1 - Prof. Dr. Adilson Siqueira


 

  • Àreas de atuação:
  1. Estudo das linguagens das Artes Cênicas contemporâneas, suas relações com a performance e o ritual, com destaque para as relações entre a dramaturgia corporal, a pedagogia do movimento e a cena espetacular e;
  2. Estudo das relações entre arte e sustentabilidade visando o desenvolvimento de linguagens artístico-estéticas e teórico-práticas que constituam uma nova ecopoética para as artes, especialmente as cênicas, em direção ao desenvolvimento de uma cultura de sustentabilidade para um futuro sustentável de nosso planeta. 
  • Palavras-chaves: Treinamento do ator-dançarino, Teatro físico, Teatro de dança/dança-teatro. Dramaturgia corporal, Texto espetacular, Encenação.
  • Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão:
  1. Movére: Grupo Transdisciplinar de Pesquisa em Artes, Culturas e Sustentabilidade;
  2. Iniciação à docência: Jogo da Arte e da sustentabilidade (PIBID);
  3. Projeto Karawane;
  4. Programa Performance, Arte e Sustentabilidade pra toda parte/Nucleo de Arte e Sustentabilidade - Araçá;
  5. Iniciação Científica (diversos).
  • Links para páginas pessoais:
  1. www.arteesustentabilidade.com
  2. http://negrados.wordpress.com/
  3. Twitter: @negrados

 

 

2- Professor Dr. Alberto Rocha (Tibaji)


  • Currículo Resumido: Alberto Tibaji (Alberto Ferreira da Rocha Junior) possui Graduação em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1987), Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991) e Doutorado em Artes pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal de São João del-Rei. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em História do Espetáculo, e na área de Letras. Atualmente desenvolve projetos de pesquisa e extensão dentro da linha "Teatro, Memória e Cultura" e orienta trabalhos com ênfase em arquivo e memória, auto/biografias, diversidade sexual e comicidade. Coordenou até dezembro de 2008 projeto de infraestrutura de pesquisa em acervos artísticos, literários e culturais com financiamento pela FINEP/MCT. Pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da UFSJ de agosto de 2004 a julho de 2008. Coordenou do 18º ao 21º Inverno Cultural da UFSJ. Coordenador nacional da área temática cultura (2005-2008) do Forum de Pró-reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (FORPROEX). Coordenador dos editais PROEXT-Cultura 2007 e 2008, com financiamento da Petrobrás em âmbito nacional. Representante da ANDIFES no Conselho Nacional de Política Cultural (MinC) de dez.2007-mai.2009. Assessor da Secretaria-Executiva do Ministério da Cultura de 19 de maio de 2009 a 30 de junho de 2010. Pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários interino da UFSJ e coordenador interino do 24º Inverno Cultural da UFSJ no período de 30 de março a 06 de junho de 2011. Coordenador do Curso de Graduação em Teatro da UFSJ de 2013 a 2015. Pós-doutoramento na UNIRIO, sob a supervisão de Maria Helena Werneck, com pesquisa intitulada "Fluxos culturais entre o teatro português e o teatro brasileiro: escritas (auto)biográficas de artistas portugueses", mais especificamente sobre a vida e obra de Antonio de Sousa Bastos. Coordenou projeto de pesquisa e de extensão intitulado "Araci: teatro, contemporaneidade e extensão universitária" com financiamento do MEC/PROEXT 2014 e da FAPEMIG. Foi contemplado com o auxílio "Pesquisador Mineiro" pela FAPEMIG para o período de julho de 2014 a junho de 2016. Atualmente é o líder do Grupo de Pesquisas em Artes Cênicas da UFSJ e vice-líder do grupo Estudos de História e Historiografia do Espetáculo da UNIRIO, ambos cadastrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. Short Term Visiting Scholar na University of Georgia (out.-dez 2017). Atualmente é coordenador do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da UFSJ.
  • Àreas de atuação: História do Espetáculo; Teoria Teatral; Diversidade Sexual; Acervos Teatrais; Auto/Biografias.
  • Palavras-chave: Teatro Brasileiro; História do Espetáculo; LGBT; Acervos; Auto/biografias.

  • Projetos de Ensino/Pesquisa/Extensão: “Diversidade sexual e teatro no Brasil: visibilidade, minoritarismo e representação”

 

 

3 - Professora Dra. Ana Cristina Martins Dias


  • Currículo Resumido: Graduação - Comunicação social, com habilitação em Cinema – UFF
    Mestrado: Teatro – UNIRIO
    Doutorado: Artes Cênicas – UNIRIO
    Tem experiência como atriz e cantora popular e trabalha na UFSJ como professora de jogos teatrais, interpretação, improvisação, jogos de palhaçaria e musicalidade cênica.
  • Àreas de atuação: Jogos teatrais, improvisação, musicalidade cênica, formação de espectador, teatro cômico e popular, teatro amador, palhaçaria, pedagogias do ator e do espectador.
  • Projetos de Pesquisa e Extensão: Coordena o Programa de Extensão: "Teatro-jogo: o lúdico na arte e na educação" . Participa dos Grupos de Pesquisa GPAC (Grupo de Pesquisas em Artes Cênicas da UFSJ) e CASA ABERTA. É líder do Grupo de Pesquisa Núcleo Lúdico.

4 - Professor Dr. Carlos Frederico Bustamante


  • Currículo Resumido: Licenciado em Artes Cênicas (1997) e Bacharel em Direção Teatral (2001) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNI RIO. Mestre em Artes Cênicas (2005) pela Universidade de São Paulo/USP. Atuou como Docente nos Ensinos Fundamental, Médio e Técnico Profissionalizante em Artes Cênicas entre os anos de 1998 e 2010 e atualmente é Coordenador e responsável, como Professor Efetivo, pelas cadeiras de Direção Teatral e disciplinas afins do Curso de Teatro do Departamento de Letras, Artes e Cultura da Universidade Federal de São João del-Rei/UFSJ.
  • Àreas de atuação:
  1. Relações entre o Teatro Ocidental e Oriental;
  2. Transdisciplinaridade e Transculturalidade;
  3. O Teatro Contemporâneo e a Física Moderna.
  • Projetos de Pesquisa e Extensão: Projeto de Extensão Do Passado ao Presente: um Passeio Encenado pelo Tempo e História das Minas Gerais

 

 

5- Professor Dr. Cláudio Alberto dos Santos


  • Currículo Resumido:  Em 2009, criou o XAMÃ – Núcleo de Pesquisas Performáticas   e o Bloco do Teatro.  Dirigiu 15 montagens cênicas envolvendo TEATRO, CIRCO, DANÇA  e outras artes, entre 2009 e 2017.   Tem doutorado em Teatro pela UNIRIO e mestrado e graduação em História pela UFU. Membro do NEPAA /UNIRIO (Núcleo de Estudo das Performances afro - ameríndias). Coordenador do Curso de Teatro da UFSJ entre 2009 e 2011.  Foi organizador da 14ª e da 17ª CBMC (Convenção Brasileira de Malabarismo e Circo). Coordena deste 2013 o LABORATÓRIO SALA PRETA – SONORIZAÇÃO E SONOPLASTIA.  Desde 2006 dedica-se ao estudo prático-teórico do universo circense e de seus diálogos com o xamanismo. Concluiu em janeiro de 2015 seu pós-doutorado em Artes Cênicas (UNIRIO) intitulado ARTES DO CIRCO - PEDAGOGIAS ATUAIS, ORIGENS ANCESTRAIS. Publicou em 2017 o livro FASCÍNIO CIRCENSE - Arte e Pedagogia na Escola Nacional de Circo graças ao apoio do Prêmio Carequinha/FUNARTE e da bolsa FAPERJ.
  • Àreas de atuação:

         circo, interpretação, direção Teatral, sonoplastia e história  das artes cênicas

  • Palavras-chave: arte de rua - estudos da performance - revolução

 

  • Projetos de Pesquisa e Extensão:
  1. A MUSICALIDADE INTRÍNSECA DA CENA
  2. ESTUDOS DAS PERFORMANCES
  3. PROGRAMA CIRCO-TEATRO PARA TODOS
  • Links para páginas pessoais:
  1. https://www.youtube.com/channel/UCOJE52VLS1zJC_nTWO-0jQg?view_as=subscriber
  2. https://www.facebook.com/teatroufsj/
  3. https://www.facebook.com/pesquisasperformaticas/
  4. https://www.facebook.com/Encontro-de-Circo-de-S%C3%A3o-Jo%C3%A3o-del-Rei-368310683265566/

 

 

6 - Professor Dr. Cláudio José Guiladurci


  • Currículo Resumido: Professor Adjunto da Universidade Federal de São João del-Rei.Vice-Coordenador do curso de Teatro. Pós-doutorado em Artes Cênicas (2011), doutorado (2009) e mestrado (2001) em Teatro pela UNIRIO. Graduação em Filosofia pela Universidade Federal de São João del-Rei/UFSJ (1995). Membro da Comissão Editorial da Revista "Mal-Estar e Sociedade" (UEMG/Barbacena).
  • Àreas de atuação:
  1. Teatro-Educação: jogos e brincadeiras;
  2. Teatro, Memória cultural e Narrativa;
  3. Tempo e Memória na Obra de Arte e a Questão da Preservação do Patrimônio Histórico;
  4. Espaço urbano, espaço arquitetural, espaço cênico.
  • Projetos de Pesquisa e Extensão:
  1. O lúdico e a educação: Construção de um novo estatuto para o uso do lúdico na educação;
  2. História e memória cultural: o valor das Belas Artes em São João del-Rei;
  3. Teatro em espaços não-formais: o fazer teatral no Centro de Atenção Psicossocial de São João del-Rei.

 

 

7 - Professora Dra. Juliana Alves Motta


  • Currículo Resumido: Atriz, cantora e relações públicas.Professora da Universidade Federal de São João Del-Rei nas áreas de Interpretação, Voz e Musicalidade. Atualmente é doutoranda em Artes com ênfase em Teatro na EBA/UFMG. Graduada em Interpretação Teatral pela UFMG (2005), em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004) e mestre em Artes pela UFMG (2007).
  • Àreas de atuação:
  1. Teatro musical;
  2. Treinamento técnico do ator: corpo/voz e a cena teatral;
  3. Musicalidade cênica.
  • Projetos de Pesquisa e Extensão:
  1. Pesquisa de Doutorado: teatro, cultura, música e memória;
  2. Escritas (auto)biográficas e a cena teatral;
  3. CEIMArs – Italian Interdisciplinary Center for Performing Arts Medicine.

 

 

8 - Professor Dr. Marcelo Eduardo Rocco de Gasperi


  • Currículo Resumido:

     Marcelo Rocco (Marcelo Eduardo Rocco de Gasperi) é professor Adjunto I da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) - Área de Licenciatura em Teatro (COTEA), fixado no Departamento de Letras, Artes e Cultura (DELAC); É coordenador do projeto de extensão "Urbanidades" (UFSJ). Coordenador do projeto de pesquisa "Transeuntes- Estudos sobre performance" (UFSJ), cadastrado pelo CNPQ. Orientador de Trabalhos de Conclusão e Curso (TCC) (UFSJ) nas áreas de Licenciatura e Bacharelado. É orientador acadêmico da área de Teatro (UFSJ). É membro do corpo do colegiado do Curso de Graduação em Teatro (UFSJ). É vice-coordenador do curso de Teatro (COTEA-UFSJ). É membro do grupo de pesquisa do "Laboratório de Improvisação e Dramaturgia" (LADI), pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É membro do grupo de pesquisa cênica "HÍBRIDA - poéticas híbridas da cena contemporânea" (CNPq) no qual desenvolve uma investigação sobre escritas performadas, realizadas em intervenções urbanas. Atualmente é coordenador do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), no subprojeto Teatro (UFSJ), Foi vice-coordenador do programa de extensão "Teatro, Memória e Patrimônio Cultural" (UFSJ). É Coordenador da área de Teatro do Inverno Cultural de São João Del-Rei (UFSJ). Doutor em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), 2016. Mestre em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) 2008. Especialista em Pós-graduação/ Latu Sensu em Pesquisa em Arte e Cultura, na Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) - Escola Guignard em 2008. Graduado em Direção Teatral pela Universidade Federal de Ouro Preto, em 2006. Graduado em Licenciatura em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Ouro Preto, em 2006.

  • Àreas de atuação:Teatro/ Artes, com ênfase em pedagogia Teatral e Direção teatral, Análise da Cena Teatral, Performance
  • Palavras-chave: Pedagogia do teatro, Direção teatral, Encenação teatral; Performatividade.
  • Projetos de Pesquisa e Extensão:

Projeto Extensão: Programa Urbanidades, Intervenções na cidade;

Projetos de Pesquisa: Urbanidades; A performatividade como conceito operativo de linguagem, de gênero e da cena contemporâne

  • Links para páginas pessoais:
  1. http://transeuntesperformance.blogspot.com.br/
  2. http://urbanidadesintervencoes.blogspot.com.br/

 

 

9 - Professora Dra. Claudia Mariza Braga


  • Currículo Resumido: Possui graduação em Artes Cênicas - Teoria do Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1993), Mestrado em Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1996), Doutorado em Artes pela Universidade de São Paulo (1999) e Livre Docência em Fundamentos Teoricos das Artes pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Realizou estagios posdoutorais sobre estudos de dramaturgia nas Universidades de Paris 3 - Sorbonne Nouvelle (2002-2003); Lyon 2 – Lumière (2006-2007) e Grenoble 3 – Stendhal (2011-2012). É professora associada do Departamento de Letras, Artes e Cultura da Universidade Federal de São João Del Rei lecionando nos cursos de Letras e Teatro. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro.
  • Àreas de atuação:
  1. Estudos de dramaturgia
  2. Estudos da linguagem no texto teatral
  • Projetos de Pesquisa e Extensão:
  1. Doutores por um triz
  2. Teatro para todos – divulgação e pesquisa de dramaturgia on line

 

 

10 - Professor Dr. BERILO LUIGI DEIRÓ NOSELLA


  • Currículo Resumido: Professor de Iluminação Cênica e Direção Teatral, atuando na área de Teoria, Análise e História e Historiografia do Texto e da Cena Teatral, do Curso de Teatro do Departamento de Letras, Artes e Cultura da Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ. Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas: Mestrado Acadêmico do Instituto de Filosofia, Artes e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto -UFOP, curso que coordenou tanto a elaboração e aprovação do projeto como sua implantação na Instituição (2012-2014). Coordena o projeto de ensino e pesquisa “Dias Gomes e Jorge Andrade em cena: análises dos processos históricos de modernização da cena brasileira” aprovado e financiado pelos editais Programa Primeiros Projetos/FAPEMIG e Edital Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas/CNPq. Graduado em Artes/Comunicação - Bacharelado em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2001). Mestre em Literatura e Crítica Literária pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (2007). Doutor na área de História e Historiografia do Teatro do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2008). Atualmente realiza o Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, desenvolvendo o projeto “Capocomicato e metateatro: o fazer e o pensamento da iluminação na dramaturgia pirandelliana”. Atualmente é Vice-Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) em História, Política e Cena (UFSJ) e pesquisador vinculado aos Grupos de Pesquisa do CNPq: Grupo de Pesquisa em Artes Cênicas (GPAC)-UFSJ; Estudos de História e Historiografia do Espetáculo-UNIRIO; e Grupo de Estudos em Dramaturgia Letra e Ato-UNICAMP. Junto ao GPAC-UFSJ, é responsável pela manutenção e zelo do acervo de documentos teatrais sob coordenação do prof. Alberto Tibaji. Autor do livro “Inacabamento, um gesto de resistência na história: a metateatralidade de Luigi Pirandello e Jorge Andrade”. Tem experiência na área de Artes-Teatro, com ênfase em Teoria e História do Teatro, Análise do Texto e de Cena Teatral e Elementos Visuais do Espetáculo, atuando principalmente nos seguintes temas: Iluminação Cênica, Teoria e História do Teatro, Dramaturgia Moderna e Encenação Moderna.

 

  • Áreas de atuação:   Artes-Teatro, com ênfase em Teoria e História do Teatro, Análise do Texto e de Cena Teatral e Elementos Visuais do Espetáculo

     

    •Palavras-chave: Iluminação cênica, dramaturgia moderna, História e historiografia do teatro, História cultura do teatro

     

    Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão: Ensino e Pesquisa - “Dias Gomes e Jorge Andrade em cena: análises dos processos históricos de   modernização da cena brasileira” (em conclusão em julho de 2018); e

    Ensino e Pesquisa -    “Iluminação cênica e metateatro: o fazer e o pensamento da iluminação entre o  real e o ficcional” (início em agosto de 2018).

     

    Links para páginas pessoais: http://berilonosella.wixsite.com/historiapoliticacena

 

 

11 - Professora Dra. CARINA MARIA GUIMARÃES MOREIRA


  • Currículo Resumido: Professora de Direção, Iluminação Cênica e Elementos Plásticos da Cena, possui interesse nos estudos dos modos de fazer da cena do teatro político e comunitário e da cultura afro-brasileira, com ênfase nos campos da direção teatral e da dramaturgia. Atua nos Cursos de Graduação em Teatro (Bacharelado e Licenciatura) e no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas do Departamento de Letras, Artes e Cultura – DELAC da Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ. Pós-Doutorado pelo Programa de Pós Graduação em Artes da Cena da UNICAMP-SP na linha de pesquisa Arte e Contexto com bolsa PNPD-CAPES (Abril de 2017 a Março de 2018). Doutora (2014) e Mestre (2009) em Teatro pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Bacharel em Artes Cênicas/Direção Teatral pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP (2006). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Direção Teatral. Atua fundamentalmente nos seguintes temas: direção teatral, teatro e política; iluminação cênica, análise da cena teatral e cultura afro-brasileira.

 

  • Áreas de atuação: Artes-Teatro, com ênfase em Direção teatral, Análise da Cena Teatral, Teatro Político e Cultura afro-brasileira;
  • Palavras-chave: Direção teatral, Encenação, Teatro Político, Cultura afro-brasileira
  • Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão: “As Formas do Político na cena contemporânea” (2015 – Atual) “A cena dialética: história, teoria e prática” (2018 – Atual)

 

  • Links para páginas pessoais:

Grupo de Pesquisa em História, Política e Cena:

http://berilonosella.wixsite.com/historiapoliticacena

Facebook Coletivo Fuzuê:

https://pt-br.facebook.com/Coletivo-FUZUÊ-352716775085389/

Instagram Coletivo Fuzuê:

https://www.instagram.com/coletivofuzue/

 

 

 

12 - Professora Dra. JULIANA REIS MONTEIRO DOS SANTOS


  • currículo resumido: JULIANA MONTEIRO -  Com Bacharelado em Artes Cênicas e Doutorado em Artes da Cena pela UNICAMP, Mestrado em Artes  pela USP, atriz, diretora e cantoterapeuta, é líder do Grupo de Pesquisa Artes da Cena e Práticas de Autodesenvolvimento (CNPq), com foco no intercâmbio entre áreas distintas de conhecimento e a investigação do uso de elementos das Artes da Cena (Teatro, Dança, Música e Canto), da Cantoterapia (pela Escola do Desvendar da Voz), da Medicina Antroposófica e do Hatha Yoga na promoção de atividades que visam processos terapêuticos, de autodesenvolvimento, de criação artística e sensibilização estética, bem como os processos pedagógicos neles envolvidos. Também investiga o diálogo intercultural e a interdependência entre técnica e construção poética no trabalho do performer e sua interdependência com o espaço. É Coordenadora do NAPI.
 
  • área de atuação: direção, pedagogia do ator (treinamento corporal e vocal), dança e performance
 
  • palavras-chave: performatividade, poéticas da atuação, diálogo intercultural
 

 


 

 

 

 


Última atualização: 18/06/2019