Vou lhes contar, brevemente, um sonho que tive na noite passada. Sonhei que viajava de trem, juntamente com vários amigos. Conversávamos sobre diferentes assuntos, ríamos de nossas palhaçadas, aconselhávamos uns aos outros, contávamos as belas paisagens já visitadas. Repentinamente, nosso vagão parou, as luzes se apagaram e se escureceu. Assustados, corríamos para abraçar uns aos outros para saber se estavam todos bem. Um pico de energia fez com que o vagão ficasse à meia luz. Quando nosso vagão voltou a andar, qual não foi a nossa surpresa ao ver que um dos assentos estava vazio e, ao olhar para fora, vimos que alguém descera. Corremos para avisar o maquinista para parar o trem, mas este se negou dizendo que não era possível retornar. Desesperados, procurávamos por quem faltava e qual não foi o nosso desencanto ao constatar que era você, Tiago. Não entendíamos a partida tão repentina e porque você resolvera descer antes de nós, sem ao menos se despedir. A tristeza tomou conta de nossos corações por saber que teríamos de seguir a viagem sem você, e as trevas novamente invadiram nosso vagão. Aos prantos, todos tentavam se consolar e tentar entender o que acontecera. Num dado momento, um brilho começou a ofuscar nossos olhos e uma luz intensa, vinda de fora, iluminou nosso vagão e, quando conseguimos enxergar, vimos que o brilho vinha de uma estrela. Essa estrela era você, Tiago, que agora ilumina nosso viver, com sua presença no céu.  

Pois bem, Tiago, esta situação ilustra bem os últimos dias vividos por todos nós e o vazio que está em nossos corações. Mas não queremos lembrá-lo somente com a tristeza de sua partida. Queremos lembrá-lo como o exemplo de dedicação, luta, caráter, dignidade e todas as inúmeras qualidades que lhes foram confiadas. Quem não se lembra daquele menino de Campo Belo que um dia veio estudar na UFSJ? Inteligente, dedicado e otimista, você venceu inúmeras batalhas e conseguiu conquistar a tão almejada vaga de técnico do laboratório. Se tamanha é a tristeza por tê-lo perdido, maior é a nossa alegria de tê-lo conhecido e o nosso orgulho de ter vivido, ao seu lado, ótimos momentos. Na última sexta-feira, aqui na Terra, nos despedíamos de ti, mas no céu a alegria era imensa por receber tão bondosa alma que agora passava a contar com mais um ser celestial.

Não compete a nós julgar o motivo de sua partida, mas como já dizia o sábio: O ser humano tem sede de Deus. Para você, Tiago, que sempre foi atento aos ensinamentos do Pai que diz: “Vinde a mim vós que estais cansados e atribulados e Eu a todos aliviarei”, temos a plena certeza que o motivou a ir ao encontro do nosso PAPAI mais rapidamente, foi essa vontade de estar junto Dele e assim extinguir de sua vida todo e qualquer sofrimento, podendo aproveitar das eternas alegrias, confiadas àqueles que aqui na Terra foram fiéis ao ensinamento. E enquanto esteve aqui entre nós, você foi muito mais que fiel. Você foi a presença viva de Deus em nossas vidas, com toda atenção e carinho dedicados aos que estavam ao seu lado.

A nós que ficamos sem você, Tiago, cabe aprender com suas virtudes e olharmos mais uns para os outros, lembrando sempre de que aquilo que nos une deve ser muito maior do que aquilo que nos separa.  Seguiremos nossa viagem e, nos vagões de nossas vidas, ficará um lugar vago que jamais será preenchido.  Resta em nós a esperança de reencontrá-lo em uma das estações quando desembarcarmos do trem de nossa vida. Não cabe a nós prever quando será isso. Mas temos a certeza que você nos receberá com aquele seu abraço sincero e com sorriso no rosto, e assim poderemos dizer a você o que muito vezes omitimos enquanto esteve entre nós.

Permita-nos nestas linhas finais dizer um até logo. Mas vocês devem estar espantados: Como assim dizer um até logo se não o veremos mais?  Pois bem, eu vos digo que não é permitido dizer ADEUS a quem estará conosco por todos os dias de nossas vidas, guardado em nossos corações, pois ninguém morre enquanto permanece vivo no coração de alguém. E, com certeza, o Tiago estará vivo em nossas boas lembranças, nos ótimos momentos vividos ao seu lado e praticando os exemplos que ele nos deixou.

DESCANSE EM PAZ, GRANDE AMIGO! Não se esqueça de nós, pois jamais nos esqueceremos de você.

Éverton Luiz de Paula

 


Última atualização: 22/09/2023