CRIAÇÃO E EXPLORAÇÃO DE RECURSOS LÚDICOS



O trabalho com a Criação e Exploração de Recursos Lúdicos surgiu da necessidade de contribuir com as estratégias de atendimento às crianças com dificuldades de aprendizagem, buscando ultrapassar o cunho pedagogizante das tarefas escolares, o que culminou com a implantação de uma brinquedoteca na Universidade de Federal de São João del Rei. A partir de então, as atividades com jogos e brinquedos passaram a integrar atividades de ensino, pesquisa e extensão para alunos do curso de Psicologia e outros cursos da UFSJ, numa perspectiva interdisciplinar, enriquecendo as estratégias formativas de profissionais na área do crescimento e desenvolvimento humano. Utilizando a temática do lúdico, tomamos o brinquedo e o ato de brincar como um campo fértil para a realização de pesquisas e ações que se desdobram no cotidiano cultural da comunidade, uma vez que oferecem um grande número de dimensões a serem pesquisadas, dando a oportunidade de articulação com outras áreas do saber, multiplicando e, ao mesmo tempo, fazendo emergir novas interfaces de investigação. Entre os anos de 2003 e 2007, pudemos avançar nesta linha de pesquisa, subsidiando-a com o instrumental teórico-metodológico da Teoria Ator-Rede, sustentado por autores de áreas diversas como a sociologia e antropologia para traçar o que chamamos de Esboço para uma Psicologia Social do Brinquedo. Os projetos de ensino, pesquisa e extensão que compõem este Programa fazem parte do Grupo de Pesquisa: Conhecimento, Subjetividade e Práticas Sociais e estão de acordo como as linhas de pesquisa: Processos Psicossociais e Socioeducativos; e, Formação Cultural: Trabalho, Arte e Lúdico.

Coordenadora: Profa. Dra. Maria de Fátima Aranha de Queiroz e Melo

Telefone contato: (32) 3379 2587

 


 


DIVERSIDADE E TRABALHO:

Aspectos Psicossociais e Organizacionais


Programa de pesquisas desenvolvido pelo NACE (Núcleo de Pesquisa em Acessibilidade, Diversidade e Trabalho) que articula dois eixos temáticos: o primeiro, Diversidade e Inclusão Social, tem como foco principal o estudo da inserção social e no mercado de trabalho de pessoas com deficiência. Seus dois principais objetivos são identificar aspectos psicossociais que dificultam e facilitam a inserção social de pessoas com deficiência; e investigar os fatores organizacionais relacionados a aspectos gerenciais e de adequação das condições e práticas de trabalho presentes no processo de inclusão de pessoas com deficiência nas organizações. O segundo, Trabalho: aspectos psicossociais e organizacionais, tem como principal foco de análise a relação do homem com seu trabalho, tendo por temáticas privilegiadas a qualidade de vida no trabalho; o vínculo do trabalhador com o trabalho e com a organização; a percepção de risco de acidentes e adoecimento, o estresse; além de aspectos organizacionais, tais como: estratégias de socialização e gestão do trabalho. Os referencias teóricos são da Psicologia Social, Psicologia Organizacional, Psicologia do Trabalho e das Ciências Sociais. As pesquisas realizadas utilizam-se de métodos quantitativos e qualitativos. Os projetos de ensino, pesquisa e extensão que compõem este Programa e que correspondem aos dois eixos temáticos descritos acima, fazem parte do Grupo de Pesquisa: Conhecimento, Subjetividade e Práticas Sociais e estão de acordo como as linhas de pesquisa: Processos Psicossociais e Socioeducativos; e, Trabalho, Identidade e Saúde.

Coordenadora: Profa. Dra. Maria Nivalda de Carvalho-Freitas

Telefone contato: (32) 3379 2584 (de 8 às 12 horas)

 


 

 

 

ESTUDOS SOBRE FORMAÇÃO CULTURAL E TEORIA CRÍTICA DA SOCIEDADE

 



Programa desenvolvido, com base na Teoria Crítica da Sociedade, em duas perspectivas que se entrecruzam. A primeira, Vínculos Afetivos e Individuação: grupos e instituiçõe, discorre sobre o paradoxo da “maldição da individuação” como decorrência do fracasso da cultura, focalizando sua reflexão no entrelaçamento do prazer e do medo. Os estudos realizados nesta perspectiva buscam evidenciar os danos da repressão sexual e da renúncia erótica ao processo de formação do indivíduo, problematizar e pensar as manifestações de destruição como proveniente dos impedimentos culturais ao movimento do amor, da mutilação dos sentidos, da estupidez da razão e do conseqüente endurecimento do ego. Campo de investigação: refere-se aos fenômenos do preconceito, da ideologia, e de outras formas de violência/barbárie que danificam o processo de formação cultural. A segunda, Psicologia e Arte: estudos sobre a subjetividade, discorre sobre o processo de formação da subjetividade trazendo como foco investigativo o processo de criação artístico e a recepção da obra de arte em suas diferentes manifestações. Argumenta-se que na articulação com a arte, a psicologia pode pensar os obstáculos objetivos e subjetivos à realização de seu objeto (o indivíduo). Tal entendimento sustenta parte do método que visa elucidar a formação cultural, estabelecer a crítica ao sofrimento desnecessário e revelar saídas deste estado. Considera-se a expressão artística, ao mesmo tempo, como testemunho, por manifestar os sofrimentos injustificados, como resistência, por conter a destruição do objeto, e como possibilidade de transformação do existente. Refletindo sobre a expressão e a mimese genuína, discute-se a possibilidade da experiência estética, na tensão entre interno-externo e particularidade-universalidade, tornar vivificadas, na particularidade, as determinações da totalidade social. Campo de investigação: grupos de teatro amador; artesanato, como contraposição entre arte e trabalho; obras literárias de escritores de língua portuguesa; e, artes plásticas, entre outras. Os projetos de ensino, pesquisa e extensão, que compõem este Programa desde 2004 e que correspondem às duas perspectivas descritas acima, fazem parte do Grupo de Pesquisa: Conhecimento, Subjetividade e Práticas Sociais e estão de acordo como as linhas de pesquisa: Processos Psicossociais e Socioeducativos; e, Formação Cultural: Trabalho, Arte e Lúdico.

Coordenadora: Profa. Dra. Kety Valéria Simões Franciscatti

Telefone contato: (32) 3379 2586

 


 

PsicoEducar: interdisciplinariedade a favor da promoção da saúde e da Educação em escolas públicas da Microrregião de São João del-Rei – MG

Entendendo-se a Extensão Universitária como espaço de articulação entre o saber acadêmico e a desejável correspondência com a realidade na sua totalidade e complexidade (através da dialética do confronto e adaptação), busca-se – com base nos princípios das Diretrizes Nacionais de Extensão (Interação Dialógica, Interdisciplinaridade e interprofissionalidade, Manutenção do tripé Ensino-Pesquisa-Extensão, Impacto na formação dos estudantes e Impacto e transformação social) propor ações que tenham como foco principal o fenômeno educativo em contexto institucional. Objetiva-se, além do crescimento acadêmico e profissional dos alunos e extensionistas envolvidos, proporcionar à clientela atendida a oportunidade de receber ação sistematizada de equipe multiprofissional visando a maximização dos resultados educacionais, a saúde da instituição e de todos os atores envolvidos.

Projetos e Programas derivados:

1- Psicologia Escolar/Educacional nas escolas públicas da Região das Vertentes. (1998- atual);

2- Projeto Curso pré-universitário voltado para população de baixa renda. (2000-2002);

3- Projeto LAN House da UFSJ (2008-atual);

4- Projeto Xadrez nas escolas (2014-2015)

5- Projeto Plantão Psicológico (nas Escolas e no SPA) (2008-atual)

 

Programa de Pesquisa:

 

Fundamentos teórico-práticos da Psicologia Escolar/Educacional.

Refletir, problematizar e compreender os vários elementos e condições de produção das teorias, conceitos, técnicas, ferramentas que incidam no fazer do psicólogo em contexto educacional. Atenção especial se dá aos autores da Psicologia Genética: Piaget, Vygotsky e Wallon, por se tratarem de cânones da emergência de um conhecimento psicológico engendrado no saber-fazer pedagógico. Procura-se produzir subsídios teóricos e práticos para se compreender a relação entre estas teorias e os fazeres e problemas específicos da área escolar/educacional. O programa possui uma intersecção com a História da Psicologia pois tais teorias, conceitos, técnicas e ferramentas, mesmo que criadas e formuladas contemporaneamente, possuem seus fundamentos e raízes filosóficas no âmbito histórico da disciplina. No que concerne à reflexão dos fundamentos práticos da Psicologia Escolar/Educacional, busca-se o contínuo (re)pensar das práticas desenvolvidas no decorrer dos estágios e intervenções sistemáticas bem como na produção de material didático, novas tecnologias e processos interventivos que possam servir de auxílio ao profissional de psicologia escolar/educacional em seu contexto de intervenção.

Projetos derivados:

1- Wallon, leitor de Ivan Pavlov: aproximações entre a psicologia genética walloniana e a teoria reflexológica pavloviana (2008-2009)

2- As Origens do Eu e do Conhecimento: uma investigação a partir da Psicologia Genética. (2010-2011)

3- Interlocuções entre o Materialismo Histórico -Dialético e a teoria psicogenética de Henri

Wallon (2010-2011)

4- Jogo eletrônico para formação do Psicólogo Escolar: avaliação de um dispositivo lúdico (2012-2013)

5- Qualidade do sono em adolescentes e desempenho escolar: uma investigação preliminar através de dois questionários auto-aplicados (2014-2015)

6- O sentido do Alzheimer para pessoas próximas aos pacientes: vivência de sobrecarga, sentimentos e estratégias de enfrentamento (2014-2015)

7- Dos jogos eletrônicos ao funk: uma investigação das preferências de jovens tutelados (2015-2016)


 

Coodenador: Prof. Dr. Dener Luiz da Silva

Telefone contato: Sala 215/LAPIP - (32) 3379 2416

 



 

HISTÓRIA DA PSICOLOGIA E INTERVENÇÃO EM CONTEXTO ESCOLAR

 


Programa de Pesquisa e Intervenção que possui duas perspectivas: Pesquisa em História da Psicologia e a Intervenção no Contexto Escolar. A Pesquisa em História da Psicologia tem por objeto o Laboratório de Psicologia da Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras de São João del-Rei. Pesquisa desenvolvida a partir do acervo deste laboratório montado em 1957, pelos padres salesianos junto ao “Instituto de Filosofia e Pedagogia” e posteriormente a Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras de São João del-Rei. Para o acesso a documentação levantada foram criados dois catálogos: um Catálogo Geral e um Catálogo Referencial-Descritivo, parte do Acervo do Centro de Documentação em História da Psicologia, que permitem aos pesquisadores e usuários interessados resgatar dados e informações pessoais e/ou de familiares, sendo prevista uma futura informatização dos dados não confidenciais. As atividades de Intervenção em Contexto Escolar têm por foco a atuação em Escola Pública com uma nova proposta de avaliação e intervenção das queixas escolares. Neste projeto esta sendo construída uma nova prática de atuação do psicólogo escolar frente à queixa escolar, com uma intervenção no contexto escolar, onde as professoras são co-participantes do trabalho direcionado à promoção da saúde psicológica dos atores escolar. Projeto desenvolvido desde 2005, sua importância consiste em poder auxiliar a escola no conhecimento, reflexão, além de implicá-la em situações vividas cotidianamente, sobretudo na maneira de encarar as dificuldades de aprendizagem, bem como estreitar os laços entre a escola e as famílias para que juntas contribuam para o processo de escolarização dos alunos. Tem como referencial teórico os Procedimentos de Avaliação e Intervenção das Queixas Escolares - PAIQUE – Neves & Almeida (2003). Além disso, têm sido desenvolvidas atividades de estágio junto ao projeto de extensão “Comunidade Filosófica” que trabalha com o ensino da Filosofia em escolas públicas de São João del-Rei que tem como objetivos criar um espaço de escuta psicológica aos alunos de Filosofia, através do trabalho de assessoria por meio de observações em sala de aula sobre a dinâmica do trabalho desenvolvido; a realização de trabalho grupal conhecendo suas expectativas e concepções a respeito do trabalho realizado buscando consolidar uma proposta de intervenção do psicólogo escolar e assessorar os futuros professores em suas demandas. Tem como referencial os estudos de Pichon-Riviére sobre a teoria dos vínculos grupais. Os projetos de ensino, pesquisa e extensão que compõem fazem parte do Grupo de Pesquisa: Conhecimento, Subjetividade e Práticas Sociais e estão de acordo como a linha de pesquisa: Processos Psicossociais e Socioeducativos.

Coodernadora: Profa. Ms. Maria Teresa Antunes Albergaria

Telefone contato: (32) 3379 2585



 

LINGUAGEM, CULTURA E COGNIÇÃO:

Estudo do processo de escolarização e apropriação da escrita e suas conseqüências sociais, culturais e cognitivas por parte de populações pertencentes a culturas com baixo impacto de letramento.

 


O objetivo deste programa de estudos é desenvolver pesquisas empíricas e teóricas a respeito do processo de escolarização e apropriação da escrita em populações pertencentes a culturas com baixo impacto de letramento. Parte-se do pressuposto que a aquisição da linguagem escrita por parte desses sujeitos não pode ser pensada como a aquisição de uma nova tecnologia da informação. A compreensão da natureza complexa do processo de letramento exige a construção de uma abordagem teórica que articule as determinações culturais e sociais mais amplas, com os processos locais e individuais de apropriação da linguagem escrita. Exige, por sua vez, uma compreensão do universo cognitivo e cultural produzido e transmitido oralmente, uma vez que este terreno simbólico constitui o universo de mediação a partir do qual as ações de letramento são interpretadas. Os projetos de ensino, pesquisa e extensão que compõem este Programa fazem parte do Grupo de Pesquisa: Conhecimento, Subjetividade e Práticas Sociais e estão de acordo como a linha de pesquisa: Processos Psicossociais e Socioeducativos.

Coordenador: Prof. Dr. Carlos Henrique de Souza Gerken

Telefone contato: (32) 3379 2589 ou (32) 3379 2531



 

PROCESSOS GRUPAIS E ARTICULAÇÕES IDENTITÁRIAS

 


Programa de pesquisa intervenção psicossocial que investiga as articulações teóricas e práticas entre categorias temáticas da Psicologia Social. Compreende ações de pesquisa e extensão desenvolvidas com grupos comunitários e institucionais. São investigados e/ou atendidos entre outros, corporações musicais de São João del-Rei e região, grupos de portadores de diabetes, grupos de inculturação afrodescendente, grupos de idosos institucionalizados, associações comunitárias, grupos de artesãos. As categorias investigadas compreendem: a produção das formações identitárias nas corporações musicais (bandas e orquestras) de São João del-Rei e região, e suas articulações com o desenvolvimento da formação musical, tanto do ponto de vista técnico quanto do ponto de vista da construção de uma relação de afetividade no desenvolvimento do processo de criação musical; como uma dada produção cultural, no caso o fazer musical está associado a viezes de gênero, classe e etnia inseridas no contexto histórico e sócio-cultural; como o fazer musical promove o reconhecimento e a produção da identidade cultural. As relações com o público e a preocupação com o aprimoramento das performances musicais. As implicações psicossociais do diabetes mellitus, focando principalmente as relações entre identidade individual, identidade grupal e participação social. Tem como público alvo os portadores de São João del-Rei e seus familiares, com investigações feitas a partir da realização de oficinas e grupos de reflexão na Policlínica Central da cidade, na Associação dos Portadores de Diabetes de São João Del-Rei e junto ao Grupo de Portadores de Diabetes da UFSJ. As intervenções e reflexões contam com a participação de equipe interdisciplinar, envolvendo psicólogo e estagiárias de Psicologia, podóloga, enfermeira e nutricionista. Um conjunto de práticas – expressões culturais, tradições, notadamente voltadas para o fazer artesanal - que compõem, em diferentes momentos, o mundo imaterial de uma população autóctone, que lhes permitia se reconhecer com uma identidade própria e que, por razões diversas, estão se esgarçando e se perdendo nos Campos das Vertentes. As relações entre identidade individual, identidade grupal e cultura. Pretende-se a promoção de certificação de produtos e de processos de origem histórico-cultural, assim como capacitação e fortalecimento profissional do artesão, aumento de competitividade e atratividade do produto e desenvolvimento regional, além do resgate e da valorização da identidade cultural, reforçando a auto-estima da população. Objetiva-se mapear e reconhecer como tradição a produção artesanal na região das Vertentes. As categorias de afetividade grupal, identidade grupal, afrodescendência, memória, participação social e processo grupal, na perspectiva da Psicologia Comunitária. As investigações e intervenções têm como foco crianças, adolescentes e adultos dos Grupos Raízes da Terra e Quilombo de São Benedito, da periferia de São João del-Rei, através de oficinas de grupo, recursos lúdicos, dinâmicas e estudos sobre a cultura afrodescendente, análise da relação com o preconceito e com as diferenças étnicas; e promoção do resgate da cultura e identidade afrodescendente. Busca-se, ainda, a mobilização da comunidade em torno das problemáticas cotidianas vivenciadas por ela.

Coordenador: Prof. Dr. Marcos Vieira Silva

Telefone contato: (32) 3379 2586 ou (32) 3379 2502



 


 

TRABALHO, SAÚDE E INSERÇÃO SOCIAL

 



Estudo dos processos psicossociais e organizacionais no contexto do trabalho contemporâneo, destacando, em particular, a saúde do trabalhador. Saúde entendida na interação entre os processos de subjetivação e os ambientes sociais e organizacionais. Estudo das práticas do associativismo econômico e das políticas públicas para inserção no trabalho. A partir desta perspectiva, vêm sendo desenvolvidos projetos de pesquisa, extensão e ensino, de maneira articulada com outros campos de conhecimento, envolvendo, dessa forma, estudantes e professores dos Cursos de Psicologia, Sociologia, Administração, e Biologia. Os projetos de ensino, pesquisa e extensão que compõem este Programa fazem parte do Grupo de Pesquisa: Conhecimento, Subjetividade e Práticas Sociais e estão de acordo como as linhas de pesquisa: Processos Psicossociais e Socioeducativos; e, Trabalho, Identidade e Saúde.


Coordenadora: Profa. Dra. Valéria Heloísa Kemp

Telefone contato: (32) 3379 2576 ou (32) 3379 2584

 

 

 

 



Última atualização: 22/03/2017