As diferentes Linhas de Pesquisa aqui propostas são alvo de atividades do corpo docente, cujas pesquisas estão diretamente relacionadas e encontram-se divididas em duas grandes Áreas de Concentração: 

Morfofisiologia dos sistemas: Nesta linha de pesquisa pretende-se executar estudos visando à compreensão da morfologia e do funcionamento fisiológico do organismo. De forma geral, essa linha investiga aspectos morfofuncionais do sistemas locomotor, reprodutor, cardiovascular, nervoso e respiratório de diferentes espécies. A partir da geração deste conhecimento é possível compreender as causas das alterações em tecidos e sua função, frente a diferentes cenários, como a exposição a xenobióticos, patologias e até hábitos de vida e então traçar estratégias para a possível reverção dessas alterações.

Imunofisiopatologia dos sistemas: Dentro dessa linha de pesquisa encontram-se estudos que visam à compreensão dos processos imunológicos, fisiológicos e patológicos que alterem a homeostase do organismo. Investigação por meio de estudos morfológicos, imunocitoquímico e bioquímico durante o desenvolvimento ou regeneração de diferentes estruturas e órgãos animais. Estudo dos mecanismos fisiopatológicos da inflamação e da imunobiologia dos sistemas. Além disso, essa linha de pesquisa pretende confrontar o fisiológico com o patológico, as consequências no organismo e propor intervenções. 


Última atualização: 26/11/2021