1. Apresentação
  2. Proposta
  3. Infraestrutura
  4. Linhas de pesquisa
  5. Grupos de pesquisa
  6. Inserção social e inovação
  7. Notícias e eventos
  8. English
  9. Español

Inserção social e inovação

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEDU), atua em conjunto com a sociedade com atividades como: programas de extensão, educação museal, alfabetização de pessoas idosas, criação artística, formação de professores, difusão de podcast para escolas públicas, elaboração de material didático para a Educação Básica, divulgação científica junto à Educação Básica, eventos locais, regionais, nacionais e internacionais. Já com relação ao impacto e inserção científicos, o Programa realizou intercâmbios com universidades de destaque nacional e até internacional, como: USP, UNICAMP, UNB, UFOP, UFRGS, PUC-RJ, Universidade de Aveiro (Portugal).

PPEDU na Mídia

Questão no ENEM 2023

Questão do ENEM 2023, que estampa a fotografia da avó bordada de uma professora do DECED. A questão estampada na imagem que ilustra essa matéria caiu no Enem 2023. Fotografia da avó bordada é de autoria da professora Giovana Scareli, do Departamento de Ciências da Educação da UFSJ (DECED) e Docente Permanente do PPEDU, e faz parte de seu artigo A máquina de costura e os fios da memória: aspectos (auto)biográficos engendrados pelo cinema.

Professora no Chamada Atlânticas

A Professora Cristina Carla Sacramento, selecionada para Chamada Atlânticas (Programa Beatriz Nascimento de Mulheres na Ciência).

A Professora Cristina Carla Sacramento, graduada em Pedagogia na UFSJ, foi uma das 86 mulheres selecionadas na Chamada Atlânticas - Programa Beatriz Nascimento de Mulheres na Ciência. Ela vai realizar seu estágio pós-doutoral na Universidade Agostinho Neto, em Luanda (Angola).

Cristina é graduada em Pedagogia aqui na UFSJ, onde também fez Mestrado na Pós-graduação em Educação PPEDU (Processos Socioeducativos e Práticas Escolares), sob orientação do professor. Laerthe de Moraes Junior, no ano de 2013. Em seguida, fez doutorado na Faculdade de Educação da Unicamp. Atualmente é professora da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).


Última atualização: 21/10/2025