Histórico

O Departamento de Letras, Artes e Cultura (DELAC) da Universidade Federal de São João del-Rei, proponente deste Programa de Mestrado, conta atualmente com o Grupo de Pesquisa em Memória e Modernidade, o Grupo de Estudo e Pesquisa em Teatro Brasileiro, Grupo de Pesquisa em Discurso e Mídia e Grupo de Pesquisa em Teorias do Discurso. Esses grupos têm desenvolvido pesquisas sobre obras de escritores brasileiros e estrangeiros, consideradas como práticas culturais historicamente localizadas, bem como têm trabalhado com a organização de acervos da região, a exemplo do acervo do Jornal do Poste, um jornal mural publicado desde a década de 1950, e do acervo do Clube Teatral Arthur Azevedo.

Recentemente adquiriu, através de doação da família Guerra, o acervo particular de Nequinha Guerra, Diretor de Teatro e fundador do Clube Teatral Arthur Azevedo. Cumpre destacar ainda as pesquisas realizadas no acervo de obras raras da Biblioteca Municipal Baptista Caetano, inaugurada em 1827 como primeira biblioteca pública de Minas Gerais. Com cerca de 8.000 volumes que datam do século XVI ao século XIX, encontra-se atualmente sob a guarda da Universidade Federal de São João del-Rei (ver anexo IV onde estão listados 600 títulos).

Esses grupos de pesquisa, que reúnem professores e alunos, têm apresentado trabalhos em congressos e simpósios nacionais e internacionais, além de publicar regularmente em livros e periódicos indexados. De uma perspectiva teórica e metodológica, essas pesquisas desenvolvem questões relativas à memória e à identidade cultural, através do estudo da literatura e de outras práticas discursivas, articulando problemas referentes aos estudos literários e culturais. Esses trabalhos de pesquisa e a qualificação docente têm tido um papel preponderante refletido significativamente na melhoria do curso de Graduação em Letras, o que pode ser observado através do conceito A obtido cinco vezes consecutivas no Exame Nacional de Cursos do MEC/INEP desde a sua implantação para os cursos de Letras.

O Programa de Pós-Graduação em Letras: Teoria Literária e Crítica da Cultura tem como objetivo desenvolver pesquisas sobre a literatura e outros discursos, levando-se em conta principalmente as questões referentes à memória e à identidade cultural. Parte-se do pressuposto de que a literatura, enquanto uma prática discursiva determinada, articula-se com diferentes discursos socialmente compartilhados, o que contribui para sua especificidade histórica, cultural e artística.

O Mestrado em Teoria Literária e Crítica da Cultura baseia-se na concepção de que a literatura é uma das formas através das quais as culturas se reconhecem como projeções de alteridade e como tais projeções revelam tradições locais, regionais ou nacionais, atravessadas pelos efeitos da globalização. Nesses termos, a articulação entre teoria literária e crítica da cultura instaura novas formas de interlocução intersemiótica e intercultural, que impulsionam a construção de novos objetos teóricos. De uma perspectiva conceitual contextualizada e não essencialista, esses objetos respondem não só pelas suas próprias condições de produção, mas pela razão teórica e metodológica que os auto-regula discursiva e culturalmente.

O Programa de Pós-Graduação em Letras: Teoria Literária e Crítica da Cultura, diante da problematização atual das noções de universalidade e totalidade, busca conceber a literatura como forma de apropriação de identidades sociais e como memória cultural. Busca assim tornar claro o fato de que o resgate de objetos culturais diferenciados intervém na somatória dos traços de identidade de uma cultura, formando um espaço de significação descentrada, aberto a modalidades residuais ou alternativas de sentido. Nesse caso, o elemento nacional ou regional, enquanto marca de diferença literária, por exemplo, só adquire valor de referência quando respaldado pela heterogeneidade que o constitui e que o torna singular no conjunto das representações simbólicas em que se insere.

Sob esse ponto de vista, esses processos ganham outros contornos relevantes nesta proposta, em vista da riqueza e variedade de fontes primárias possíveis de serem exploradas no âmbito das temáticas da memória e identidade cultural, muitas inéditas ou pouco exploradas, na Região das Vertentes. São João del-Rei, por ter sido a sede jurídico-administrativa da antiga Comarca do Rio das Mortes, concentra uma vasta documentação cartorária, que permite a abordagem das representações culturais sobre os costumes e hábitos sociais desde o século XVIII. Além disso, por ter se destacado como importante núcleo urbano e econômico para uma vasta região do oeste e sul de Minas Gerais, a cidade também abriga arquivos relevantes, compondo um acervo de textos literários, jurídicos, históricos e outros que ainda não foram pesquisados.


Última atualização: 13/11/2023