DCNAT

 
 
O Departamento de Ciências Naturais (DCNAT) da Universidade Federal de São João Del Rei – UFSJ foi criado em 05/10/1987, conforme portaria 251 do MEC, como um dos departamentos da então Fundação de Ensino Superior de São João Del Rei – FUNREI. Desde a sua criação, apresenta como característica básica a interdisciplinaridade entre as três áreas que congrega: Física, Química e Biologia. O Departamento oferece os seguintes cursos de graduação, Física, Química e Ciências Biológicas, nas modalidades: bacharelado e licenciatura.

O DCNAT está localizado no campus Dom Bosco da UFSJ, ocupando uma área de aproximadamente 3800m2, a qual abrange laboratórios de ensino, pesquisa e extensão, salas de aula, salas de professores e laboratório de informática. O Departamento conta com 56 professores, sendo 54 doutores e 02 mestres.

Os docentes desenvolvem suas atividades em regime de dedicação exclusiva,  responsabilizando-se pelas unidades curriculares de Biologia, Física e Química oferecidas nos cursos da UFSJ. Além das atividades de ensino, o desenvolvimento de projetos de pesquisas e de extensão, de caráter multi e interdisciplinar, têm, cada vez mais, acentuado a característica singular deste Departamento. Em linhas gerais, as atividades de pesquisa desenvolvidas no DCNAT envolvem caracterização de novos materiais, física experimental, mecânica estatística, teoria quântica de campos, física de partículas elementares, física do estado sólido, síntese e caracterização de materiais cerâmicos e poliméricos, química ambiental, educação científica, ecofisiologia, ecologia populacional, plantas medicinais e levantamento florístico. Dentre as atividades de extensão, a Central de Análises Químicas  realiza análises de efluentes para diversas indústrias da região e o NPC, Núcleo de Professores de Ciências e Matemática da Região das Vertentes,  atua, desde 1990, na formação continuada de professores da Educação Básica.

 

Regimento Interno - DCNAT

Plano Diretor - DCNAT


Última atualização: 30/06/2016