As inovações tecnológicas podem tornar realidade projetos que impactam positivamente na vida das pessoas e nos processos de trabalho. Essas inovações são importantes pois ajudam no desenvolvimento de novas tecnologias, aprimoram processos ou podem diminuir custos de produção. Considerando os  vários campos de atuação dos enfermeiros, essas inovações podem aperfeiçoar técnicas e tornar procedimentos mais seguros e melhorar a assistência prestada ao paciente.
Nesse ínterim, entre os dias 12 e 14 de maio será realizada XIII Semana de Enfermagem da UFSJ cujo tema refere-se a Mudança, Inovação e Tecnologia: o futuro da Enfermagem na Atenção à Saúde. Por conseguinte, o curso de Enfermagem da UFSJ buscará debater a inovação na enfermagem como um caminho possível para a conquista da prática com equidade e contará com a participação de Enfermeiros, docentes e pesquisadores do Chile, Portugal, Canadá (ver com Thalyta).
Entre os convidados estão: Profa. Dra. Edlamar Kátia Adamy, Diretora de Educação da Associação Brasileira de Enfermagem, Bruno Souza Faria, Presidente do Coren-MG que explanarão sobre a importância do trabalho e educação em enfermagem. O evento contará com a participação de enfermeiras pesquisadoras de renome internacional como a Profa. Dra. Sandra Valenzuela Suazo da Universidad de Concepcíon-Chile, Profa, Dra. Elisabete Borges da Escola Superior de Enfermagem do Porto, Portugal e a Enfermeira Dra Renata Pietro  de São Paulo que abordarão temas sobre. O trabalho do enfermeiro na Europa e na América Latina no contexto de crise e seu impacto. Além destes convidados, teremos mesas redondas que discutirão a perspectiva dos profissionais de saúde o trabalho desenvolvido na linha de frente contra a Covid-19
O evento está sendo organizado pelos Docentes da UFSJ/CCO, alunos da Graduação em Enfermagem, alunos do Programa de Mestrado Acadêmico em Enfermagem da UFSJ e Residências em Enfermagem e Multiprofissional. O evento tem por objetivo estimular a produção científica nacional, aproximar a Universidade de outras instituições, estabelecer parcerias entre a UFSJ e Universidades de renome internacional, assim como divulgar as pesquisas realizadas por alunos de Graduação, Pós-Graduação, professores e profissionais da área.
As informações sobre o envio de trabalhos científicos poderão ser acessadas no link a seguir. Outras informações poderão ser encontradas nas páginas do evento no Facebook e Instagram @enfufsj. Participem!!!!.
 
A inscrição do evento será gratuita e já poderá ser realizada no link abaixo, assim como poderão ser acessadas as Normas para Submissão de trabalhos científicos, acesso às nossas redes no link a seguir:
https://linktr.ee/enfufsj

 

Prezados (as)  Boa tarde !!!!

Estamos em um momento crítico de saúde pública no país, nós representantes da saúde tanto área administrativa, de ensino, médica bem como profissionais da área da Saúde devemos mais que qualquer um, ajudar nossa população. Portanto diante disso os residentes e todos os envolvidos no processo não deverão se afastar das atividades, exceto, os casos acometidos por doenças crônicas, os maiores de 60 anos e Gestantes e lactantes.

Lembrando que a prevenção é muito importante, sempre utilizar mascaras para o atendimento ao paciente e/ou sempre que achar necessário.

O Ministério da Saúde agradece a compreensão.

 

Seminário “Abordagem dos Aspectos de Gênero e Saúde Reprodutiva na Adolescência e seus Desdobramentos”

 

Na última sexta-feira, dia 11 de dezembro de 2020, de 13h00 às 14h30, foi realizado o seminário com o tema “Abordagem dos Aspectos de Gênero e Saúde Reprodutiva na Adolescência e seus Desdobramentos”. Devido à pandemia, o evento foi online, realizado por meio da plataforma Even3. O seminário contou com duas palestrantes: Camila Ramos Ferreira Vasconcelos, assistente social graduada em Serviço Social pela Universidade do Estado de Minas Gerais e pós-graduada Lato Senso em Educação para o Ensino Superior pela Faculdade de Educação São Luís; Ângela Mendes Taveira, enfermeira graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais, especialista em Saúde Pública e Capacitação Pedagógica em Enfermagem, mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de São João Del Rei. Camila abordou o tema “Relações de Gênero e Poder: Diálogo para Intervenções”, enquanto Ângela discutiu sobre “Riscos e Vulnerabilidades Associados à Sexualidade na Adolescência”. Após as palestras houve espaço para discussões, o que enriqueceu ainda mais o seminário. O evento foi organizado pelos residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adolescente (REMSA) Ana Carolina Malaquias, Geisilane Nogueira da Silva, Luiz Carlos da Silva Júnior, Nadinara Costa Ferreira e Sabrina Brombim Zanchetta, como componente da disciplina “Sexualidade, Gênero e Saúde Reprodutiva na Adolescência”, ministrada pelos professores Luciana Netto, Virgínia de Oliveira e Arlessandro Carvalho.

 

Texto elaborado pela Equipe REMSA 2020.

 

 
 
Mesa redonda  “Família, serviços de saúde e escola no desenvolvimento sadio da sexualidade de adolescentes e jovens”
 
 
Foi realizada na última sexta-feira, 06 de dezembro, de 8h00 às 12h00, uma mesa redonda no auditório da Universidade Federal de São João del-Rei com o tema “Família, serviços de saúde e escola no desenvolvimento sadio da sexualidade de adolescentes e jovens”. O evento contou com a presença de quatro expositores: Flaviane de Moura, psicóloga técnica de referência no Instituto Helena Antipoff; Priscilla Messiane, psicóloga clínica e social componente da Comissão de Gênero e Diversidade Sexual do CRPMG-04; Ester Ferreira, assistente social diretora de atendimento na Secretaria de Segurança Pública de Minas Gerais – Socioeducativo de Divinópolis; e Felipe Fernandes, professor da rede estadual de educação básica licenciado em ciências biológicas. Cada expositor contribuiu com sua experiência e formação no tema, favorecendo a reflexão do papel da escola, dos serviços de saúde e da família frente a construções de gênero, impactos da cultura na vivência da sexualidade e na garantia de direitos sexuais e humanos. O evento foi organizado por Amanda Meneghini, Andressa Castanheira Barcelos, Cíntia Santos, Daniella Brum, Dirlene Pereira e Marlon Silva, residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adolescente (REMSA), como componente da disciplina “Sexualidade, Gênero e Saúde Reprodutiva na Adolescência”, ministrada pelos professores Luciana Netto, Virgínia Oliveira e Arlessandro Carvalho, e contou com o apoio do Programa NASCER - Núcleo de Atenção à Saúde da Coletividade como Estratégia de Rede. 
 
Texto elaborado pela Equipe REMSA 2019
 
Revisão: Profª Drª Luciana Netto
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Acolhimento da 6ª Tuma da REMSA
 
 
                     
 
 
  
 
 
 
Violência e Sexualidade  na adolescência é tema de Seminário na UFSJ - TV Candidés (13/12/2017)
 
REMSA promove Seminário sobre Violência e Sexualidade: aspectos históricos, sociais, jurídicos, éticos e práticos (2017)
 
Participação da REMSA no Festival de Inverno da UFSJ (2017)
 
Vencedores do "Concurso de vídeo: caderneta do adolescente" recebem premiação - ASCOM/UFSJ (06/07/2017)
 
Cerimônia emocionante premia os vencedores do 1º Concurso de Vídeo: Caderneta do Adolescente
 

II Seminário de Práticas Multiprofissionais em Saúde do Adolescente será realizado no CCO

 

Concurso Caderneta do Adolescente - SINTRAM Centro-Oeste MG

 

Residência Multiprofissional da UFSJ faz concurso de vídeo para adolescentes - Jornal Agora (27/04/2017)

 

Residência Multiprofissional da UFSJ promove concurso de vídeo para adolescentes - ASCOM/UFSJ (25/04/2017)

 

Concurso de vídeo para divulgar 'Caderneta do Adolescente' é lançado em Divinópolis -  Baltashow   CULTURA

 

Concurso de vídeo para divulgar ‘Caderneta do Adolescente’ é lançado em Divinópolis - Portal Tucumã 24/04/2017

 

Concurso de vídeo para divulgar 'Caderneta do Adolescente' é lançado em Divinópolis - G1 Centro-Oeste de Minas (24/04/2017)

 

Entrevista sobre a Implantação da Caderneta do Adolescente em Divinópolis - MGTV 1ª Edição: Programa de segunda-feira 24/4/2017 - na íntegra

 

Concurso vai premiar vídeos produzidos por adolescentes em Divinópolis - Sucesso FM 19/04/2017 16:25

 

UFSJ realiza concurso de vídeo para adolescentes - Sistema MPA 19/04/2017 12:30

 

Concurso divulga Caderneta do Adolescente - Gazeta do Oeste G37 quarta-feira, 19 de Abril de 2017

 

Participação da REMSA na Roda de Conversa sobre os adolescentes e o uso de álcool e outras drogas - 04/2017

 

Acolhimento da Turma REMSA 2017

 

Carta de agradecimento da Escola Estadual Dona Diva de Oliveira pelo trabalho desenvolvido pela equipe de residentes do Programa Multiprofissional em Saúde do Adolescente.

 

Carta de agradecimento da Escola Estadual Henrique Galvão pelo trabalho desenvolvido pela equipe de residentes do Programa Multiprofissional em Saúde do Adolescente.

 

Participação da REMSA na Semana de Educação para a Vida - 2016

 

Residência realiza Mesa Redonda sobre "Desafios e perspectivas no atendimento a adolescentes no período gravídico-puerperal"

 

Residência em Saúde do Adolescente é premiada pelo Ministério da Saúde


Última atualização: 09/04/2021