Confira a página do Setor de Estágios, e em especial a Resolução n. 16, de 30/06/2021, do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSJ (CONEP), sobre estágios na UFSJ. A seguir, as informações específicas da Licencatura e do Bacharelado.

 

 

 

ESTÁGIO LICENCIATURA 

Após o cumprimento da exigência para o estágio (VIDE PPC) o aluno deverá tomar conhecimento das normas que regem o estágio e entrar em contato com os supervisores (Prof. Gabriel Menezes Viana ou Prof. Ricardo Pereira Sepini). Dependendo do número de alunos/supervisor a COBIO pode intervir no intuito de equilibrar a relação aluno supervisor. 

- Onde encontro as normas que regem o estágio Licenciatura ?

Na INSTRUÇÃO NORMATIVA 01/2022 COBIO

- O que eu devo fazer me inscrever no estágio da Licenciatura ?

Tendo o aval do supervisor o aluno poderá solicitar a inscrição a qualquer momento na COBIO. A Cobio orienta que as inscrições sejam feitas no início do semestre após o período de terceira etapa.

-  O que é o termo de compromisso obrigatório ? Ele é o mesmo para todas as escolas ?

O termo de compromisso é um convênio celebrado entre a Unidade Concendente e a UFSJ. A assinatura do termo é obrigatória e existem modelos diferentes para Escolas Estaduais e demais estabelecimentos de ensino

- Como posso solicitar o estágio na escola ?

Para facilitar esse procesos o prof. Gabriel, com o aval do colegiado, elaborou, cartas de apresentação para cada etapa do estágio. Nos links abaixo você poderá baixar as cartas, o que falicitará seu pedido junto as escolas. 

Carta apresentação ETAPA I

Carta apresentação ETAPA II

Carta apresentação ETAPA III

 

 

ESTÁGIO BACHARELADO 

 

- Onde encontro as normas que regem o estágio do Bacharelado ?

Nas Instruções Normativas (INs) 03/2022 e 13/COBIO.

 

- O que eu devo fazer para me inscrever no estágio do Bacharelado ?

Encaminhar o formulário de proposta de estágio para reunião do Colegiado, com antecedência, acompanhado do plano de trabalho (incluindo cronograma completo), rubricado pelo supervisor em todas as páginas. Encaminhar também declaração de responsabilidade assinada pelo professor supervisor. Ambos os documentos se encontram anexos à IN 03/2022.

 

- Posso fazer o estágio em empresas públicas e privadas ?

Sim, mesmo se a empresa não tiver convênio com a UFSJ. É necessário preencher e assinar o termo de compromisso específico - confira no site do SESTA. Também é preciso que o estágio tenha supervisor interno (professor da UFSJ) e externo (profissinal da empresa).

OBS: se a empresa desejar efetuar convênio com a UFSJ.  podemos solicitá-lo com o preenchimento de uma declaração de interesse da empresa em que conste seus dados e de seu representante legal - confira no site do SESTA.

 

Como posso agendar / marcar a banca ?

Encaminhar o formulário de marcação da defesa para reunião do Colegiado, com antecedência (anexo à IN 03/2022).

 

Modelo de ATA DE DEFESA: 

O Presidente da Banca examinadora deverá preencher os campos em branco com os dados necessários

e, após impressão e assinatura dos membros, destiná-la à COBIO.


Última atualização: 20/06/2023