PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA

EM ASSOCIAÇÃO AMPLA UFSJ/UNIFAL-MG

ATENÇÃO:

 Publicado o resultado final do processo seletivo para o primeiro semestre de 2023

 

 

 

Quem Somos?

     Estabelecido em 2011 em Minas Gerais, o PPGF funciona no formado de Ampla Associação, sendo composto por docentes pesquisadores da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Na UFSJ, o curso está estabelecido no Campus Dom Bosco, em São João del-Rei, e no Câmpus Alto Paraopeba, localizado na cidade de Ouro Branco.

O Que Fazemos?

     Ofererecemos curso de Mestrado Stricto Sensu, com novas turmas iniciadas semestralmente. Ao escolher uma das linhas de pesquisa, o estudante determina em qual campus irá cursar as disciplinas e realizar sua pesquisa. O programa conta com 23 docentes permanentes e 3 colaboradores, cujas linhas de pesquisa, enquadram-se 2 áreas de concentração:

Matéria Condensada e Partículas e Campos.

A lista completa dos docentes e suas respectivas linhas de pesquisa, é encontrada no link abaixo.

Corpo docente

Como ingressar no mestrado?

     A cada semestre é aberto um processo seletivo, composto por uma prova de conhecimentos e avaliação de currículo. São disponibilizadas vagas para todos os campi, e há a possibilidade de bolsa para os primeiros colocados. Veja mais informações em https://ufsj.edu.br/ppgf/processo_seletivo.php

 

Como entrar em Contato?    

     Você pode obter mais informações buscando neste site. Para ficar sempre atualizando a respeito dos eventos, editais e novidades do PPGF, cadastre-se na nossa página no Facebook. Para obter mais informações, entre em contato com nossa secretaria através dos contatos abaixo abaixo:

E-mail: ppgf@ufsj.edu.br

Secretária: Joana Longatti

Horário de Funcionamento: das 14 às 17hs, de segunda à sexta.

Telefone: (32) 3379-5143

Sala A-2.17 (DCNAT)

Campus Dom Bosco

Praça Dom Helvécio, 74

Bairro Dom Bosco - CEP 36301-160

São João del Rei - MG 

 

Addendum

 

A CAPES define a Associação Ampla como uma articulação oficializada entre instituições para, conjuntamente, co-patrocinarem a criação e manutenção de um Programa de Pós-graduação. A Associação ampla entre UNIFAL-MG e UFSJ surgiu no contexto do Consórcio das Universidades Federais do Sul-Sudeste de Minas. O programa de Pós-Graduação em Física foi aprovado pelo Conselho Técnico Científico da CAPES em 27/10/2011. Atualmente o PPGF oferece o curso de Mestrado em Física Stricto Sensu. 

PARECER DE RECONHECIMENTO DO PPGF


Última atualização: 24/07/2023