Apresentação:

A presente proposta surgiu da necessidade de se atualizar o currículo implantado em 2002, quando a Graduação em História foi criada conforme a Portaria n0 269 da Diretoria Executiva da antiga FUNREI, de 30 de maio de 2001 e a Portaria do MEC no 2.211, publicada no Diário Oficial da União em 11 de outubro de 2001. Também se destina a adequar o Plano Pedagógico de Curso (PPC) à Resolução CONEP/UFSJ nº 27, de 11 de setembro de 2013 e à Resolução CONEP nº 022, de 31/07/2013. A primeira Resolução estabelece definições, princípios, graus acadêmicos, critérios e padrões para organização dos Projetos Pedagógicos de Cursos de Graduação da UFSJ. Já a Resolução CONEP nº 022 regulamenta a duração da hora-aula nos Cursos de Graduação e estabelece o horário institucional da UFSJ.

Objetivos:

O curso de Bacharelado em História da UFSJ tem por objetivo a formação de historiadores, capacitados para a atuação nas diferentes dimensões de seu ofício. Durante muito tempo, o campo de trabalho desse profissional limitou-se ao magistério superior associado à pesquisa acadêmica. Hoje, acha-se radicalmente dilatado, somando-se aos já citados, a atuação em institutos de pesquisa, em pesquisas ligadas ao patrimônio artístico e cultural, em museus e centros de memória, junto aos meios de comunicação de massa, na prestação de assessorias culturais e políticas, na organização de arquivos e acervos, na montagem e gerenciamento de bancos de dados, entre diversas outras possibilidades.

Perfil do Curso:

A criação do Bacharelado em História tem como finalidade preparar profissionais que exercerão atividades no campo do conhecimento histórico, assegurados pela formação plena do historiador. A proposta curricular apresentada busca, por meio da interação entre ensino, pesquisa e extensão – entendendo-a como necessária à formação integral do profissional em História em suas diversas áreas de atuação – garantir o desenvolvimento das competências e habilidades que definem o perfil do bacharel em História, quanto o pleno desenvolvimento das aptidões e escolhas que se voltem proeminentemente para a atividade de pesquisa, seja nos órgãos e instituições voltados para esse fim ou na sua continuidade nos programas de pós-graduação.  Desta forma, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para os curso de História, procurou-se garantir que o graduado cumpra obrigatoriamente uma carga curricular de conteúdos básicos e complementares (disciplinas obrigatórias e optativas), tais como definidos pelo documento citado, capaz de garantir a sua qualificação para o exercício integral do ofício de historiador nas diversas áreas de sua atuação.

Oferecimento:

1. Grau Acadêmico – Bacharelado

2. Modalidade – Educação Presencial (EDP).

3. Titulação – Bacharel em História

4. Linhas de Formação Específica (Ênfases) – O curso não prevê linhas de formação específicas.

5. Regime Curricular – O curso é organizado em progressão linear.

6. Turno – Noturno

7. Periodicidade – O sistema de ingresso é anual.

8. Número de Vagas Oferecidas pelo Curso – 10 vagas.

9. Carga Horária Total – 2.580 horas-aula / 2.400 horas.

10. Prazos de Integralização Padrão, Máximo e Mínimo

Mínimo: 6 semestres

Padrão: 8 semestres

Coordenadoria do Curso de História:

  Secretária: Juliana Braga Zin

  Prédio: 3° andar / Sala: 3.48

  Telefone: 032 - 3379 5119

   E-mail: cohis@ufsj.edu.br

 

Coordenadora:

Portaria:   n° 545 de 23 de dezembro de 2021

Prof. Ingrid Silva de Oliveira Leite 

E-mail: cohis@ufsj.edu.br

Prédio 3° andar / Sala: 3.48

 

 

Vice-Coordenador:

Portaria 668, de 17 de novembro de 2023  ----  Período de 17/11/2023 a 16/11/2025

Prof. Dr. Pedro Demenech

E-mail: pdemenech@ufsj.edu.br

 

 

Local de Funcionamento do curso

Universidade Federal de São João del Rei - Campus Dom Bosco - CDB

Praça Dom Helvécio, nº 74 - Cep: 36.301-160

São João del Rei / MG


Última atualização: 23/11/2023