Fluxograma do Curso de Comunicação Social - Jornalismo da UFSJ

 

A equivalência interna entre disciplinas e/ou o aproveitamento de estudos (equivalência externa) são regulamentados pela RESOLUÇÃO/CONEP Nº 011, DE 25 DE MAIO DE 2022 – "Regulamenta os dispositivos de equivalência interna, aproveitamento de estudos, dispensa de unidades curriculares e prorrogação de prazo máximo de integralização da UFSJ."

 

Art. 1º A integralização curricular dos discentes dos Cursos de Graduação da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) ocorre com o aproveitamento de todas as unidades curriculares da matriz curricular prevista no Projeto Pedagógico de Curso (PPC). O aproveitamento das unidades curriculares do curso pode ser obtido: a) pela aprovação, de acordo com as regras estabelecidas das unidades curriculares cursados no respectivo curso e com a matriz curricular do curso; b) por equivalência interna, quando da aprovação em unidades curriculares cursados em outros cursos da Instituição; c) por aproveitamento de estudos, quando da aprovação em unidades curriculares cursados em outra instituição; d) por dispensa de unidade curricular pela abreviação do curso ou de aproveitamento de estudos que não se aplicam à alínea ‘c’. 

Art. 2º A equivalência interna entre unidades curriculares de outros cursos de graduação da UFSJ pode se dá de forma AUTOMÁTICA, caso prevista na tabela de equivalências, ou MEDIANTE SOLICITAÇÃO E ANÁLISE. 

 

Consulte a tabela abaixo com a relação de equivalências internas.

Tabela de Equivalência Interna entre cursos (currículo 2015) - aprovada em 5/5/2023 na 94ª Reunião do Colegiado de Curso.

Tabela de Equivalência (currículo 2009)

 

SOLICITAÇÃO DE APROVEITAMENTO DE ESTUDOS PARA ANÁLISE

Caso a disciplina cursada não consta na tabela atualizada acima, o discente deve solicitar análise ao Colegiado do curso. Para tanto, envie um e-mail para ccoms@ufsj.edu.br, contendo:

1. Tabela devidamente preenchida - baixe o modelo

2. Extrato do histórico escolar (emitido pelo SIGAA)

 

Resolução UFSJ/CONEP nº 011/2022 - Regulamenta os dispositivos de equivalência interna, aproveitamento de estudos, dispensa de unidades curriculares e prorrogação de prazo máximo de integralização da UFSJ


Última atualização: 22/08/2023