 h |
MAGELA |
| TPET: PSICOLOGIA DA EDUCACAO | 72 h |
LARISSA MEDEIROS |
| TPET: TEATRO E ENSINO: O PROCESSO EDUCATIVO EM CONTEXTOS DE EDUCACAO | 72 h |
DAVI |
| GIPE: POLITICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL | 72 h |
|
| GIPE: LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) | 72 h |
TELMA |
| GIPE: GESTAO E COTIDIANO ESCOLAR | 72 h |
TATIANA PINHEIRO |
| GIPE: EDUCACAO E DIVERSIDADE | 72 h |
|
| FSC: TOPICOS ESPECIAIS EM TEATRO E CULTURA POPULAR | 72 h |
|
| FSC: TOPICOS ESPECIAIS: TEATRO BRASILEIRO: DIAS GOMES | 72 h |
CLAUDIA |
| FSC: TOPICOS ESPECIAIS: TEATRO BRASILEIRO: DO MELODRAMA A TELENOVELA | 72 h |
CLAUDIA |
Planos de Ensino 2019/01
| DISCIPLINAS | CH | Professor |
| ECT/PCC-ESTUDOS DE DRAMATURGIA: FUNDAMENTOS , CRISES E DEVIRES DA FORMA DRAMÁTICA | 72 H | MARIA CLARA |
| ECT/PCC- LABORATÓRIO DE ESCRITA CÊNICA: DRAMATURGIA EM PROCESSO: CULTURA E POLÍTICA BRASILEIRA | 72 H | CARINA |
| ECT/PCC- LABORATÓRIO DE MONTAGEM TEATRAL: LEITURA DRAMÁTICA | 72 H | DAVI |
| ECT/PCC- LABORATÓRIO DE MONTAGEM TEATRAL: MÚSICA E CENA | 72 H | JULIANA MOTA/ RENATA VANUCCI |
| FSC - TEATRO BRASILEIRO: SÉCULO XX | 72 H | CLAUDIA BRAGA |
| FSC- TÓPICOS ESPECIAIS : HISTÓRIA DO ESPETÁCULO: O TEATRO DE TADEUSZ KANTOR | 36 H | ALBERTO TIBAJI |
| IECT- DIREÇÃO TEATRAL: PARADIGMAS CONCEITUAIS, TÉCNICOS E ESTÉTICOS | 72 H | CARLOS FREDERICO |
| IECT- DIREÇÃO TEATRAL: A ENCENAÇÃO MODERNA | 72 H | BERILO |
| IECT- SONOPLASTIA: A COMPOSIÇÃO E A COMUNICAÇÃO DAS SONORIDADES NOS ESPETÁCULOS CÊNICOS | 72 H | MORGANA |
| IFSC- ESTÉTICA | 72 H | ALBERTO TIBAJI |
| IFSC- HISTÓRIA DO ESPETÁCULO: DOS PRIMORDIOS A ANTIGUIDADE CLÁSSICA | 72 H | CLAUDIO ALBERTO |
| IFSC- HISTÓRIA DO ESPETÁCULO: TEATRO DOS SÉCULOS XVII AO XIX | 72 H | CLAUDIA BRAGA |
| IFSC- HISTÓRIA DO ESPETÁCULO: TEATRO RUSSO DE VANGUARDA: STANISLAVSKI E MEYERHOLD | 72 H | MORGANA |
| IPA- FUNDAMENTOS DA INTERPRETAÇÃO TEATRAL: STANISLAVSKI E A CONTEMPORANEIDADE | 72 H | CARLOS FREDERICO |
| IPA- JOGOS TEATRAIS: MODALIDADES DE JOGOS | 72 H | ANA DIAS |
| IPA- PRINCÍPIOS DE EXPRESSÃO CORPORAL: DO MOVIMENTO EXPRESSIVO A CENA ESPETACULAR | 72 H | JULIANA MONTEIRO |
| IPA- PRINCÍPIOS DA EXPRESSÃO CORPORAL: PRESENÇA E ESPAÇO | 72 H | MARIA CLARA |
| IPA: VOZ EM CENA: CANTOS TRADICIONAIS E A CENA TEATRAL | 36 H | JULIANA MOTA |
| PA/ PCC- MUSICALIDADE E RITMO CÊNICO: A MUSICALIDADE DO CORPO CÊNICO E A BIOMECÂNICA TEATRAL | 72 H | MORGANA |
| PA/ PCC- TEORIAS E MÉTODOS DA ATUAÇÃO CÊNICA: TEATRO IMERSIVO E PARTICIPATIVO | 72 H | ADILSON SIQUEIRA |
| PA/ PCC- TEORIAS E MÉTODOS DE ATUAÇÃO CÊNICA: O ATOR, O INSTRUMENTO E A CENA | 36 H | JULIANA MOTA/ RENATA VANUCCI |
| FSC/TPET- DIÁLOGOS ENTRE ARTE E SOCIEDADE | 72 H | MORGANA, BERILO,GUILA |
|
FSC/ TPET: ARTE -EDUCAÇÃO: HISTÓRIA DO ESPETÁCULO: ILUMINAÇÃO E CENA MODERNA: HISTÓRIA E ESTÉTICA |
72 H | BERILO |
| TPET: PEDAGOGIA DO TEATRO: EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS | 72 H | DAVI |
| TPET: JOGOS NA EDUCAÇÃO: PEÇA DIDTICA BRECHTIANA | 72 H | DAVI |
| TPET: PEDAGOGIA DO TEATRO: EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS FORMAIS | 72 H |
CLAUIDIO GUILARDUCI |
| TPET: SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 72 H |
VICTOR NEIVA |
| PA/PCC: DANÇA: DANÇA NO TRABALHO DO ATOR | 72H | JULIANA MONTEIRO |
Planos de Ensino 2018/02
| Disciplinas | Professores |
| IECT- iluminação: fundamentos técnicos - (72h) | Berilo |
| IECT- Direção teatral:Encenação moderna e exercícios de escrituras poéticas (72h) | Nadiana |
| IECT- Cenografia e indrumentária: elementos visuais (72h) | Maria Clara |
| IFSC- Ética (72h) | Rogério Picolli |
| IFSC- História do espetáculo: o ator no século de ouro espanhol e no renascimento (72h) | Cláudio Alberto |
| IFSC- Teatro Brasileiro: do século XVI ao XIX (72h) | Claudia Braga |
| IFSC- Metodologia: a escrita e a leitura acadêmicas (36h) | Maria Clara |
| IPA- Princípios da voz em cena: a voz e a criação do personagem (72h) | Juliana Mota |
| IPA- Principios da voz em cena: o corpo e a voz na cena teatral (72h) | Juliana Monteiro |
| IPA- Improvisação cênica: Narrativas do corpo como composição da ação (72h) | Morgana Martins |
| IPA- Fund. da interpretação teatral: Ator artesão: do treinamento energético as ações físicas (72h) | Nadiana |
| ECT/PCC- Laboratório de montagem: Teatro de revista (144h) | Ana Dias/ Juliana Monteiro |
| ECT/PCC- Teatro de rua: teatro e poítica (72h) | Carina |
| ECT/PCC- Laboratório de escrita cênica: o texto narrativo no palco (72h) | Morgana Martins |
| FSC- História do espetáculo: teatro e diversidade sexual (72h) | Alberto Tibaji |
| FSC- História do espetáculo: Nelson Rodrigues (72h) | Alberto Tibaji |
| FSC- Crítica teatral (72h) | Claudia Braga |
| PA/PCC- Teorias e métodos de atuação cênica: cena hibrida e representação não-interpretativa (72h) | Adilson |
| PA/PCC- Teorias e métodos de atuação cênica: as técnicas de Meyerhold e o teatro de rua (72h) | Cláudio Alberto |
| PA/PCC- Teorias e métodos de atuação cênica: Mimeses corpórea (72h) | Nadiana |
| PA/PCC- Dança: corpo conciente e educação (72h) | Mônica Todaro |
| TPET/FSC- Libras (72h) | Ana Carolina |
| TPET- Jogos na educação: do jogo dramático ao jogo teatral (72h) | Davi Dolpi |
| TPET- Filosofia da educação (72h) | Paulo |
| TPET- Políticas públicas em educação e cultura (72h) | Morgana Martins |
| TPET- Arte-educação: o ensino da cultura Afro-Brasileira (72h) | Carina |
| EST- TEE: estágio em espaço formal: memória e narrativas (108h) | Cláudio Guilarduci |
| EST- TEE: espaços não formais de educação: teatro-educação (108h) | Davi dolpi |
Planos de Ensino 2018/01
|
Disciplinas |
Professores |
|---|---|
|
PA- Teorias e métodos de atuação cênica: a escrita (auto) biográfica e a cena teatral |
JULIANA MOTA |
| JULIANA MOTA | |
|
MARCELO |
|
|
TEE- Estágio em espaço formal: A Educação Teatral como experiência estética, política e pedagógica. |
MARCELO |
|
ANA DIAS |
|
|
PA- teorias e métodos de atuação cênica: gags e vivências de palhaço |
ANA DIAS |
|
PA- Teorias e métodos de atuação cênica: O diálogo Oriente Ocidente no trabalho do ator |
JULIANA MONTEIRO |
|
JULIANA MONTEIRO |
|
|
ADILSON |
|
|
ADILSON |
|
|
IPA- improvisação cênica: imagem e imaginação no trabalho do ator |
NADIANA |
|
NADIANA |
|
|
PAULO MAFFEI |
|
|
IECT- Direção teatral: composição no espaço e criação em site Specific |
PAULO MAFFEI |
|
IFSC- História do espetáculo:A PERFORMANCE COMO LINGUAGEM E A DIMENSÃO PLÁSTICA DA CENA |
PAULO MAFFEI |
|
PAULO MAFFEI / CARINA |
|
|
TIBAJI |
|
|
TIBAJI |
|
|
CLAUDIA BRAGA |
|
|
CLAUDIA BRAGA |
|
|
GUILARDUCI |
|
|
GUILARDUCI |
|
|
MARIA CLARA |
|
|
MAGELA |
|
|
CLÁUDIO ALBERTO |
|
|
IFSC- Hist. Do espetáculo: dos primórdios à antiguidade clássica (1° Período) |
CLÁUDIO ALBERTO |
|
ROSANGELA |
|
|
LARISSA |
|
|
CLEUZILAINE |
Planos de Ensino 2017/02
| PA/PCC: Teorias e Métodos de Atuação Cênica: Dramaturgia Corporal |
| IPA - Improvisação: iniciação ao jogo do palhaço |
| PA/PCC - Musicalidade e Ritmo Cênico |
| FSC – Teatro Brasileiro: Teatro Brasileiro - séc XX |
| IFSC – Hist. do Espetaculo – Teatro dos sécs. XVII a XIX |
| IFSC-História do Espetáculo: teatros medieval, renascentista e barroco |
| IECT- Tópicos Especiais em sonoplastia: aspectos Complementares |
|
IPA: Princípios da Expressão Corporal: Dança Pessoal e Composição de Figuras |
| IPA: Princípios da Voz em Cena |
| PA/PCC – Voz em Cena |
| ECT/PCC: Laboratório de montagem: Plínio Marcos |
| TPET: JOGOS NA EDUCAÇÃO: DO JOGO DRAMÁTICO AO JOGO TEATRAL |
| IECT: CENOGRAFIA E INDUMENTÁRIA |
| ECT: ESTUDOS DE DRAMATURGIA: História e política em cena no Brasil |
| IFSC: TEATRO E CULTURA |
| IECT: DIREÇÃO TEATRAL |
| IPA: FUNDAMENTOS DA INTERPRETAÇÃO TEATRAL |
| FSC: TÓPICOS ESPECIAIS EM TEATRO E CULTURA POPULAR |
| PCC/ECT: Laboratório de Montagem Teatral: teatro e diversidade sexual |
| PA/PCC – Diante do drama: o ator e suas mascaras |
Planos de Ensino 2016/02
| IPA: Improvisação cênica |
| IPA: FIT - O ator e a personagem |
| IPA: PEC - Presença e espaço |
| IPA: FMC - Musicalização |
| IPA: FIT - Introdução às ações físicas |
| PA/PCC: TMAC - A reação no trabalho do ator |
| PA/PCC: Voz em Cena - Teatro musical |
| PA/PCC: TMAC - As técnicas de Meyerhold e o Teatro de rua |
| PA/PCC: TMAC - Cena híbrida e representação não - interpretativa |
| IECT: DT - A encenação moderna |
| IECT: I - Teatro e imagem |
| IECT: DT - Circo e antropologia teatral |
| ECT: TR - Teatro e política |
| ECT: LMT - A cena dialética de Bertolt Brecht |
| ECT: LMT - Nelson Rodrigues |
| IFSC: HE: Teatro medieval, renascentista e barroco |
| IFSC: Teatro e cultura |
| IFSC: M - A escrita e a leitura dinâmica |
| FSC: TETB - Ariano Suassuna |
| FSC: TETB - Dias Gomes |
| FSC: HE - Teatro de Nelson Rodrigues |
| TPET: Políticas públicas em Educação e Cultura |
| TPET: Filosofia da Educação |
| TPET: PT - Percepções teatrais no ambiente escolar |
| TPET: AE - Educação e mídia |
| EST: TEE: Espaço não formal / Teatro - Educação |
| EST: TEE: Espaço formal / Educação das sensibilidades |
Planos de Ensino 2016/ 01
| IPA - Princípios de Expressão Corporal: Do Movimento Expressivo e da Cena Espetacular |
| IPA - Jogos Teatrais |
| IPA - Jogos Teatrais: Teoria e Prática |
| PA/PCC - Teoria e Métodos de Atuação Cênica: O Diálogo Oriente Ocidente no trabalho do ator |
| PA/PCC - Dança: A Dança no Trabalho do Ator |
| PA/PCC - Teorias e Métodos de Atuação Cênica: Dramaturgia Corporal |
| PA/PCC - Teoria e Métodos de Atuação Cênica: Contribuições do Circo para o Treinamento do Ator |
| PA/PCC - Musicalidade e Ritmo Cênico |
| IECT - Sonoplastia: Técnicas e Fundamentos |
| IECT - Direção Teatral: Texto e Cena |
| IECT/CI - Cenografia como Dramaturgia do Espaço: Teorias e Práticas Modernas e Contemporânea |
| IECT - Introdução à Dramaturgia |
| ECT/PCC - Laboratório de Escrita Cênica: O Texto Narrativo no Palco |
| ECT/PCC -O Teatro e a Cidade: História do Edifício Teatral e do Espaço Cênico |
| IFSC - Teatro dos Séculos XVII ao XIX |
| IFSC - História da Arte: Tópicos acerca da Arte Moderna |
| IFSC - História do Espetáculo: Dos Primórdios à Antiguidade Clássica |
| IFSC - Estética |
| FSC - Teatro Brasileiro: Teatro Épico |
| FSC - Teatro Brasileiro: Teatro e Estado |
| FSC - Crítica Teatral |
| FSC/TPET - Libras |
| TPET - Arte - Educação: O Ensino da Cultura Afro - Brasileira e o Teatro |
| TPET: Sociologia da educação |
| EST/TEE: Espaços Formais de Educação |
| EST/TEE: Espaços não Formais de Educação |
| IPA: Princípios da Voz em Cena |
Planos de Aula do 1º semestre de 2009:
Planos de curso do 2º semestre de 2013
IPA: Fund. interpretação teatral: Diálogos sobre a prática.
PA/PCC: Voz em cena: A respiração, a voz e o texto.
PA/PCC: Voz em cena: Canto e Cultura.
PA/PCC: Dança: Improvisação e organização de movimento para a cena
PA/PCC: Teorias e métodos de atuação cênica: o cinema e o signo corpo na tessitura do fazer teatral.
PA/PCC: Musicalidade e ritmo cênico: Práticas para o teatro musical
PA/PCC: Teorias e métodos de atuação: Cena híbrida e representação não-interpretativa.
IECT: Sonoplastia: técnicas e fundamentos
FSC: História do espetáculo: Teatro de Nelson Rodrigues
IPA: Princípios da expressão corporal: dança pessoal e composição de figuras
ECT/PCC: Laboratório de montagem teatral: processos coletivos de encenação.
IFSC: História do espetáculo: teatros medieval, barroco e renascentista.
ECT/PCC: Laboratório de montagem teatral: Direção: da concepção à encenação.
IFSC: Teatro brasileiro:do século XVI ao XIX.
IECT: Direção teatral: texto e cena.
TPET: Arte-educação: A performing art como um dos eixos norteadores do ensino teatral contemporâneo.
IFSC: História do espetáculo:Teatro cômico popular.
TPET: Pedagogia do teatro: Educação em espaços formais : inteligências teatrais no ambiente escolar.
EST: TEE:espaços formais de educação: a arte e o lúdico
FSC: Do melodrama à telenovela: estratégias da dramaturgia popular.
EST: Tópicos em Estágio: Espaços não-formais de educação.
TPET: Arte educação: Educação e mídia.
TPET: Jogos na educação: Infância, jogos e brincadeiras.
Planos de curso do 1º semestre de 2014
ECT/PCC - Direção: Laboratório de Prática Teatral
ECT/PCC - Laboratório de Montagem Teatral: um olhar para a plasticidade da cena
FSC - História do Teatro brasileiro: Século XX a contemporaneidade
FSC - Teatro e Cultura popular
IECT - Direção Teatral: Paradigmas Conceituais, Técnicos e Estéticos
IECT - Introducao a dramaturgia
IFSC - História do Espetáculo: dos primórdios à antiguidade clássica
IFSC - Historia do espetaculo Teatro dos seculos XVII a XIX
IPA - Fundamentos da Interpretação Teatral: Stanislavski e a Contemporaneidade
IPA - Jogos teatrais: Modalidades de jogos
IPA - Princípios da Expressão Corporal: do movimento expressivo à cena espetacular
PA/PCC - Teorias e métodos de Atuacao cênica: Dramaturgia Corporal
PA/PCC - Teorias e métodos de atuação cênica: Grotowski
PA/PCC - Teorias e métodos de atuação cênica: Teatro dança
PA-PCC - Teorias e metodos de atuacao cenica - As pecas didaticas e a dialetica de Bertolt Brecht
TPET - Arte-Educação: Educação no Corpo
TPET- Jogos na Educação: o jogo vira cena
TPET - Pedagogia do teatro - Educacao em espacos formais
EST - TEE - Espacos nao formais de educacao - Teatro-Educacao
EST - TEE - Espacos formais de educacao - Ensino Fundamental
Planos de curso do 2º semestre de 2014
IPA: Pricípios da Expressão Corporal: As ações físicas, sonoras e frases de movimento na cena
IPA: Improvisação cênica: Natureza e fundamentos
IPA: Fundamentos da interpretação Teatral: Os personagens de Plínio Marcos
IPA: Improvisação cênica
IPA: Princípios da voz em cena: O corpo e a voz na cena teatral
IFSC: História do espetáculo: teatro Medieval, Renacentista e Barroco
IFSC: História da Arte: Fundamentos e conceitos da arte Ocidental
IFSC: Ética
IECT: Iluminação: O Ator e a luz
IECT: Cenografia e indumentária: Elementos visuais
PA/PCC: Teorias e métodos de atuação cênica: Identificação e distanciamento
PA/PCC: Dança: A dança no trabalho do ator
PA/PCC: Teorias e métodos de atuação cênica: Peter Brook, o vazio e a representação teatral
PA/PCC: Teorias e métodos de atuação cênica: O teatro de dança
PA/PCC: Teorias e métodos de atuação cênica: A escrita autobiográfica e a cena teatral
ECT/PCC: Laboratório de montagem teatral: Peter Brook, física moderna e a encenação contemporânea
ECT/PCC: Cenografia e indumentária: Criação e confecção de máscaras
FSC: Tópicos especiais: Teatro Brasileiro: Ariano Suassuna
FSC: Teatro Brasileiro: Teatro épico
TPET: Arte educação: Formação de professores em Artes: Memória e narrativa
TPET: Arte educação: O ensino de artes no cenário Mineiro
TPET: Psicologia da Educação
TPET: Políticas Públicas em Educação e Cultura
EST: Estágio em espaço formal: Memória e Narrativa
EST: Estágio em espaço não formal: Iniciativas em Educação
|
Ensino Remoto Emergencial 2 2020/2 Planos de Ensino
|
|
Ensino Remoto Emergencial 2 2020/2 Planos de Ensino
|
|
Ensino Remoto Emergencial 2 2020/2 Planos de Ensino
|
|
Ensino Remoto Emergencial 2 2020/2 Planos de Ensino
|
|
Ensino Remoto Emergencial 2 2020/2 Planos de Ensino
|
|
Ensino Remoto Emergencial 2 2020/2 Planos de Ensino
|
|
Ensino Remoto Emergencial 2 2020/2 Planos de Ensino
|
|
Planos de Ensino 2022/01
|
|
Planos de Ensino 2022/01
|
|
Planos de Ensino 2022/01
|
|
Planos de Ensino 2022/01
|
|
Planos de Ensino 2022/01
|
|
Planos de Ensino 2022/01
|
|
Planos de Ensino 2022/02
|
|
Planos de Ensino 2022/02
|
|
Planos de Ensino 2022/02
|
Última atualização: 14/10/2025