Guia do aluno - PPGF

 

Estruturação do curso – após 20/06/2021

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

Eletromagnetismo/ Mecânica Quântica/ Física Estatística

12 CRÉDITOS

DISCIPLINAS OPTATIVAS

4 CRÉDITOS

ESTAGIO DOCÊNCIA

2 CRÉDITOS

DISSERTAÇÃO

26 CRÉTIDOS

PROFICIÊNCIA EM LINGUA ESTRANGEIRA

-

 

1 - Requisitos para o título de mestre

 Para obtenção do título de Mestre em Física, o discente deverá cumprir:

·                       créditos em disciplinas (12 créditos em disciplinas obrigatórias e 4 créditos em disciplina optativa);

·                       comprovação de exame de proficiência em língua estrangeira;

·                       realização do estágio de docência (2 créditos),

·                        aprovação no exame de qualificação e

·                       aprovação na defesa da dissertação (26 créditos).

 

2 – Disciplinas

O discente deverá obrigatoriamente cursar as disciplinas de Eletromagnetismo, Mecânica Quântica e Física Estatística. Além dessas deverá também cursar mais uma disciplina optativa.

Caso o discente tenha cursado algumas dessas disciplinas, ou até mesmo a optativa, em outro programa ou instituição, ele poderá solicitar o aproveitamento de disciplinas. Nesse caso deverá encaminhar para a secretaria o formulário de solicitação, histórico e ementa da disciplina. O pedido será encaminhado ao colegiado local e uma vez aprovado, será lançado no histórico do discente.

Formulário de solicitação de aproveitamento de disciplina, clique aqui.

 

3 - Orientador

Cada discente terá um único orientador de dissertação, por ele escolhido dentre os membros do corpo docente, e que aceitar essa incumbência. 

O discente também poderá ter um professor coorientador.

O discente deverá escolher seu orientador em até 6 (seis) meses a partir da efetivação da primeira matrícula. Escolhido o orientador o discente deverá encaminhar a secretaria o formulário de orientação.

Formulário de orientação, clique aqui.

 

4 - Plano de estudos

O plano de estudo, elaborado pelo orientador e pelo discente, será submetido à apreciação do colegiado local até o final do primeiro período letivo cursado pelo discente. Ou seja, deverá ser encaminhado à secretaria em até 6 meses a partir da efetivação da primeira matrícula.

A falta de plano de estudo, devidamente aprovado, impede o discente de matricular-se no segundo período letivo.

O plano de estudo poderá ser mudado por proposta do Orientador.

Modelo de plano de estudos, clique aqui.

 

5 - Projeto de Pesquisa 

O discente e o orientador deverão submeter ao colegiado local um projeto de pesquisa para o desenvolvimento de sua dissertação. O projeto de pesquisa será avaliado pelo colegiado local quanto à sua adequação e exequibilidade, podendo ser solicitado parecer de um professor da mesma linha de pesquisa do orientador. 

Caso o projeto de pesquisas seja julgado não adequado ou inexequível o discente e seu orientador deverão apresentar um novo projeto de pesquisa. 

O projeto de pesquisa deverá ser submetido dentro de um prazo máximo de 12 (doze) meses a partir da efetivação da matrícula. 

É responsabilidade do discente encaminhar para o projeto de pesquisa para a secretaria, no prazo acima estipulado.

Modelo projeto de pesquisa, clique aqui.

 

6 - Exame de proficiência em língua inglesa

O exame de proficiência em língua estrangeria adotado é balizado pelo quadro comum europeu de referência para línguas, sendo necessário nível A2 para mestrado e B1 para doutorado. Adota-se o seguinte quadro de nível de proficiência:

EXAME

PONTUAÇÃO MÍNIMA

 

MESTRADO

CENEX-FALE-UFMG (Faculdade Letras – UFMG)

60

TOEIC

255

TOEFL ITP (Institucional Testing Program)

397

TOEFL CBT (Computacional Testing Program)

93

TOEFL IBT (Internet Based Test)

30

IELTS

3.0

EXAME PROFICIÊNCIA – Cultura Inglesa São João del-Rei

KET

CAMBRIDGE EXAM

KET

Os certificados de proficiência terão validade de 10 anos.Outros exames de proficiência deverão ser solicitados para avaliação ao Coordenador do Programa.

 

O discente deverá comprovar a proficiência em Língua estrangeira no período máximo de 16 (dezesseis) meses após o ingresso. 

O discente somente poderá realizar o exame de qualificação e a defesa da dissertação após a aprovação no exame de proficiência em língua inglesa.

 

Formulário de solicitação de aproveitamento de proficiência, clique aqui.

 

 7 - Estágio de docência

Todos os discentes deverão cumprir estágio de docência na graduação, preferencialmente sob supervisão de seu orientador, com carga horária mínima de 36 horas.  O discente deverá acordar diretamente com o orientador sobre quando fazer o estágio.

O discente deve iniciar seu estágio de docência até o décimo oitavo mês após o ingresso, podendo assim ser finalizado após o exame de qualificação. Para marcar a defesa da dissertação o estágio de docência deve ter sido concluído e comprovado.

Para comprovação do estágio de docência, será necessária a entrega de uma declaração do supervisor do estágio atestando que o discente cumpriu o estágio. Com anuência do orientador, o supervisor do estágio poderá ser outro professor do programa.

Modelo de declaração de estágio docência, clique aqui.

 

8 - Exame de qualificação

O formulário de solicitação de banca de qualificação deverá ser encaminhado para a secretaria, em até 30 dias antes da data definida para o exame. Esse formulário deverá estar acompanhado do formulário de cadastro de banca de qualificação.

O exame de qualificação deverá acontecer até o 18º mês após a matrícula. O discente que não tiver condições de apresentar nesse prazo deverá encaminhar o pedido de prorrogação, em até 30 dias antes de completar o 18° mês.

O pedido de prorrogação do prazo de qualificação deverá ser encaminhado ao colegiado local, para aprovação, constando a data prevista do exame e a justificativa do atraso.

Somente poderá prestar exame de qualificação o discente que tiver integralizado os créditos em disciplinas e a comprovação da proficiência em língua estrangeira. O estágio de docência poderá ser realizado posteriormente ao exame de qualificação.

A banca examinadora do exame de qualificação será constituída de no mínimo 3 (três) membros titulares, sendo um deles o orientador e 1 (um) membro suplente para cada titular, todos portadores do título de doutor.  

O pedido de exame de qualificação, solicitado pelo discente e orientador, será encaminhado ao colegiado local para apreciação e indicação da banca examinadora, com a seguinte documentação:

1.            Formulário solicitando o Exame de Qualificação conforme modelo disponível na página do Programa, com no mínimo 5 (cinco) sugestões de nomes para a banca.  

2.            Manuscrito preliminar de dissertação, abordando resultados e discussões preliminares da pesquisa, que deverá ser encaminhada à banca examinadora com antecedência mínima de 10 dias

Obs. Coorientador pode ser membro da banca examinadora.

Pedido de prorrogação do prazo de qualificação, clique aqui.

Formulário de solicitação de banca de qualificação, clique aqui.

Formulário de cadastro de banca de qualificação, clique aqui.

 

9 - Defesa da dissertação

O formulário de solicitação de banca de defesa de dissertação deverá ser encaminhado para a secretaria, em até 30 dias antes da data definida para a defesa. Esse formulário deverá estar acompanhado do formulário de cadastro de banca de defesa de dissertação de mestrado.

A defesa da dissertação deverá acontecer até o 24º mês após matrícula. O discente que não tiver condições de apresentar nesse prazo deverá encaminhar o pedido de prorrogação, até 30 dias antes de completar o 24º mês.

O discente deverá ter cumprido e apresentado a comprovação de todas as exigências antes de solicitar a defesa da dissertação.

O discente deverá realizar a entrega da versão impressa aos membros da banca examinadora, no prazo de 30 (trinta) dias antes da data prevista para a defesa de dissertação. 

Obs. Coorientador não pode ser membro da banca examinadora, somente no caso de substituição do orientador.

Pedido de prorrogação do prazo de defesa de dissertação, clique aqui.

Formulário de solicitação de banca de dissertação, clique aqui.

Formulário de cadastro de banca de dissertação, clique aqui.

 

Mais informações disponivéis no Regimento do PPGF


 


Última atualização: 12/03/2024