O Termo de Compromisso de Estágio (TCE) é um acordo tripartite celebrado entre o educando, a parte concedente do estágio e a instituição de ensino, prevendo as condições de adequação do estágio à proposta pedagógica do curso, à etapa e modalidade da formação escolar do estudante e ao horário e calendário escolar. (Cartilha Esclarecedora sobre a Lei do Estágio - Nº 11.788, de 25/09/2008)

A celebração do Termo de Compromisso de Estágio é obrigatória, mesmo que a UFSJ tenha convênio firmado com a parte concedente. (Parágrafo único, art. 8º da Lei nº 11.788/2008)

É obrigatório o preenchimento, digitado, de todas as informações solicitadas no documento e encaminhado para assinatura do coordenador de curso. Deve ser assinado, também, pelo aluno estagiário e pelo representante legal da parte concedente. 

O modelo de Termo de Compromisso de Estágio adotado pela parte concedente tem a mesma validade do modelo adotado pela UFSJ, analisado pelo Setor de Estágios.

A realização do estágio deve ser precedida da contratação de seguro contra acidentes pessoais em favor do estagiário e o número da apólice do seguro e a seguradora devem constar no Termo de Compromisso. (Inciso IV, art. 9º da Lei nº 11.788/2008)

O Termo de Compromisso de Estágio (TCE) deve ser providenciado antes do início do estágio para não caracterizar vínculo empregatício de qualquer natureza.

Termos de Compromisso de Estágio (TCE):

1 - TCE Obrigatório - clique aqui

Documento utilizado para realizar as atividades de estágio obrigatório em empresas de direito privado e órgãos da administração pública. Indicado para os cursos de bacharelado, licenciatura e educação a distância (bacharelado e licenciatura).

2 - TCE Não-Obrigatório - clique aqui

Documento utilizado para realizar as atividades de estágio não-obrigatório. Indicado a todos que realizarem essa modalidade de estágio. É uma atividade opcional.

3 - TCE Obrigatório - Escolas Estaduais de MG - clique aqui

Documento utilizado, para os cursos de licenciatura, para realizar as atividades de estágio obrigatório em Escolas Estaduais do estado de Minas Gerais. 

4 - TCE Obrigatório - Prefeituras Municipais - clique aqui

Documento utilizado para realizar as atividades de estágio obrigatório em Prefeituras Municipais.

5 - TCE Obrigatório - Atividades de estágio na UFSJ para alunos matriculados na UFSJ - clique aqui

Documento utilizado para realizar as atividades de estágio obrigatório na UFSJ para alunos com matrícula e frequência nos cursos de graduação da UFSJ.

6 - TCE Obrigatório - Profissional Liberal de Nível Superior - clique aqui

Documento utilizado para realizar as atividades de estágio obrigatório com profissionais liberais de nível superior devidamente registrados em seus respectivos conselhos de fiscalização profissional.

___________________________________________________________________________________________

Outros Documentos:

1 - Modelo de Termo Aditivo - clique aqui

2 - Modelo de Termo de Rescisão de estágio - clique aqui


Última atualização: 19/02/2024