Objetivos
 

 Os objetivos do curso de engenharia de Telecomunicações da UFSJ, Campus Alto Paraopeba são:

a) Formar profissionais empreendedores capazes de desenvolver projetos e pesquisas através de atividades criadoras e com senso crítico,
b) Acompanhar e promover continuamente o progresso científico e tecnológico na área de Engenharia de Telecomunicações;
c) Aplicar o método científico à análise e solução de problemas da área de Telecomunicações; possuindo uma sólida base generalista, diferenciando seu perfil profissional através de escolha de unidades curriculares eletivas entre as áreas:
 

- Redes de serviços, com conhecimento de projeto, composição, segurança, gerência e aplicabilidades das redes de serviços de telecomunicações, criptografia;

- Sistemas de transporte de informação, sendo a informação voz, áudio, vídeo ou dados, computação quântica;

- Eletromagnetismo, com conhecimentos em antenas, propagação, dispositivos de microondas e em tecnologias ópticas modernas, Fotônica;

- Eletrônica, com conhecimento dos circuitos eletrônicos utilizados nas telecomunicações;
 
- Gestão da economia aplicada aos produtos e sistemas de telecomunicações.
 

Nos períodos inicias, o curso terá uma sólida base teórica de matemática, física e informática, que além de fornecer instrumentos teóricos necessários para a compreensão dos assuntos apresentados a seguir, também provocarão o desenvolvimento do raciocínio abstrato dos alunos. Muitas destas unidades curriculares serão comuns aos demais cursos de engenharia do campus.

Já nos períodos intermediários, várias unidades curriculares desenvolverão os conhecimentos de quatro grandes áreas que compõem a base da Engenharia de Telecomunicações, a saber:

 

1- Eletrônica: analógica e digital;

2- Eletromagnetismo: fenômenos, propagação, antenas e dispositivos de microondas;

3- Sistemas de transmissão: processamento dos sinais, representação de sistemas, sistemas de comunicações ópticas e móveis;
 
4- Redes: informática, estrutura de dados, organização dos computadores e redes de computadores.
 

O Trabalho de Conclusão de Curso e o Estágio Curricular Obrigatório darão a oportunidade ao aluno de desenvolver projetos, escrevê-los e apresentá-los, assim como de entender as relações pessoais no trabalho e aplicar na prática os diversos assuntos apresentados durante o Curso.

As atividades complementares serão incentivadas com o objetivo de alargar os horizontes da formação em questão, tanto para o campo da pesquisa como para a cidadania.

A expressão escrita e oral será desenvolvida através de relatórios, trabalhos e apresentações orientados em quase todas as unidades curriculares.

O Curso de Bacharelado em Engenharia de Telecomunicações da UFSJ, Campus Alto Paraopeba, deverá habilitar um profissional capaz de aplicar o método científico à análise e solução de problemas, de desenvolver pesquisas e projetos, de supervisionar a execução de projetos, de desenvolver atividades criadoras com senso crítico e de acompanhar e promover continuamente o progresso científico e tecnológico na área das telecomunicações.

 

 

 O que faz o profissional

            O Engenheiro de Telecomunicações desenvolve e implanta serviços e redes de telecomunicações. Com sólida formação na área elétrica e eletrônica, ele cria, planeja e constrói aparelhos e equipamentos utilizados nas telecomunicações e dá manutenção aos sistemas e redes implantados.

É uma ramificação da eletrônica, aplicada na transmissão de informações à distância. O profissional da área deve conhecer os princípios, as práticas e as técnicas computacionais utilizadas na área de telecomunicações. Também deve dominar os processos de representação, transmissão e recepção da informação no formato analógico e digital.

 

 

Documentos

Matriz Curricular 2008

Matriz Curricular 2010

Quadro de Pré-Requisitos


Última atualização: 13/04/2016