Inscrição Periódica - para mais informações clique aqui

06.03 A 10.03.2024 - Formulário online PARA SOLICITAÇÃO de inscrição em disciplina de primeiro período no Curso de Engenharia de Telecomunicações (clique aqui). NÃO É GARANTIA DE VAGA. - FINALIZADO

Formulário online (clique aqui) para solicitação discente de ajuste em matrícula semestre 2024.1 (não é garantia de vaga). Todas as solicitações encaminhadas através desse formulário serão analisados pela coordenação do curso durante a matrícula extraordinária, desde que o(a) discente tenha realizado a tentantiva de inscrição em terceira etapa no SIGAA e não tenha obtido sucesso. O formulário só poderá ser preenchido utilizando o EMAIL INSTITUCIONAL (caso não tenha acesso ao mesmo acessar instruções em Como criar o seu e-mail institucional: clique aqui) - FINALIZADO

REITERAMOS - CABERÁ AOS DISCENTES realizar a tentativa de ajuste em inscrição em unidades curriculares primeiramente pelo SIGAA. Caso não consiga efetivar a inscrição na disciplina pretendida, printar a tela e/ou salvar comprovante que valide a sua tentativa, para abertura deste formulário online. A abertura deste formulário trata-se de caso excepcional, não sendo garantida a continuidade para os próximos semestres letivos, pois, pretende-se que todo o processo de matrícula discente seja realizado no SIGAA pelo(a) próprio(a) aluno(a).

Período de solicitação nesse curso: 23.02.2024 à 27.02.2024 - FINALIZADO

Critérios para quebra de pré-requisito/extrapolação de carga horária:

- O(a) discente precisará estar faltando cursar, no máximo, 10 (dez) disciplinas, dentre optativas e obrigatórias, de 72h (setenta de duas horas) cada;

- Para a disciplina de Comunicações Ópticas, pois a mesma não necessita de Propagação.

De 29/01 a 04/02 de 2024 – 1ª etapa de inscrição periódica: Matrícula (clique aqui) - FINALIZADO

De 09/02 a 11/02 de 2024 – 2ª etapa de inscrição periódica: Rematrícula (clique aqui) - FINALIZADO

De 20/02 a 15/03 de 2024 – 3ª etapa da Matrícula Extraordinária (clique aqui)

 Calendário Acadêmico 2024 disponível em: https://www.ufsj.edu.br/soces/calendarios.php (utilizem o acesso via link para verificação do documento, pois podem ocorrer mudanças).

Como criar o seu e-mail institucional: clique aqui

Alunos, inclusive ingressantes de 2023.2, deverão realizar o processo de inscrição em disciplinas via SIGAA. Apenas os calouros (ingressantes em 2024.1) terão as disciplinas de 1º período cadastradas automaticamente Dicon.

Solicitação de inscrição em atividades do tipo TCC, Estágio Obrigatório e Atividade Complementar deverão ser realizadas por meio do requerimento eletrônico na página do seu curso (aba Requerimento Eletrônico).

Eventuais solicitações de quebra de pré-requisito e/ou extrapolação de carga horária deverão ser enviadas, via formulário eletrônico específico para tal solicitação publicado na página do curso, durante o período da 3ª etapa (Matrícula Extraordinária) - não serão analisadas solicitações enviadas por e-mail ou requerimento eletrônico (publicado na aba Requerimento Eletrônico).

Caso ocorra inconsistências no ato da inscrição periódica em relação a disciplinas de pré-requisito que já foram cursadas com aprovação, gentileza verificar seu histórico escolar. Se a disciplina cursada com aprovação constar como pendente, favor entrar em contato com a dicon_cap@ufsj.edu.br, para análise.

Em caso de disciplinas já cursadas com aprovação EM CURSO DIFERENTE DO DE ORIGEM é preciso solicitar equivalência junto à sua Coordenação de Curso. Prazo para análise segundo Resolução 011/2022 (45 dias pela Coordenação de Curso + 30 dias para registro pela Dicon_Cap).

O horário de atendimento presencial da SIGRA/CAP, no período de 8 de janeiro de 2024 a 1º de março de 2024, é de 08 às 14 horas, conforme Portaria Normativa nº 077, de 15/12/2023


A Inscrição Periódica acontece semestralmente, em datas estabelecidas no Calendário Acadêmico da UFSJ. Na inscrição periódica o discente se inscreve nas unidades curriculares (UCs) a serem cursadas naquele semestre.  A inscrição periódica é regulamentada pela Resolução UFSJ/Conep nº 26, de 27/10/2021.

A inscrição periódica na UFSJ é dividida em até três etapas:

1) Primeira Etapa (MATRÍCULA): efetuada no período estabelecido no Calendário Acadêmico e corresponde à possibilidade de o discente selecionar os componentes curriculares que cursará no semestre vigente.

2) Segunda Etapa (REMATRÍCULA): efetuada no período estabelecido no Calendário Acadêmico e corresponde à possibilidade de o discente efetuar ajustes na sua matrícula, ou efetivá-la, caso não a tenha feito no período de matrícula. 

3) Terceira Etapa (MATRÍCULA EXTRAORDINÁRIA): concluído o processamento da rematrícula, faculta-se ao discente a possibilidade de ocupação de vagas, porventura ainda existem nas turmas, através de matrícula extraordinária (terceira etapa). A matrícula extraordinária é efetuada pelo discente no sistema oficial de registro e controle acadêmicos.


Critérios de Prioridade

Em conformidade com a Resolução CONEP nº 026, de 27 de outubro de 2021.

 

 

Quebra de Pré-Requisito

 

 Não haverá QUEBRA DE PRÉ-REQUISITO, a não ser nos seguintes casos excepcionais:

- O(a) discente precisará estar faltando cursar, no máximo, 10 (dez) disciplinas, dentre optativas e obrigatórias, de 72h (setenta de duas horas) cada.

- Para a disciplina de Comunicações Ópticas, pois a mesma não necessita de Propagação.


Última atualização: 12/03/2024