GRUPO DE PESQUISA/CNPq


Conhecimento, Subjetividade e Práticas Sociais

O objetivo do grupo é desenvolver conhecimentos que articulem a dimensão psicossocial da realidade humana em seus diversos contextos: educacionais, sociais, institucionais e organizacionais. Contempla três linhas de Pesquisa: Processos Psicossociais e Sócio-Educativos; Formação Cultural: trabalho, arte e lúdico; e Trabalho, Identidade e Saúde.



LINHAS DE PESQUISA


Processos Psicossociais e Sócio-Educativos: Construção e transmissão do conhecimento em contextos sociais. Intervenção psicossocial e sócio-educativa. Políticas públicas e práticas institucionais. Risco, vulnerabilidade e autonomia em grupos. Trabalho, processos psicossociais e organizacionais. Diversidade, inclusão social e saúde do trabalhador. Subjetividade e manifestações artístico-culturais.


Formação Cultural: trabalho, arte e lúdico: Criação e Transmissão Cultural; Experiência Estética; Expressão Artística; Interação Social; Subjetividade e Autonomia; Transformação Psicossocial.


Trabalho, Identidade e Saúde: Associativismo; Conhecimento e Qualificação; Processo e Gestão do Trabalho; Processos Grupais; Saúde Mental e Saúde Pública; Socialização e Identidade Profissional.


Última atualização: 16/09/2008