english, español

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOENGENHARIA

Mestrado e Doutorado

 

Formulário de Requerimento em DISCIPLINAS ISOLADAS

Inscrições por e-mail ppbe@ufsj.edu.br, período 06 e 08 de março de 2024

 

 


O PPBE possibilita duas categorias de alunos, o regularmente matriculado e o  aluno em regime especial de estudos.

1. O aluno regular é aquele que está matriculado no programa com o intuito de defender uma dissertação ou uma tese, para obter o título de mestre ou de doutor em Bioengenharia. Esse aluno possui um professor orientador, indicado pela comissão de seleção no momento de sua admissão, que auxiliará na escolha de quais disciplinas cursar, no planejamentos e no desenvolvimento da pesquisa e na elaboração de sua dissertação ou tese.

2. O aluno especial é aquele que cursa disciplinas isoladas oferecidas no mestrado ou no doutorado.

 

2.1. Para sua inscrição em disciplinas isoladas, o interessado deverá encaminhar um requerimento ao Colegiado do Programa, que avaliará a disponibilidade de oferta especial e o número de vagas na disciplina. O interessado deverá anexar, junto ao formulario de requerimento, cópias dos seguintes documentos: a) cópias de históricos escolares e diplomas de graduação e do mestrado (quando o possuir), b) currículo lattes, c) cópia de CPF, d) cópia de documento de identidade (RG), e) cópia de título eleitoral e f) cópia de documento de serviço militar (masculino). Encaminhar também endereço completo, telefone e e-mail. O curriculo deverá relacionar atividades profissionais e atividades academicas extracurriculares como iniciação científica, monitoria, estágios, treinamentos, minicursos, resumos em congressos, artigos publicados etc.    

2.2. O vínculo do aluno especial com o Programa de Bioengenharia se encerra juntamente com o término da disciplina que estiver cursando, sendo necessário novo processo de seleção para cursar outra disciplina.

2.3. É permiido ao aluno especial cursar até 90 horas de disciplinas isoladas simultaneamente, se aprovadas pelo Colegiado.

2.4. Disciplinas cursadas isoladamente poderão ser aproveitadas no futuro, caso o aluno ingresse regularmente no Programa. Desse modo, a oferta de inscrição em disciplina isolada é interessante tanto para o aluno quanto para o Programa, pois possibilita ao aluno agilizar e otimizar seu fututo plano de mestrado ou doutorado.

2.5. O aluno que não for aprovado na seleção para aluno regular pode solicitar inscrição em disciplina isolada, como aluno especial, prevendo participar posteriormente de uma nova seleção. O aluno que tenha cursado disciplinas isoladas não usufruirá de privilegios em relação aos demais concorrentes durante o proceso seletivo regular.

2.6. Alunos especiais não possuem ajuda financeira, como bolsas recebidas por alunos regulares.


Última atualização: 07/03/2024