A estrutura curricular do Curso de Mestrado em Educação prevê que o aluno deve cursar um mínimo de 270 (duzentas e setenta) horas/aula, correspondendo a 18 (dezoito) créditos: duas unidades curriculares obrigatórias, totalizando 8 (oito) créditos; três unidades curriculares optativas; ou duas disciplinas optativas e participação em Seminários de Pesquisa vinculados ao programa, totalizando 6 (seis) créditos; e quatro unidades curriculares de atividades orientadas de pesquisa totalizando 4 (quatro) créditos.
As disciplinas obrigatórias, para as duas linhas de pesquisa, de 60h cada, são:
• Fundamentos da Educação Brasileira (4 créditos)
• Pesquisas na área de Educação (4 créditos)
Em média, duas Disciplinas Optativas são ofertadas semestralmente. Tais disciplinas proporcionam ao corpo discente possibilidades de formação tanto na área específica da sua linha de pesquisa, quanto em diferentes perspectivas investigativas e epistemológicas no que se refere ao interesse de investigação. Ao menos uma das optativas deve estar vinculada à linha de pesquisa do(a) mestrando(a). Cada disciplina optativa, de 30h, totaliza 2 créditos.
As optativas da linha 1 são:
• Tópicos Especiais em Educação, Imagem e Filosofia.
• Paulo Freire: linguagem escrita e leitura de mundo.
• Mulheres, intelectualidade e escrita feminina na história da educação.
• Letramento acadêmico: leitura e escrita na universidade.
• Corpo e velhices: pesquisas em educação.
• História e Memória.
• Estudos Transversais entre Michel Serres e Michel Foucault: educação e poder.
• Relações familiares e estratégias educativas na história da educação
• Direitos Fundamentais da Infância e Teoria Histórico-Cultural: princípios e perspectivas para humanização.
• A fenomenologia e a pesquisa em ciências humanas
• Tópicos Especiais em Pesquisa Qualitativa
As optativas da linha 2 são:
• Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente / CTSA
• Epistemologias e desconstrução.
• Teoria Ator-rede e Educação
• Linguagem e Discurso na Educação em Ciências
• Pesquisas em educação com cinema na América Latina
• História da Ciência e Educação
• Pesquisa quantitativa em Educação em Ciências
• Antropologia e Educação
• Estudos em formação de professores
Fazem parte da proposta curricular os Seminários de Pesquisa, que acontecem uma vez por mês. Os Seminários de Pesquisa não substituem as disciplinas obrigatórias ou atividades orientadas de pesquisa, mas podem substituir, a critério do discente e do orientador, pelo menos uma disciplina optativa de 2 (dois) créditos, mediante comprovação de carga horária equivalente.
Última atualização: 03/02/2025