ENGENHARIA AGRONÔMICA - Colegiado do Curso

Portaria nomeação dos membros docentes

Portaria nomeação membro discente

 

Coordenadoria do curso:

  • Profa. Cidália Gabriela Santos Marinho

Vice-coordenadoria do curso:

  • Profa. Daniela de Carvalho Lopes

Representantes docentes:

  • Prof. Claudio Manoel Teixeira Vitor
  • Prof. Édio Luiz da Costa
  • Prof. Daniel Calbino Pinheiro

Representante discente:

  • Isabela Natacha Borba

Contato:

  • ceagr@ufsj.edu.br
  • secretaria.ceagr@ufsj.edu.br

 

 Reuniões ordinárias para o período letivo 2024/1:     1/mar    12/abr    10/mai    14/jun    3/jul   2/ago  29/ago  18/out   08/nov

 

Funcionamento do Colegiado do Curso

O Colegiado do Curso de Engenharia Agronômica tem funcionamento normatizado pelo seu Regimento Interno: RESOLUÇÃO N. 033, de 20 de junho de 2011.


É composto pelo(a) coordenador(a), pelo(a) vice-coordenador(a), por três docentes do curso por um(a) discente do curso. Os representantes docentes e discente ao indicado pelo órgão representativo e/ou eleito pelos seus pares.
O Colegiado reúne-se ordinária e mensalmente e suas deliberações se fazem com a presença mínima de 2/3 (dois terços) de seus membros. As reuniões ordinárias são previamente definidas em calendário e sempre marcadas dentro do período de funcionamento administrativo do Campus. As reuniões extraordinárias realizadas podem ser convocadas pelo Presidente ou atendendo à solicitação de 2/3 (dois terços) dos membros do Colegiado, com antecedência de mínima de 2 (dois) dias úteis. A convocação e pauta das reuniões ordinárias ou extraordinárias do Colegiado são enviadas por correio eletrônico, pela Secretária do Curso.
O comparecimento às reuniões do Colegiado pelos membros é obrigatório e preferencial em relação a qualquer atividade do Curso. Perde o mandato o membro do Colegiado que faltar, no período de um ano, a 03 (três) reuniões sem justificativa ou com justificativa não aceita pelo Colegiado ou a 05 (cinco) reuniões ordinárias mesmo com justificativas aceitas pelo Colegiado. No entanto, nenhum membro do Colegiado perdeu mandato até o momento, pois há ampla participação de todos os membros nas reuniões.
O Colegiado do Curso tem atuado de maneira decisiva para melhorar a qualidade do ensino. Nos mandatos anteriores, os principais desafios foram mudar a matriz curricular e fazer a reforma do primeiro PPC implantado; trazer todo o Curso para Sete Lagoas, já que o curso foi implantado para parte ocorrer na cidade sede da UFSJ e parte ocorrer em Sete Lagoas (a partir do quinto-período); contratação de novos professores, para lecionar no Ciclo Básico (até quarto período), após a aprovação da Reitoria para transferência de todo Curso para Sete Lagoas; adequação e melhoraria de toda estrutura do curso, mas principalmente dos laboratórios e salas de aula para os novos professores contratados para os primeiros períodos do curso, já que essa estrutura inicialmente foi montada em São João Del-Rei.
No atual mandato do Colegiado, os principais desafios continuam sendo a melhor adequação da estruturação do curso com a perspectiva de alterações do Plano Pedagógico (trabalho em conjunto com o Núcleo Docente Estruturante), contratação de mais professores e técnicos de laboratórios, os quais já foram solicitados à Reitoria da UFSJ, e utilização da Fazenda pelos discentes e docentes em atividades de ensino, pesquisa e extensão.
 
 

 

Última atualização: 25/10/2024