REQUERIMENTO ELETRÔNICO PARA ATENDIMENTO DE DEMANDAS DISCENTES - UTILIZAR EXCLUSIVAMENTE EMAIL INSTITUCIONAL PARA FORMALIZAÇÃO DA SOLICITAÇÃO

1) Para ter acesso ao Requerimento Eletrônico (formulário online de demandas discentes) de seu curso: ⇒ clique aqui.

2) As solicitações deverão ser abertas para as modalidades abaixo:

  • Abono de Faltas
  • Apólice de Seguro - somente para estágio curricular obrigatório
  • Atestado de Frequência
  • Atividades Complementares
  • Carta de Apresentação para Estágio
  • Certificado de Monitoria
  • Dispensa de Disciplina (a solicitação de Equivalência/Aproveitamento de Estudos é realizada em outro item)
  • Equivalência Interna entre Unidades Curriculares e/ou Aproveitamento de Estudo (atentar à observação em destaque ao final do item 2)
  • Inscrição em Estágio Curricular Obrigatório
  • Inscrição em Trabalho de Conclusão de Curso (TCC I e/ou TCC II)
  • Prorrogação do Prazo de Integralização do Curso
  • Requisição de Transporte
  • Recurso contra Decisão do Colegiado de curso
  • Revisão de Avaliação e de Nota Final
  • Segunda Chamada de Avaliação
  • Tratamento Especial de Estudos
  • OUTROS - caso não esteja elencado nos itens relacionados acima

Para cada uma das solicitações abertas, leia atentamente as instruções e anexem os documentos conforme orientado em cada item.

Conforme decisão do Colegiado do curso de Engenharia Mecatrônica, em reunião realizada no dia 20/07/2023, comunicamos a todos que: As unidades curriculares cursadas na modalidade de ensino à distância não serão mais permitidas para fins de aproveitamento de estudos (equivalências) no curso da Engenharia Mecatrônica. O colegiado de curso deliberou pelo entendimento de que face à grande insegurança na formação do perfil do egresso desejado para o curso de Engenharia Mecatrônica, devido, principalmente, à falta de estudos sobre os impactos da conjunção do ensino presencial e à distância, na forma como o projeto pedagógico do curso foi estruturado, não serão aceitas solicitações de equivalência e/ou aproveitamento de estudos de disciplinas oferecidas na modalidade de ensino à distância, no curso de Engenharia Mecatrônica. Esse entendimento foi aprovado por unanimidade pelos membros do Colegiado do curso de Engenharia Mecatrônica. Essa decisão entra em vigor a partir do início do primeiro semestre letivo regular de 2024. A ata da 73ª reunião ordinária do curso, realizada no dia 20/07/2023, está publicada na página do curso, para consulta: https://www.ufsj.edu.br/cemec/colegiado.php

3) Modelos de documento

4) Email Institucional - caso tenha alguma dificuldade com a utilização do email institucional, gentileza seguir as orientações do NTINF: Procedimento para criação e envio da senha do e-mail institucional: Conforme descrito no “GUIA para Criação de E-mails Institucionais para Discentes”: (i) O aluno deve acessar o SIGAA e entrar no “Portal do Discente”. (ii) Caso o aluno não possua um e-mail alternativo cadastrado (que não contenha os domínios @ufsj.edu.br ou @aluno.ufsj.edu.br), será orientado a cadastrá-lo em “Meus Dados Pessoais”. (iii) Após a atualização dos dados, o sistema exibirá a tela informando qual será o e-mail institucional criado e para qual endereço de recuperação as orientações serão enviadas. (iv) Em seguida, ao confirmar a criação do e-mail institucional (digitando a senha e clicando em “Cadastrar”), o sistema enviará uma senha temporária para o e-mail pessoal do aluno. (v) Essa senha deverá ser utilizada para o primeiro acesso, sendo obrigatória a alteração para uma nova senha.(vi) Se o aluno já possui a conta institucional e solicita o reenvio da senha (clicando em “Reenviar E-mail”), uma nova senha temporária será enviada ao seu e-mail pessoal.

5) Em caso de dúvidas contatar a secretaria: cemec@ufsj.edu.br


Última atualização: 15/04/2025