O Centro Acadêmico (CA) é um órgão estudantil democrático e representativo que detém as mais diversas funções. Suas atividades vão desde a realização de eventos extracurriculares como coordenação de palestras, semanas acadêmicas e debates, até a formulação de projetos de extensão e pesquisa.

Fundado em 2017 pela primeira turma de graduação, que o denominou “CA-Biotec”, vem se destacando por sua atuação no campo político do curso, operando nos assuntos de interesse direto de toda a comunidade acadêmica. Dessarte, é uma instituição no qual todos os alunos, em especial os estudantes de Biotecnologia, UFSJ possuem um papel fundamental em sua composição e gestão.

Em 2021, o CA-Biotec passou a se chamar Centro Acadêmico Ana Primavesi, em homenagem à pesquisadora radicada no Brasil, que desenvolveu a maior parte de sua obra no país, se dedicando ao estudo da agroecologia a partir do manejo ecológico do solo, suas pragas e doenças e suas necessidades nutricionais.

 

Quem foi Ana Primavesi?

    

Annemarie Conrad, radicada no Brasil como Ana Maria Primavesi, foi uma engenheira agrônoma que dedicou grande parte da sua vida ao manejo ecológico do solo, um organismo vivo que era negligenciado na época.

Nascida na Áustria, em 1920, foi uma das 3 mulheres matriculadas em sua turma de cem estudantes na faculdade. Seu professor, Franz Sekera, foi grande influência no seu interesse sobre o solo, influenciando-a a ter um novo olhar sobre as ciências agrárias.

Em 1942, aos 22 anos, Primavesi já possuía seu título de mestre e trabalhava como assistente de Sekara, que também era seu orientador de doutorado. Ainda nessa época, Ana sofreu com a perseguição do nazifascismo alemão, devido a sua descendência judia.

Em 48, Ana se muda com o marido e o primeiro filho para o Brasil, tendo sua primeira morada em Passos, MG. Um ano depois, o casal recebe um convite da Universidade de Santa Maria para compor o corpo docente. De 1963 a 1968, Primavesi produziu a primeira animação longa-metragem do mundo sobre a vida dos solos.

Sua pesquisa e obra literária, giram em torno da agroecologia a partir do manejo ecológico do solo, suas pragas e doenças e suas necessidades nutricionais. Ana Maria entendia que a saúde dos solos depende tanto das práticas dos agricultores quanto da pesquisa científica, nunca separadas. Primavesi, acreditava que nossas populações deviam compreender seu ambiente e coexistir de forma salutogênica com os seres que os sustentam. Por isso, sempre fez questão de que sua obra pudesse ser acessada por todos.

 

Links:

Contato: cabiotecufsj@ufsj.edu.br

Redes socias: @ca.biotec.ufsj

Estatuto do CA 

 

Chapas:

Volvox Carteri (2022-2023)

Arquea (2020-2021)

Segunda (2019-2020)

Primeira (2018-2019)

 

Plano de gestão atual


Última atualização: 21/06/2022