Negócio vetor criado por pch.vector - br.freepik.com

Normas: Instrução Normativa CEFLO N° 03, de 15 de julho de 2021  

 

Esta Instrução Normativa estabelece normas para criação e manutenção de grupos de estudos junto a Coordenação de Engenharia Florestal.

 

GESAF - Grupo de Estudo e Pesquisa em Sistemas Agroflorestais 

 

Coordenadora do Grupo: Professora Patrícia Aparecida de Souza  

Público-alvo: Estudantes e servidores da Universidade Federal de São João del Rei, campus Sete Lagoas e demais Campi; Empresas e instituições parceiras públicas e ou privadas; Cursos de Engenharia Florestal, Engenharia Agronômica, Interdisciplinar em Biossistemas, Engenharia de Alimentos e Curso de Pós-graduação Mestrado em Produção Vegetal.

Histórico: “O mundo está enfrentando uma crise ambiental sem precedentes. Em diversas regiões, as formas de uso do solo praticadas ao longo dos últimos séculos degradaram os recursos naturais e agravaram a vulnerabilidade social”. O desmatamento e as atividades agropecuárias praticadas de forma predatória vêm causando: a extinção de espécies de plantas e animais, redução da quantidade e qualidade de água disponível, aumento de temperatura, mudanças no regime de chuvas, diminuição da produtividade agrícola, erosão do solo e até mesmo a desertificação de extensas áreas. Ao mesmo tempo, agricultores, técnicos e cientistas vêm desenvolvendo e praticando formas de produção que buscam reverter o processo de degradação. E nesta linha de pensamento, muitos estão optando pela utilização dos Sistemas Agroflorestais (SAF’s), que trazem diversas oportunidades para a recuperação destas áreas degradadas, podendo incluir o ser humano nestes processos e, ao mesmo tempo, incorporar árvores nas paisagens agrícolas. O grupo de estudo possibilitará aos alunos a discussão deste tema tão relevante na atualidade, além de trabalhar as habilidades e conceitos importantes das Ciências Florestais, aplicando-as na prática, bem como outras habilidades relativas às relações interpessoais. Nos grupos de estudos, os discentes têm a possibilidade de trabalhar em equipe, em atividades supervisionadas por um ou mais docentes, de modo a possibilitar um aprendizado mais personalizado, com a possibilidade de trabalhar as características de cada um que precisa de mais empenho.

Objetivos: 1. Reunir estudantes e servidores (professores e técnicos administrativos) vinculados a Universidade Federal de São João del Rei, campus Sete Lagoas, objetivando contribuir para ampliar as discussões acerca do tema. 2. Estabelecer vínculo participativo entre os produtores e a Universidade por meio de atividades de extensão, com o objetivo de transferir e receber informações e aproximar a comunidade acadêmica e os conhecimentos gerados por ela. 3. Proporcionar treinamento técnico sobre a implantação, produção e o manejo de sistemas agroflorestais, para alunos, produtores rurais e/ou auxiliares de campo, através de: Cursos; Palestras; Seminários; Dias de Campo; e Visitas Técnicas. 4. Visitar propriedades rurais, com intuito de melhorar o conhecimento sobre as diversas técnicas de manejo que ocorrem na prática, empregadas nos diferentes setores agropecuários. 5. Promover viagens, visitas, simpósios, congressos, seminários, centros de pesquisas e feiras agroflorestais.

 

GETEC - Grupo de Estudos em Tecnologia de Produtos Florestais

Coordenadora do Grupo: Professora Ana Flávia Neves Mendes Castro 

Público-alvo: Discentes do curso de Engenharia Florestal e demais cursos do campus CSL 

Histórico: O curso de Engenharia Florestal da UFSJ foi criado no segundo semestre de 2014 e desde então, os docentes tem se empenhado para fornecer um curso de qualidade, que contemple as mais variadas demandas do mercado de trabalho. Uma forma de trabalhar as habilidades e conceitos importantes das Ciências Florestais, bom como outras habilidades relativas às relações interpessoais e softskils, é por meio de Grupos de Estudos. Nesses  grupos  de  estudos,  os  discentes  têm  a  possibilidade  de  trabalhar  em  equipe,  em  atividades supervisionadas por um ou mais docentes, de modo a possibilitar um aprendizado mais personalizado, com a possibilidade de trabalhar as características de cada um que precisam de mais empenho. No curso de Engenharia Florestal da UFSJ, este será o segundo Grupo de Estudos criado, sendo uma ótima oportunidade para estimular a criação de novos grupos. 
 
Objetivos: Estimular e desenvolver habilidades necessárias para a realização de pesquisas, bem como para o trabalho em equipe. Promover um ambiente para discussão de temas pertinentes à Tecnologia de Produtos Florestais, e também conteúdos relacionados ao desenvolvimento pessoal e profissional. Orientar os discentes para a elaboração dos seus currículos, pensando em futuras aplicações para postos de trabalho ou em vagas para mestrado e doutorado.  

Última atualização: 17/05/2022