IMPORTANTE:  As disciplinas optativas são aquelas de livre escolha do discente para compor o seu currículo de forma a proporcionar uma personalização na formação do profissional  e que não tenha equivalência com nenhuma disciplina obrigatória do curso de Bioquímica.

A disciplina cursada em outro curso deve ter correlação com o curso de Bioquímica para que se enquadre como optativa neste curso. O discente deve se atentar para esta correlação, pois nem toda disciplina cursada em outro curso é optativa para o curso de Bioquímica.

Para que seja concedida a equivalência a disciplina deve ter sido cursada em Instituição reconhecida pelo MEC.

 

PARA SOLICITAR EQUIVALÊNCIA:              

Requerimento de equivalência interna e externa de Unidade(s) Curricular(es) UC’s:

Os pedidos de equivalência de disciplinas internas e externas à UFSJ devem ser encaminhados para a Coordenadoria do Curso de Bioquímica pelo e-mail:  coordenacaobioquimica@ufsj.edu.br constando no ASSUNTO: “Documentos para análise de Requerimento de Equivalência – (colocar o nome completo do aluno)” E anexados em pdf os seguintes documentos:

- O Histórico escolar da instituição em que o aluno cursou as disciplinas a serem aproveitadas;

- Os Planos de ensino / ementas das disciplinas a serem aproveitadas (as que o aluno cursou). Tem que ser os Planos de Ensino e não o Projeto Pedagógico do curso;

- O comprovante de autorização ou reconhecimento do curso (em que o aluno cursou fora da UFSJ). Documento exigido pela Instrução Normativa UFSJ/PROEN/DICON Nº 001, de 29 de janeiro de 2024.

Obs: Caso os documentos acima não tenham sido autenticados (carimbo e assinatura da instituição que o emitiu) e o aluno os tenha baixado do site da instituição em que cursou a disciplina, o aluno deverá enviar também os links onde estes arquivos estão disponíveis.

No corpo do e-mail o aluno deve informar também o seu número de matrícula e de celular (com DDD), caso seja necessário para esclarecimento de alguma dúvida.

Em caso de dúvidas estas devem ser encaminhadas para o e-mail:  coordenacaobioquimica@ufsj.edu.br

A coordenação do curso tem um prazo previsto em Resolução para realizar a análise e enviará e-mail resposta ao aluno sobre as solicitações APÓS o envio da documentação com a análise para a DICON/CCO.   Favor aguardar a resposta via e-mail.

 

TABELAS DE EQUIVALÊNCIA:

Tabela de equivalência das disciplinas do Currículo 2020 do Curso de Bioquímica com as disciplinas ofertadas durante os Períodos Remotos

Tabela de Equivalência de disciplinas do curso de Farmácia para o curso de Bioquímica (Esta equivalência não é necessariamente recíproca. Para equivalência de disciplinas do curso de Bioquímica para o curso de Farmácia deve ser consultada a página do curso de Farmácia). 

Tabela das disciplinas do Curso de Farmácia do currículo 2014 que podem ter equivalência como optativas do Curso de Bioquímica


Última atualização: 30/01/2024