1º Dia de Campo sobre Produção Sustentável de Carvão Vegetal 

No dia 10/02/2020, ocorreu o 1º Dia de Campo sobre Produção Sustentável de Carvão Vegetal. O Evento foi organizado pelo Instituto Antonio Ernesto de Salvo (INAES) em parceria com o Departamento de Engenharia Florestal da UFSJ Campus Sete Lagoas. O evento aconteceu na área da Unidade Demonstrativa do Sistema Forno-Fornalha do Campus Sete Lagoas e faz parte do Programa Siderurgia Sustentável do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD Brasil).

Com o intuito de unir esforços para reduzir a emissão de gases estufa do processo produtivo do carvão vegetal sustentável, bem como de seu uso pelo setor siderúrgico, o PNUD Brasil implementou o Projeto Siderurgia Sustentável. Sob a coordenação técnica do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e com recursos do Fundo para o Meio Ambiente Global (GEF), o projeto incentiva processos, tecnologias e arranjos produtivos inovadores e mais eficientes para a produção de carvão vegetal advindo de florestas plantadas e para seu uso na siderurgia brasileira.

Assim, o objetivo do Dia de Campo foi apresentar informações sobre um sistema forno-fornalha para carbonização de madeira, que possibilita a máxima produção de carvão vegetal, com qualidade e baixa emissão de poluentes.  Foram discutidos aspectos técnicos e operacionais inerentes à silvicultura e qualidade da madeira, controle da carbonização por pirometria, resfriamento de fornos de alvenaria, qualidade do carvão e aspectos ambientais da produção de carvão vegetal.

O evento teve como participantes produtores de carvão vegetal, agricultores familiares, técnicos de extensão rural, estudantes e professores de ciências agrárias, siderúrgicas e agentes de fomento. 

 A equipe técnica da UFSJ, Campus de Sete Lagoas responsável por ministrar o dia de campo foram os professores do Departamento de Engenharia Florestal: Glauciana da Mata Ataide, Marina Donária Chaves Arantes e Renato da Silva Vieira. 

 

 

Curso Prático de Operação do Sistema Forno-Fornalha

Entre os dias 05 a 07 de fevereiro de 2020, ocorreu o Curso Prático de operação do Sistema Forno-Fornalha.  O Evento foi organizado pelo Instituto Antonio Ernesto de Salvo (INAES) em parceria com o Departamento de Engenharia Florestal da UFSJ Campus Sete Lagoas. O evento aconteceu na área da Unidade Demonstrativa do Sistema Forno-Fornalha do Campus Sete Lagoas e faz parte do Programa Siderurgia Sustentável do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD Brasil).

O Curso tratou de assuntos diversos como: a qualidade da madeira, controle de carbonização por pirometria, resfriamento de fornos de alvenaria, aspectos ambientais da produção de carvão vegetal dentre outros aspectos.

A equipe técnica da UFSJ, Campus de Sete Lagoas responsável por ministrar o curso prático foram os professores do Departamento de Engenharia Florestal: Glauciana da Mata Ataide, Marina Donária Chaves Arantes e Renato da Silva Vieira. 

  

 

 

Curso prático de construção do Sistema Forno-Fornalha

Entre os dias 09 a 13  de dezembro de 2019, ocorreu o Curso Prático de construção do sistema forno-fornalha. O Evento foi organizado pelo Instituto Antônio Ernesto de Salvo/INAES e a Universidade Federal de São João del-Rei/UFSJ, com o apoio do projeto Siderurgia Sustentável e seus parceiros.

O Curso abordou desde o planejamento até a instalação de uma unidade demonstrativa de produção de carvão vegetal. Tivemos a participação de produtores de carvão vegetal, agricultores familiares, técnicos de extensão rural, estudantes e professores de ciências agrárias, siderúrgicas e agentes de fomento. 

 A equipe técnica da UFSJ, Campus de Sete Lagoas responsável por ministrar o curso foram os professores do Departamento de Engenharia Florestal: Glauciana da Mata Ataide, Marina Donária Chaves Arantes e Renato da Silva Vieira. 

 

 

11ª Semana de Integração Tecnológica (SIT)

Entre os dias 21 a 25 de maio de 2018, ocorreu a 11ª Semana de Integração Tecnológica (SIT). O evento foi realizado pela Embrapa Milho e Sorgo, Universidade Federal de São João del-Rei, Emater-MG e Epamig. O dia 22/05/2018 foi dedicado ao Componente Florestal em Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), com a participação dos palestrantes: Marcelo Dias Muller/Embrapa Gado de Leite; Renato Vinicius Oliveira Castro/UFSJ; Thomaz Correa e Castro da Costa/ Embrapa Milho e Sorgo e Paulo Fernando Trugilho/UFLA; como também ao Dia de Campo (Giro Tecnológico) na Epamig Centro Oeste, Campo Experimental de Santa Rita; em que os participantes visitaram quatro distintas estações, Estação 1: Histórico e condução do sistema na área (Maria Celuta Machado Viana/Epamig); Estação 2: Mensuração da produção de madeira (Renato Vinicius Oliveira Castro/UFSJ e Thomaz Correa e Castro da Costa/Embrapa Milho e Sorgo); Estação 3: Desdobramento de madeira para diversos usos (Renato da Silva Vieira/UFSJ e Cesar Bueno/Husqvarna) e Estação 4: Tratamento da madeira (Marina Donária Chaves Arantes/UFSJ). No dia 23/05/2018 ocorreu o Minicurso “Amostragem da madeira para estudo de suas propriedades”, ministrado pelo professor Paulo Fernando Trugilho/UFLA. 

Agradecemos a direção do Departamento de Ciências Agrárias/DCIAG/UFSJ, Embrapa Milho e Sorgo, Emater-MG e Epamig pelo apoio; aos palestrantes e aos responsáveis pelas Estações do Dia de Campo e suas respectivas Instituições pela disponibilidade e contribuição. Como também a todos os participantes, que, enriqueceram o evento com perguntas, discussões e evidenciaram, indiscutivelmente, a importância da multidisciplinaridade para o avanço da Ciência, Tecnologia e Inovação.

 

 

I Mostra de profissões e cursos da UFSJ/CSL

Ocorreu no dia 17/11/2014 a I Mostra de Profissões e Cursos da UFSJ/CSL. Vários alunos de escolas municipais de Sete Lagoas e Prudente de Morais visitaram os estandes para conhecer mais sobre os cursos de Engenharia Agronômica, Engenharia de Alimentos e Engenharia Florestal, que são oferecidos pela UFSJ/CSL.

Agradecemos o apoio da empresa Vallourec Florestal na realização do evento.

Parabenizamos a todos os alunos e organizadores pelo sucesso do evento!

 


Última atualização: 25/08/2020