Crescimento, Desenvolvimento, Alimentação e Vacinação do Adolescente
 
Estudos dos fatores biológicos e psicossocias que interferem na fase da adolescência. Abordagem integral à saúde do adolescente através do acompanhamento do crescimento, desenvolvimento, alimentação e vacinação de acordo com a idade. Discussão dos aspectos éticos do atendimento integral do adolescente.
 
 
Indicadores, Políticas e Rede de Atenção à Saúde do Adolescente
 
Análise do processo saúde-doença-cuidado do adolescente. Reconhecimento dos indicadores de morbi-mortalidade e outras situações e das necessidades das políticas para a faixa etária e da rede de atenção à saúde para adolescentes, sua família e comunidade.
 
 
Iniciação à Metodologia de Pesquisa para Intervenção I – Diagnóstico situacional
 
Elaboração de diagnóstico local de saúde no contexto do adolescente. Levantamento de dados da unidade e comunidade que serão transformados em informação em saúde do adolescente. Escolha de um problema de saúde do adolescente que seja passível de intervenção para o desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso.
 
 
Ambulatório de Integração Multiprofissional em Saúde do Adolescente I, II, III e IV
 
Discussão de casos clínicos em saúde do adolescente. Fundamentação para o atendimento multiprofissional destacando a integralidade dos adolescentes e suas demandas sociais e de saúde.
 
 
Estratégias de Prevenção de Agravos e Promoção da Saúde na Atenção ao Adolescente
 
Estudo do planejamento, execução e avaliação das estratégias assistenciais clínicas e educativas em saúde do adolescente. Foco na prevenção de agravos e na promoção da saúde voltadas para a faixa etária adolescente. Discussão ampliada e fundamentada dos dispositivos utilizados na assistência ao adolescente e sua família: grupos, consulta individual, consulta em três tempos, visita domiciliar, oficinas, programas educativos, dentre outros.
 
 
Sexualidade, Gênero e Saúde Reprodutiva na Adolescência
 
Abordagem dos aspectos da sexualidade e da reprodução na adolescência e seus desdobramentos. Relações sociais e de gênero. Maternidade e paternidade na adolescência. DST/AIDS na adolescência. Ciclo gravídico-puerperal na adolescência e o papel da família, da escola e dos serviços de saúde.
 
 
Iniciação à Metodologia de Pesquisa para Intervenção II – Projeto de Intervenção
 
A partir do problema de saúde do adolescente identificado, construir um projeto de pesquisa para intervenção do problema. Submissão do projeto ao comitê de ética em pesquisa.
 
 
Saúde do Adolescente e o contexto familiar
 
Estudo da evolução histórica e tipos de famílias bem como a relação com o adolescente. O papel familiar no contexto de saúde do adolescente. A influência do adolescente na estrutura e função familiar. O uso de abordagens familiares: o Genograma, o Ciclo de Vida da Família, o FIRO e o PRACTICE.
 
 
Saúde Mental do Adolescente e situações de vulnerabilidade
 
Abordagem da saúde mental e a interação de seus elementos constituintes. Saúde mental da família do adolescente. Transtornos mentais do adolescente. Trabalho na adolescência. Violências, acidentes e criminalidade na adolescência. O adolescente em conflito com a lei.
 
 
Iniciação à Metodologia de Pesquisa para Intervenção III – Desenvolvimento do Projeto de Intervenção
 
Desenvolvimento da metodologia do projeto de pesquisa para intervenção. Realizar as ações de intervenção. Elaborar a primeira versão do trabalho de conclusão de curso.
 
 
Atenção à saúde do adolescente com doença crônica
 
Estudo do impacto das doenças crônicas para o adolescente, a família, a escola e os serviços de saúde. Análise das principais doenças crônicas do adolescente: obesidade, asma, hipertensão arterial, diabetes, asma, TDAH, dentre outras.
 
 
Saúde do Adolescente Escolar
 
Abordagem de saúde do adolescente no âmbito da escola. Planejamento, execução e avaliação de ações  e saúde na escola. O trabalho intersetorial de saúde e educação. A comunidade escolar e a saúde do adolescente.  Abordagem de saúde do adolescente no currículo escolar.
 
 
Iniciação à Metodologia de Pesquisa para Intervenção IV - Seminário de Práticas de Intervenção
 
Apresentação das Intervenções em Saúde do Adolescente realizadas pelos alunos. Discussão das intervenções. Entrega das versões finais e apresentação pública dos trabalhos de conclusão de curso.
 
 

Última atualização: 15/09/2016