O evento "Ciência Nossa de Cada Dia"  foi concebido inicialmente em fins do primeiro semestre de 2009, como um projeto proposto pelo professor Everton Luiz de Paula no âmbito do curso de Química da UFSJ, que visava divulgar o curso para estudantes do último ano do Ensino Médio e estimulá-los para a profissão de químico (bacharel ou licenciado).

Como o Departamento de Ciências Naturais (DCNAT) é responsável pelo oferecimento do curso de Química bem como os de Física e de Ciências Biológicas, o projeto foi estendido a estes cursos e, então, a partir da constituição de uma comissão organizadora do evento, este foi realizado em 30 de setembro de 2009, às vésperas da abertura de inscrição para o processo seletivo (vestibular) de 2010 da UFSJ.

O evento foi pensado em oferecer oficinas e palestras para estudantes do último ano do Ensino Médio do município de São João del Rei/MG em dois períodos do dia (manhã e tarde), prevendo cerca de 150 estudantes por período.

Para divulgar o evento, a equipe contou com a participação de estudantes do programa PIBID que visitaram as escolas do município num primeiro momento e, num momento posterior, para recolher as inscrições dos estudantes interessados em participar do evento.

Em resposta, nessa primeira edição do evento, cerca de 160 estudantes compareceram no campus Dom Bosco da UFSJ, onde puderam escolher entre 13 atividades distintas que foram preparadas por professores e estudantes dos cursos de Física, Químcia e Ciências Biológicas para participar.

   

Recepção dos estudantes no Anfiteatro do Campus Dom Bosco da UFSJ (foto - E.L. de Paula).

   

Três momentos de atividades: "Do quê são feitas as estrelas?" - à esquerda; "Caminhando com os animais" - no meio; "Detetive químico" - à direita (fotos: E.L. de Paula).

 Diante dos resultados desse evento, pelos quais os estudantes manifestaram satisfação e sugestões para que o evento se repetisse e fosse estendido a mais estudantes da Escola Básica, o DCNAT reunido em outubro de 2009 constitui-se uma comissão permanente para pensar e elaborar uma proposta de evento anual que permitisse estabelecer um canal de comunicação entre as comunidades interna e externa da Universidade, principalmente entre os estudantes da Escola Básica e a comunidade de professores e estudantes dos cursos de Física, Química e Ciências Biológicas.