Laboratórios para pesquisa
Além de contar com toda a infraestrutura administrativa (salas para secretaria/coordenadoria) e de ensino, o Departamento de Ciências Naturais dispõe de laboratórios de ensino e pesquisa, que ocupam sede própria no campus Dom Bosco da UFSJ, além de três biotérios setoriais de manutenção de animais experimentais e uma central analítica. Toda essa infraestrutura atende aos cursos de graduação (Biotecnologia, Ciências Biológicas, Medicina, Educação Física e Zootecnia) e atividades de pesquisa dos docentes, conforme descrito a seguir. Os laboratórios de pesquisa também estão disponíveis no campus Alto Paraopeba da UFSJ, campus Pampulha da UFMG, Instituto Mário Penna- Hospital Mário Penna em Belo Horizonte.
 
 
Laboratórios UFSJ
 
-Laboratório de Biologia e Ecologia Animal (Lab B1.01/DCNAT) –
localizado no campus sede do PPGCM e Coordenado pela profª Liliam Midori Ide: apresenta espaço físico de 144 m² e duas salas climatizadas para manutenção e experimentação de animais, com infraestrutura mínima para manutenção de peixes (cadastradas como Biotérios Setoriais da UFSJ). Dispõe de bancadas, pias e mobiliário para procedimentos, preparação e execução de experimentos e está equipado com 02 microscópios fotônicos, 01 microscópio fotônico com sistema de aquisição de imagem, 01 estereomicroscópio, 01 estereoscópio cirúrgico, 01 centrífuga, 01 microcentrífuga para hematócrito, 01 pHmetro digital, 01 agitador magnético com aquecedor, 01 agitador de tubos, tipo Vortex, 01 capela de exaustão, 02 câmaras climatizadas com controle de temperatura e fotoperíodo (BOD), 02 balanças semi analíticas, 01 banho Maria, 01 refrigerador biplex e 01 estufa de secagem e esterilização.
 
-Laboratório de Ecologia (Lab 1.60 - LAECO/DCNAT) –
localizado no campus sede do PPGCM e Coordenado pela profª Liliam Midori Ide: apresenta espaço físico de 50 m² e sala climatizada para manutenção e experimentação de peixes juvenis (cadastrada como Biotério Setorial da UFSJ). Dispõe de bancadas, pias e mobiliário para procedimentos, preparação e execução de experimentos. Está equipado com infraestrutura mínima para manutenção de peixes, 03 balanças semi analíticas, 01 estufa de esterilização e secagem e 01 freezer.
 
-Laboratório de Fisiologia e Biologia Molecular (Lab B1.11/DCNAT) –
localizado no campus sede do PPGCM e coordenado pelo prof. Luciano Rivaroli: apresenta espaço físico de 144m² e encontra-se equipado com bancadas e bancos. No espaço, são conduzidos experimentos relacionados ao reparo de tecidos, biologia molecular (extração de ácidos nucleicos e proteínas, PCR, eletroforese e western blot), microbiologia (cultura de fungos) e análises fisiológicas (eletrocardiograma, contratilidade isométrica, respirometria, eletromiografia, eletroencefalografia, treinamento de roedores). A seguir são listados os equipamentos alocados no laboratório: geladeiras, freezers, pHmetro, balanças de precisão e semi-analitica, pipetas automáticas de vários volumes, purificador de água, estufa de esterilização e secagem, concentrador centrífugo à vácuo, agitador magnético, banho-seco com agitação, banho- maria, centrífuga refrigerada, capela de exaustão, capela de fluxo laminar, estufa bacteriológica, vortex, termociclador com gradiente, cubas de eletroforese horizontal e vertical, fontes de energia, sistema de fotodocumentação que inclui transiluminador, computador, software e impressora próprios, sistema computadorizado de aquisição de biopotenciais (ECG, EEG, miografia, respirometria, atividade elétrica de membranas, contratilidade isométrica), esteira de treinamento de ratos com controle de temperatura, escada para treinamento de roedores, desktops e laptopsconectados à internet, impressora multifuncional a laser, mesas e cadeiras. Esse laboratório também conta com salas anexas que são utilizadas como sala de cirurgia em animais de laboratório, biotério de experimentação de ratos e sala de cultura celular sendo que todas estas salas dispõe da infraestrutura adequada para sua finalidade (capela de fluxo laminar, bancadas, estufas, ar condicionado, timer, exaustor de ar, centrífuga entre outros).
 
-Laboratório de Cultura de Células Animais (Lab B1.09/DCNAT) –
localizado no campus sede do PPGCM e coordenado pelas profª Patrícia Maria D'Almeida Lima e profª Priscila Totarelli Monteforte: laboratório com finalidade de manipulação de cultura de células dispõe de bancada, capela de fluxo laminar, microscópio óptico e micro centrífuga.
 
- Laboratório Multiusuário de Análises Morfológicas e Funcionais - LAMOF (Lab B1.03/DCNAT) -
localizado no campus sede do PPGCM e coordenado pela profª Erika Lorena Fonseca Costa de Alvarenga. Este laboratório conta com um espaço físico de 144 m². Este espaço contém salas anexas destinadas à cultura de células, biologia molecular e análise morfológica de células e tecidos. Possui os seguintes equipamentos: Medidor de ph, Balança analítica, Agitador vórtex, Banho maria, Microscópio, Balança comercial, Lupa, Geladeira, Estufa de secagem P, Estufa de secagem G, Purificador de água, Capela de exaustão, Fonte de eletroforese, Microcentrífuga, Bomba de vácuo, Freezer, Capela de fluxo G, Capela de fluxo P, Mesa agitadora, Condicionador de ar, Agitador magnético, Estabilizador, Impressora.
 
-Laboratório de Esterilização (Lab B1.04/DCNAT) –
localizado no campus sede do PPGCM e coordenado pelas profª Priscila Totarelli Monteforte e profª Érika Lorena Fonseca Costa de Alvarenga: apresenta espaço físico de 12m², destinado à esterilização de materiais, apoio e preparo de soluções. Dispõe de 03 estufas de esterilização e secagem, 02 autoclaves, 01 lavador automático de pipetas e 01 destilador de água. Este espaço também é destinado a processamento histológico e preparo e coloração de lâminas, contando com equipamentos como: micrótomo rotativo, placa aquecedora e dispensador de parafina.
 
-Laboratório de Preparação de Solução (Lab A1.16/DCNAT) –
localizado no campus sede do PPGCM e Coordenado pela profª Liliam Midori Ide: apresenta espaço físico de 18 m2. Dispõe de bancada, pia e mobiliário com reagentes e vidraria para procedimentos e preparação de experimentos e está equipado com 01 capela de exaustão e 01 refrigerador duplex.
 
- Laboratório de Pesquisa e Reprodução (Lab E3.04 - LAPER/DCNAT) -
localizado no campus sede do PPGCM e coordenado pela profª Priscila Totarelli Monteforte e pelo prof. Paulo Henrique de Almeida Campos-Junior: apresenta espaço físico de 70m2. O laboratório dispõe de algumas mesas, cadeiras e estantes para o acondicionamento de materiais e reagentes. Nestelaboratório há um sistema de banho de órgãos para o registro de contrações isométricas de órgãos isolados, também há uma geladeira, Rotoevaporador, uma bateria de coloração, um microscópio óptico e uma estufa.
 
- Laboratório de Imunologia e Microbiologia (Lab E2.06 - LAIMI/DCNAT) -
localizado no campus sede do PPGCM e coordenado pelas profª Patrícia Maria D'Almeida Lima e profª Juliana Lyon: apresenta espaço físico de 70m2.
 
- Laboratório de Biologia do Reparo e Nanomateriais (Lab E3.03 - LAREN/DCNAT) -
localizado no campus sede do PPGCM e coordenado pelas profª Érika Lorena Fonseca Costa de Alvarenga e profª Raquel Alves Costa . O laboratório apresenta espaço físico de 70m2 .
 
- Laboratório de Patologia Experimental (Lab E1.20 - LAPAE/DCNAT) -
localizado no campus sede do PPGCM e coordenado pela profª Flávia Carmo Horta Pinto. O laboratório apresenta espaço físico de 35m2 . Dispõe de bancada, armários, mesa para reuniões, estante com vidrarias para procedimentos e 01 estufa para secagem.
 
- Laboratório Multiusuário PPGCM (Lab E2.05 - LCM/DCNAT) -
localizado no campus sede do PPGCM e coordenado pela profª Raquel Alves Costa. O laboratório apresenta espaço físico de 36m2 Dispõe de armários, mesa para reuniões e mesas de estudo. 
 
- Biotério setorial (Lab E1.18/DCNAT) -
localizado no campus sede do PPGCM e coordenado pela profª Raquel Alves Costa. O laboratório apresenta espaço físico de 18m2 
 
- Laboratório de Reabilitação (Lab 4.00/DEMED) -
localizado no campus sede do PPGCM e coordenado pela profª Laila Cristina Moreira Damázio. O laboratório possui 78 m² distribuídos em três salas, sendo uma sala para o biotério setorial, uma sala de cirurgia em pequenos animais e preparação de material e outra sala para treinamento, reabilitação, avaliação e práticasclínicas. Este laboratório possui duas macas, 20 banquetas de aço inox, uma esteira ergométrica para testes ergométricos conectado a um computador com impressora, uma estufa, um micrótomo, uma plataforma vibratória de reabilitação, um computador com microscópio trinocular acoplado com câmera para análise de imagens histológicas, um ar condicionado, dois armários de aço, uma geladeira, duas balanças mecânicas de pesagem de adultos, uma balança analítica, um banho histológico, um dispensador de parafina, um quadro branco, uma capela, uma maca de aço inox para cirurgia de pequenos animais, uma lupa, uma chapa aquecedora, um micro-ondas, dois negatoscópios, um foco de luz clínico e duas pias de inox para preparação de materiais.
 
- Biotério Setorial - DEMED
Coordenado pela profª Laila Cristina Moreira Damázio. Esse biotério está localizado no quarto andar do Departamento de medicina e possui 62m2. Esse espaço tem como finalidade a manutenção de animais para pesquisa e ensino. Essa sala possui um exaustor, seis prateleiras de aço inox para suporte de caixa de animais no biotério, um aquecedor e um lubrificador de ar climatização.
 
- Laboratório de Anatomia Patológica (Lab 4.19/DEMED) -
localizado no campus sede do PPGCM. O laboratório está localizado no quarto andar do Departamento de Medicina e possui uma sala com 75,4 m2 para processamento e preparação de material biológico. O laboratório apresenta 30 microscópios, uma TV conectada a um microscópio, 20 banquetas, um micrótomo, duas capelas, um desparafinizador, duas chapas aquecedoras, uma balança digital, dois kits de coloração, uma estufa, um fogão, um botijão de gás, três armários de vidro e alvenaria, uma prateleira de inox, bancadas e armários de alvenaria e inox, um foco de luz clínico, dois agitadores magnéticos, dois reguladores de pH, quinze banquetas de inox, um computador acoplado em um microscópio invertido, dois exaustores de inox, três pias de aço inox para preparação de material e lavagem das mãos, duas bombas de infusão, duas mesas de aço inox e uma câmara mortuária.
 
- Laboratório de virologia e Tecnologias Celulares- CAP-UFSJ -( salas 18 e 19)
O Laboratório está localizado no Campus Alto Paraopeba da UFSJ e possui 84m2 , destinado a pesquisa conta com todos os equipamentos necessários para trabalhos que envolvem culturas celulares, listados a seguir: 1 Bomba de vácuo, 1 pHmetro de bancada, pH/MV/Temperatura, 1 Agitador magnético com tampo de porcelana, 2 Fluxos laminares exclusivos para células eucariotas, 1 Sistema de purificação de água tipo 1 e 2. 1 Centrífuga de solo refrigerada, 1 Liquefator de nitrogênio, 2 Botijões de nitrogênio, 2 incubadoras para cultura de tecidos, 1 Fluxo laminar para cultivo de microorganismos, 5 microscópios de campo claro, 1 banho maria1 autoclave de chão pequena e um microscópio invertido.
 
-Núcleo de Criação de Animais de Laboratório (NUCAL) -
É o centro de produção de animais para atendimento das demandas de ensino, pesquisa e extensão da UFSJ. Dessa forma, é uma estrutura multiusuária que atende aos cursos de graduação e PG, incluindo o PPGCM. O NUCAL foi fundado em 2009, possui sede própria (com 808 m2) isolada das demais unidades em um perímetro de 100 m. Com instalações físicas, equipamentos e práticas apropriadas o NUCAL é classificado, segundo parâmetros internacionais, como NB2. A criação dos animais ocorre em ambientes apropriados com controle macroambiental, ocorrendo em gaiolas abertas ou microisoladores, dependendo da linhagem. Também conta com um centro de pesquisa multiusuário para atender a demandas científicas da instituição, no qual dispõe de salas: de cultura de células e embriões, de biologia molecular, de aquisição de imagens microscópicas e de cirurgia. 
 
Para realização das atividades de Ensino, pesquisa e extensão (recebendo a comunidade externa) os discentes e docentes do PPGCM apresentam disponível os seguintes laboratórios:
 
-Laboratório de Morfologia (Lab A1.16A/DCNAT) –
localizado no campus sede do PPGCM e coordenado pela profª Érika Lorena Fonseca Costa de Alvarenga: apresenta espaço físico de 144 m². Dispõe de bancada, pia e mobiliário para procedimentos anatômicos e está equipado com 08 lupas.
 
-Laboratório de Microscopia (Lab A1.14/DCNAT) -
localizado no campus sede do PPGCM e coordenado pela profª Raquel Alves Costa e prof Luciano Rivaroli: Este laboratório conta com um espaço físico de 72 m2 e possui os seguintes equipamentos: microscópios, sistema de captura de imagem, 18 microscópios ópticos e seis esteroscópios. Possui também bancadas, bancos, armários e laminário de histologia e patologia para aulas práticas.
 
-Laboratório de Microscopia (Lab C1.11/DCNAT) -
localizado no campus sede do PPGCM e coordenado pelas profª Flávia Carmo Horta Pinto. Este laboratório conta com um espaço físico de 144 m2 e possui os seguintes equipamentos: microscópio trinocular, sistema de captura de imagem, autoclave, estufas, centrífuga, pHmetro, balanças, microscópios binoculares e esteroscópios, geladeira. Possui bancadas, bancos. Possui armários e laminário de histologia e patologia para aulas práticas.
 
Laboratórios na UFMG
 
- Laboratório Biologia do Sistema Linfóide e da Regeneração – UFMG:
Coordenado pela Profa Cláudia Carvalho, esse laboratório possui instalações e equipamentos básicos necessários para a pesquisa que utiliza técnicas com base na histologia e imunologia e trabalhos com camundongos, como imunizações, coleta e processamento de tecidos para análises histológicas em microscopia de luz, imunohistoquímica e ELISA. Alguns equipamentos atualmente usados pelo grupo de pesquisa como para purificação de água, micrótomo, criostato, microscópio de fluorescência, microscópio confocal e scanner de lâminas, são de uso comum e são mantidos em laboratórios multiusuários da UFMG. Infraestrutura administrativa de laboratórios de pesquisa, biotérios e centros de equipamentos multiusuários disponíveis no ICB-UFMG.
 
- Laboratório de Biologia Translacional (ICB-UFMG):
Coordenado pelo Prof. Marcos Augusto de Sá, fica localizado bloco n3, sala 302, departamento de morfologia. Esse laboratório possui motobombas em geral - bomba de perfusão mc watson- marlow n 80671, espectrofotometro -espectrofotômetro bioespectro sp- 220, branco, uv / visíveis faixa de 200 a 1000 nm, p/dna, proteínas, lâmpada de tungstêniop, banho maria - banho maria sorológico hemoquímica hm 1003, estante plástica p/ 60 tubos, termostato eletrônico, temperatura até 56oc, dims 256x140x410 mm, pHmetro - medidor de ph microprocessado de bancada, phmetro marte mb10, eletrodo ph simples, ph/mv/orp/temperatura, display alfanumérico. balanca - balança analítica digital marte auw220d, série: 141220 capacidade 220g, precisão 0,0001g, leitura mínima 0,1mg, prato 80mm, dc11~12v 300ma, microscopio - microscópio trinocular motic ae31, objetiva apocromática pl4x, oculares wfpl10x/22 mm, lâmpada halógena 6v/30w, condensador elwd n.a. 0.30, centrífuga - centrífuga refrigerada sorvall st16r, display digital, controle microprocessado, velocidade 15.200 rpm, temperatura- 10°ca+40°c,dims360x44x605mm, amplificador de sinais vitais - amplificador de sinais da906c0004858, opera c/ diferentes transdutores, baixo nível de ruído, amplificador diferencial, amplificador de sinais vitaiis - amplificador de sinais vitais biopac da100c, s: da906c0004876, opera c/ diferentes transdutores, baixo nível de ruído, amplificador diferencial, refrigerador - refrigerador consul crd36fbana, s: jc14322443, branco, biplex, capacidade 334 l, dims 1670x603x634 mm, microscopio - microscópio trinocular olympus bx53 s: 2m 35430, ótica de correção infinita uis, campo claro, rodízio automático, 7 objetivas, impressora laser monocromática - impressora laser multifuncional hp laserjet pro m127fn, monocromática, s:cnb9g66l2f, velocidade até 20 ppm, resolução 600 dpi, fax, usb, notebook (pc) - notebook samsung ativ book np270e5g-kd2br, branco, agitador tipo gangorra kasvi k45-1510 s:1209113, p/ tubos, operação simples /contínua, velocidade 15rpm, ângulo 25°, 00001234879-1 3.08.01.00.226 - fonte para eletroforese - fonte p/ eletroforese bio-rad powerpac basic s: 041br115033, 300v, 400 ma, display led, 4 ensaios, dims 21065x645 mm+mini protean tetra system, bomba de uso hospitalar e laboratorial - bomba de infusão peristáltica celm med pump mp-20 s: 6874, vazão 1-1200 ml/h, volume 0,1-9999,9ml, função kvovitais biopac da100c, s:programável 1-10ml/h, dims 250x160x125 mm, agitador de tubos gehaka a v- 2 tipo vortex s: vb5c023503, contínuo ou pressão manual, 0-2500 rpm, tubos até 30mm, dims 127x130x160 mm, pletismografo - pletismógrafo de cauda p/ ratos/camundongos kent scientific corporation coda s: 20621, 4 canais, sensores, recipientes, plataforma de aquecimento, notebook (pc) - notebook lenovo thinkpad sl510 2847czu s: lr-wzdax 10/11, preto, tela 15,6" 1366x768, intel core 2 duo ghz 2,2ghz, 2gb ram ddr3, hdd 250gb, windows 7. capela de exaustão de gases - capela de exaustão de gases buzatto s air clean, estrutura em acrílico, base em mdf, vazão 1134 m3/h, dims 860x590x720 mm, 110-220 v., impressora térmica monocromática - impressora laser samsung ml- 2010 ml-2010l/xaz monocromática s:3a99bdasc00558n, 22 ppm, 1200x600ppp,usb, dims 358x217x299 mm., fonte de luz fria - fonte de luz fria por fibra ótica fibra light kx15962-1, p/ microscópio, iluminação ajustável, cabo flexível, bifurcado, dims 180x130x190 mm, micrótomo rotativo eletrônico thermofisher scientific hm 340e 905190 s: 55304, orientação 8°,rotação 360o, vertical 64mm, dims 420x490x280 mm, câmera para microscopia - câmera para microscopia digital motic moticam 10 s: 14036864, 10 megapixels, 3664x 2748, sensor cmos único 1/2", + adaptador rosca c-mount, usb. balanca - balança semi-analítica eletrônica digital shimadzu bl320h s: d466800948, capacidade 320g, display lcd, prato 100x100, dims 170x75x240 mm, 90~240v, balança de precisão eletrônica digital marte científica lc10 s: 313561, capacidade 10kg, display lcd, microprocessada, prato inox , dims 202x156 mm, agitador magnético c/ aquecimento fisatom 752a s: 1138480, capacidade 4l, 120-1800 rpm, 50-360°c, placa 140mm ø, dims 200x110x190 mm, 230v, 650w, agitador magnético s/ aquecimento fisatom 752 s: 1148728, capacidade 6l, 120-1800 rpm, placa 140mm ø, dims 200x110x190 mm, 115v, 30w, banho maria sorológico hemoquímica hm0128d/100 s: 01100, 6,3l, 37-56oc, termômetro digital, estante inox p/128 tubos, dims 270x147x380 mm, 110v. microcomputador (pc) - dfn informática personalizado, intel core i5-3470 ghz, 8gb ddr3, hdd 500gb, geforce gt 610, windows 7 pro 64 bits, cabine de segurança biológica veco bioseg 12 s: fl 16974, painel eletrônico, aço inox 304, lâmpada germicida, filtro hepa, base c/ rodízios, dims 1270x1390x780 mm. cilindro oxicon para dióxido de carbono, capacidade 25kg, manômetro 0- 315kg, confeccionado em aço, regulador condor md-15-co2, estufa para secagem e esterilização fanem 515/2-a s: jai96992, 42l, 50-250°c, em chapa de aço, microprocessada, dims 610x555x415 mm, 500w, tonômetro veterinário portátil reichert tono-pen vet 230588v rev: b s: 88339- 1213m, escala 5-80mmhg, transdutor, maleta, dims 184x25x22 mm, contador manual de células sanguíneas global trade technology gt-08hm gt08hm2016010480, estrutura em abs, 8 teclas, dims 275x60x40 mm.
 
 
- Laboratório de Imunologia e Mecânica Pulmonar- UFMG-
Coordenado pelo professor Dr. Remo de Castro fica localizado no bloco D4, sala 246 no Departamento de Fisiologia e Biofísica do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG. Possui uma área de Laboratório com 26 m2. Todos os ambientes são sinalizados com o símbolo universal de risco biológico, nos freezers, geladeiras, fluxo laminar, pias e bancadas onde ocorre manipulação de amostras provenientes de OGMs. Possui diversos equipamentos distribuídos em sua área: Laboratório possui um fluxo laminar Veco Bioseg12, onde são realizados experimentos com manipulação de animais, aparelho de citospin, centrifuga para tubos eppendorff, lavador de placas de ELISA, Espirometro para camundongos, microscópio ótico com sistema de captura de imagem por computador, 2 freezers, 2 geladeiras, balança de precisão, agitador magnético, banho seco, banho Maria, Centrífuga de hematócrito, homogeneizador de tecidos, 2 Vortex, 2 kits de micropipetas de volume variável, todos distribuídosnas bancadas. Possui mesas de suporte e gaveteiros contendo EPIs para alunos e funcionários da limpeza, além de lixeiras indicadas com símbolo de risco biológico. Para a permanência dentro do laboratório, é obrigatória a utilização de jalecos, luvas e máscara. É estritamente proibido o consumo de alimentos e bebidas dentro de qualquer área do Laboratório. Possui mesas de suporte, gaveteiros contendo EPIs, pia para lavagem, e ar-condicionado. As janelas são mantidas fechadas 100 % do tempo. Para a permanência dentro do laboratório, é obrigatória a utilização de jalecos, luvas, e máscaras. Todos os ambientes são sinalizados com o símbolo universal de risco biológico. Diariamente as superfícies de trabalho são descontaminadas ou sempre que houver contaminação. Os resíduos são descartados em sacos apropriados contendo o símbolo de risco biológico, os quais são removidos pelo serviço de limpeza do ICB/UFMG. É estritamente proibido o consumo de alimentos e bebidas dentro de qualquer área do Laboratório.
 
 
Instituto Mário Penna - Belo Horizonte
 
- Laboratório de Pesquisa Básica e Translacional de Ensino, Pesquisa e Inovação.

O Laboratório está equipado com uma infraestrutura completa para as atividades de pesquisa desenvolvidas nas áreas de biologia molecular e celular, e está dividido em três plataformas: (1) plataforma de Patologia Experimental: contendo micrótomo semiautomático (Epredia), criótomo (Cryocut), microscópio óptico e de fluorescência (Nikon) e escâner de lâminas (Motic) (2) plataforma de Citometria de fluxo: conta dois citômetros de amplo espectro da BD Bioscience: FACScelesta e FACScanto e (3) a plataforma de Biologia Molecular que conta com uma moderna infraestrutura composta por dois termocicladores Veriti (Applied Biosystems), dois PCRs em tempo real HT7500 (Applied Biosystems), equipamentos de verificação de quantidade e estabilidade das amostras de DNA/RNA: Tapestation 4150 (Agilent), Nanovue (G&E) Qubit 3 fluorometer (Invitrogen) e equipamento de eletroforese capilar (QIAxcel Advanced System). Além disso, três sequenciadores de nova geração: Ion PGM, Nextseq e Miniseq (Illumina) e equipamento para digital PCR (QIAcuity).

As plataformas contam ainda com seguintes equipamentos de uso comum: Capela de Fluxo Laminar (VECO), Agitador para tubos (Vórtex),Agitador de placas, Sistema de filtração para água ultrapura (Millipore), Freezer -20ºC, Freezer - 80ºC(Thermo), Refrigerador (consul), Microcentrífugas, centrífuga refrigerada, Banho-maria, banho seco, Balança analítica, Z2 Coulter - contador de células (Beckman), Medidor de pH, Pipetador eletrônico, Homogeneizador de amostras (Medmachine); uma sala de lavagem de material e preparo de soluções de uso comum; sala de reunião e um coworking para trabalho de escritório com 5 computadores e equipamentos de uso comum.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Última atualização: 27/10/2023