PROJETOS

LEMA – Laboratório de Estratégia e Meio Ambiente

O LEMA coordena ou participa como parceiro de vários projetos, tanto na UFSJ como na comunidade ao entorno. Nossos projetos abrangem as várias áreas de atuação, qual sejam as de Ensino, Pesquisa e Extensão. Segue abaixo nossos projetos:

 

CIMAQ – Curso Interdisciplinar de Meio Ambiente e Qualidade

O Cimaq é um curso para os estudantes da UFSJ que busca oferecer aos seus alunos uma formação geral em Meio Ambiente e Qualidade além da formação ética, desenvolvendo as seguintes qualidades: Falar em Público, trabalhar com ferramentas da Qualidade e Elaborar e Executar um projeto. Sempre visando a Área Ambiental, o curso procura munir os alunos de um diferencial focado na Qualidade e no desenvolvimento do ser além da academia.

Mais informações

PSQA - Prestação de Serviços em Química Ambiental

O LEMA, através de uma parceria com o Departamento de Ciências Naturais e o Laboratório de Química da UFSJ, presta serviços de análises químicas para várias empresas da região.

Mais informações

ASCAS - Associação de Catadores de Material Reciclável de São João del-Rei

Nascida de um projeto de estenção/investigação originado em 2002, a ASCAS foi fundada em 2003 com o apoio do LEMA e outros vários parceiros. Este projeto une dimensões de Meio Ambiente e Inclusão Social, sendo, juntamente com seus subprojetos, um dos grandes geradores de qualidade de vida em São João del-Rei.

Mais informações

Física Ambiental

O LEMA através de parceria com o departamento de Física da UFSJ realiza prestação de serviços de medições físicas ambientais.

Mais informações

EducAção nas Trilhas da Estrada Real

Juntamente com a Superintendência Regional de Ensino o LEMA desenvolveu um dos maiores programas de Educação Ambiental do Brasil. Projeto pioneiro e que tende a se tornar referência para grandes ações de Educação Ambiental.

Coleta Seletiva na UFSJ

Projeto que visa a instalação de um programa de Coleta Seletiva e Educação Ambiental na Universidade Federal de São João del-Rei, tal como a formação de agentes ambientais e profissionais sensibilizados e capacitados para a causa ambiental.

Banco de Palestras

O LEMA possui um banco de palestras destinadas às mais diversas instituições. Os temas são da área ambiental e de qualidade. Confira as nossas palestras e veja qual a sua instituição necessita.

Mais informações

Universidade Pública na Escola Pública: Um Projeto de Inclusão Educacional

Nosso grande Projeto de Inclusão Educacional pretende levar informações a cerca de seis mil alunos do Ensino Médio em 2005 e deverá ser a grande inovação em termos de tecnologia social de Inclusão Educacional, reforçando ainda mais a característica inclusiva da UFSJ.

Mais informações