CORPO DOCENTE PERMANENTE PARA O QUADRIÊNIO 2021-2024

 

Linha de Pesquisa Discurso e Representação Social

 

Prof. Dr. ANTÔNIO LUIZ ASSUNÇÃO

Doutorado em Estudos Linguísticos – Subárea Linguística - pela UFMG. Possui interesses de pesquisa em Análise Crítica do Discurso, Modos de construção dos sujeitos, Representação em Práticas Discursivas na Mídia e em outros corpora. Cognição e cultura, modelos cognitivos metafóricos em diferentes práticas textuais-discursivas.

 

Prof. Dr. CLÁUDIO MÁRCIO DO CARMO

Doutorado em Estudos Linguísticos – Subárea Linguística Aplicada – pela UFMG. Possui interesses de pesquisa em práticas discursivas na mídia ou em outros corpora, especialmente as orientadas a minorias, grupos vulneráveis, questão racial e questão religiosa, sob perspectivas de base linguística sistêmicofuncional, a exemplo da Análise Crítica do Discurso e da Semiótica Social, com foco principal na produção, distribuição e consumo do discurso de ódio.

 

Prof. Dr. EDMUNDO NARRACCI GASPARINI

Doutorado em Análise do Discurso pela UNICAMP. Possui interesses de pesquisa no discurso pedagógico e em práticas linguístico-discursivas relacionadas à instituição escolar sob a perspectiva da teoria dos discursos de Michel Pêcheux em sua articulação com a psicanálise e com a teoria da ideologia de Louis Althusser.

 

Prof. Dr. IVAN VASCONCELOS FIGUEIREDO

Doutorado em Estudos Linguísticos – Subárea Análise do Discurso – pela UFMG. Possui interesses de pesquisa em Discurso Midiático, especialmente aqueles orientados a manifestações contemporâneas, desobediência civil e transgressão.

 
 

Profa Dra. LAURA SILVEIRA BOTELHO

Doutorado em Linguística pela UFJF (2016). Possui interesse em pesquisas que envolvam os estudos sobre letramentos, gêneros textuais, articulados aos estudos do discurso e formação discursiva de professores.

 

Profa. Dra. LUCIANI DALMASCHIO

Doutorado em Linguística pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais. Linha: Linguística Teórica e Descritiva. Possui interesses de pesquisa nas seguintes áreas de estudo: semântica, sintaxe e enunciação.

 

Prof. Dr. LUIZ ADEMIR DE OLIVEIRA

Doutorado em Ciência Política pela IUPERJ (2005). Tem experiência nas áreas de Teorias da Comunicação, Teorias do Jornalismo, Pesquisa em Comunicação e em Jornalismo e Comunicação Política e atuando em quatro eixos de investigação: (a) estudos sobre campanha permanente; (b) pesquisas sobre campanhas políticas e eleitorais em mídias massivas e digitais; (c) Ficção Seriada e Construções Identitárias.

 

Profa. Dra. NÁDIA DOLORES FERNANDES BIAVATI

Doutorado em Linguística – Subárea Linguística dos Gêneros e dos Tipos Textuais – pela UFMG (2009).Pós- Doutoramento com foco nas relações entre Semântica e Discurso(s). Possui interesses de pesquisa nas relações entre gêneros e discursos sobre a escola, nos atores sociais das/nas instituições, na(s) identidade(s) e nas  práticas profissionais, tomando como foco a linguagem como prática social.

 

Profa. Dra. NATÁLIA ELVIRA SPERANDIO

Doutorado em Estudos Linguísticos pela UFMG (2014). Tem interesse na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: Linguística Cognitiva, Linguística enunciativa e  discursiva, Gêneros textuais/discursivos.

 

 

Linha de Pesquisa Literatura e Memória Cultural

 

Profa. Dra. ANDRÉA PORTOLOMEOS

Doutorado em Letras - Literatura Comparada - pela Universidade Federal Fluminense (2005), com período sanduíche na Università la Sapienza, em Roma. Foi bolsista de pós-doutorado júnior do CNPq na Universidade Federal Fluminense (UFF). Atuou na UFLA, como professora concursada para a área de literatura brasileira e teoria literária, na graduação e na pós-graduação, permanecendo credenciada pela CAPES no curso de pós-graduação. É professora associada 3 de literatura brasileira no curso de Letras da UFSJ.

 

Profa. Dra. ELIANA DA CONCEIÇÃO TOLENTINO

Doutorado em Estudos Literários – Subárea Literatura Comparada – pela UFMG. Possui interesses de pesquisa em Literaturas de Língua Portuguesa visando a relação entre Literatura, História e Memória Cultural; Memória e (Auto)biografia e Acervos.

 

Prof. Dr. JOÃO BARRETO DA FONSECA

Doutorado em Comunicação e Cultura (UFRJ). Possui interesse em dispositivos de vigilância modernos e contemporâneos, relacionados à escrita literária dos melodramas, romances policiais e folhetins e também a sistemas imagéticos como fotografia e cinema. Também possui interesse nas relações entre gênero, corpo, sexualidade e imagem; novas disposições narrativas digitais autobiográficas; cinema, cinema expandido e pós-cinema.

 

Profa. Dra. JULIANA BORGES OLIVEIRA DE MORAIS

Doutorado em Estudos Literários pela UFMG (2014). É pesquisadora do Núcleo de Estudos em Literaturas de Língua Inglesa (NELLI), UFMG. É também pesquisadora no grupo Mulheres e Ficção, o qual também coordena (UFV). Áreas de pesquisa: literaturas escritas por mulheres, literatura de expressão inglesa, teoria da literatura, literaturas da diáspora, artes como promotoras de saúde.

 

Profa. Dra. KÁTIA HALLAK LOMBARDI
 
Doutorado em Comunicação e Sociabilidade Contemporânea (UFMG). Possui interesses de pesquisa relacionados aos estudos da imagem, fotografia (em especial, teorias da fotografia, fotografia de guerra e mulheres na fotografia), documentário imaginário, narrativas visuais, poéticas do vestígio e memória.
 
 
 
Prof. Dr. LUIZ MANOEL DA SILVA OLIVEIRA
 
Doutor em Literatura Comparada (UFRJ) e tem interesses de pesquisa em vertentes temáticas do feminismo, do pós-colonialismo, do pós-modernismo, da intertextualidade, da interdisciplinaridade, das diásporas, da identidade, do gênero, da sexualidade e de raça e etnia, na escrita contemporânea de e/ou sobre as mulheres, nas literaturas de expressão inglesa, mas também em vieses comparatistas e revisionistas de obras canônicas nesse mesmo recorte.

 

Profa. Dra. MARIA ÂNGELA DE ARAÚJO RESENDE

Doutorado em Estudos Literários – Subárea Literatura Comparada (UFMG), Pós-doutorado em Estudos Literários: Poéticas Contemporâneas e experiência urbana. Interesses de pesquisa em poéticas da contemporaneidade (poesia e prosa), poéticas urbanas (escrita, corpo e cidade), pesquisa em acervos e autobiografias.

 

Profa. Dra. MIRIAM DE PAIVA VIEIRA

Doutorado em Estudos Literários – Subárea Teoria da Literatura e Literatura Comparada – pela UFMG. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas, outras Artes e Mídias e também Literaturas em Língua Inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: intermidialidade: adaptação cinematográfica e relações entre literatura, pintura e arquitetura.

 

Profa. Dra. VANESSA MAIA BARBOSA DE PAIVA

Doutorado em Educação (Linha Currículo e Cultura) na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes/ES). Possui interesse em pesquisas que abordem questões de narrativas, narrativas transmídias, literatura (s), audiovisuais, mídias, subjetividades e as interfaces com os temas da memória e da cultura.

 

Professor Colaborador:

Prof. Dr. CRISTIANO OTAVIANO

 

É doutor em Estudos Literários pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2015). Atualmente, desenvolve pesquisas em duas áreas: (1) Estudos semiológicos da construção dos discursos midiáticos sobre o poder; (2) Os efeitos das novas tecnologias sobre o jornalismo, a publicidade, a literatura e a arte, com o foco voltado para Narrativas de Viagem.


Última atualização: 04/03/2024