Projeto Catadores

 

Apresentação em PowerPoint

A UFSJ têm coordenado, desde o final do ano de 2002, um Projeto de extensão/investigação junto a um grupo de Catadores de material reciclável da cidade de São João del-Rei. O Projeto tem como objetivo principal a organização desse grupo de Catadores em um empreendimento solidário. Como desdobramento desse objetivo destacam-se a inserção social desses trabalhadores qualificados da limpeza urbana, que em geral estão excluídos do mercado de trabalho, bem como a conscientização ambiental da população e a destinação adequada de resíduos sólidos recicláveis do município com a conseqüente preservação do meio ambiente.

Para dar início ao trabalho contou-se, além do LEMA, com as seguintes parcerias estabelecidas, por meio de convênio, entre a Universidade, a Pastoral de Rua da Arquidiocese de Belo Horizonte, a Diocese, a Associação Comercial e Industrial, o Sindicato de Comércio Varejista, a Câmara de Dirigentes Lojistas e a Prefeitura Municipal de São João del-Rei.

Num segundo momento, o projeto se manteve em uma fase incipiente, na qual a Associação dos Catadores de Material Reciclável de São João del-Rei – ASCAS foi constituída legalmente em setembro de 2003. Mesmo com este passo importante, a ASCAS ainda não possuía recursos para a o pleno funcionamento, que seria o beneficiamento e comercialização do material coletado por seus associados.

Durante este fase, algumas ações foram executadas, dentre elas, a implantação da coleta seletiva em um conjunto habitacional, denominado INOCOOP, que buscava o fortalecimento e maior visibilidade da ASCAS na comunidade sanjoanense.

Outra ação de iniciativa da UFSJ, através do LEMA, do Laboratório de Pesquisa e Intervenção Psicossocial – LAPIP e da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares - ITCP, foi a busca constante por apoio financeiro em instituições públicas e privadas. Esta busca culminou na doação, por parte da Companhia Industrial Fluminense – CIF de materiais de segurança e uniformes, e no financiamento do maquinário necessário ao funcionamento da Associação por parte da Fundação Banco do Brasil.

Atualmente, a ASCAS está em pleno funcionamento em sua sede/galpão, na R. Carlos Guedes, 22 no Bairro de Matozinhos onde recebe doações de materiais, como papel, papelão, plásticos, alumínio e outros materiais recicláveis.

No entanto, as ações do projeto Catadores não param por aí. As pessoas envolvidas continuam na busca de soluções e parcerias que tornem a ASCAS, um empreendimento solidário, que garanta aos seus membros condições dignas de vida e inserção na sociedade, ao mesmo tempo que contribui de maneira significativa com a diminuição do impacto ambiental no município de São João del-Rei. Prova disso foi a contemplação da associação pelo 10° Prêmio Banco Real - Universidade Solidária.