► Inscrição Periódica - para mais informações clique aqui ⇒ Formulário online (clique aqui) para solicitação discente de ajuste em matrícula semestre 2024.1 (não é garantia de vaga). Todas as solicitações encaminhadas através desse formulário serão analisados pela coordenação do curso durante a matrícula extraordinária, desde que o(a) discente tenha realizado a tentantiva de inscrição em terceira etapa no SIGAA e não tenha obtido sucesso. O formulário só poderá ser preenchido utilizando o EMAIL INSTITUCIONAL (caso não tenha acesso ao mesmo, acessar instruções em Como criar o seu e-mail institucional: clique aqui) REITERAMOS - CABERÁ AOS DISCENTES realizar a tentativa de ajuste em inscrição em unidades curriculares primeiramente pelo SIGAA. Caso não consiga efetivar a inscrição na disciplina pretendida, printar a tela e/ou salvar comprovante que valide a sua tentativa, para abertura deste formulário online. A abertura deste formulário trata-se de caso excepcional, não sendo garantida a continuidade para os próximos semestres letivos, pois, pretende-se que todo o processo de matrícula discente seja realizado no SIGAA pelo(a) próprio(a) aluno(a). Período de solicitação nesse curso: 23.02.2024 à 1º.03.2024 - FINALIZADO Critérios para quebra de pré-requisito/extrapolação de carga horária: 1) o(a) discente deverá possuir, no mínimo, 3000 horas integralizadas; 2) situações em que o(a) discente precisa cursar duas disciplinas (dependentes uma da outra) para fins de conclusão do curso. Critérios prioridade atendimento solicitação quebra de pré-requisito/extrapolação de carga horária/inscrição em uc: 1) o(a) discente que possuir maior carga horária integralizada; 2) o(a) discente que possuir maior índice de rendimento no SIGAA. ⇒De 29/01 a 04/02 de 2024 – 1ª etapa de inscrição periódica: Matrícula (clique aqui) - FINALIZADO ⇒ De 09/02 a 11/02 de 2024 – 2ª etapa de inscrição periódica: Rematrícula (clique aqui) - FINALIZADO ⇒ De 20/02 a 15/03 de 2024 – 3ª etapa da Matrícula Extraordinária (clique aqui) ► Calendário Acadêmico 2024 disponível em: https://www.ufsj.edu.br/soces/calendarios.php (utilizem o acesso via link para verificação do documento, pois podem ocorrer mudanças). ► Como criar o seu e-mail institucional: clique aqui ► Alunos, inclusive ingressantes de 2023.2, deverão realizar o processo de inscrição em disciplinas via SIGAA. Apenas os calouros (ingressantes em 2024.1) terão as disciplinas de 1º período cadastradas automaticamente Dicon. ► Solicitação de inscrição em atividades do tipo TCC, Estágio Obrigatório e Atividade Complementar deverão ser realizadas por meio do requerimento eletrônico na página do seu curso (aba Requerimento Eletrônico). ► Eventuais solicitações de quebra de pré-requisito e/ou extrapolação de carga horária deverão ser enviadas, via formulário eletrônico específico para tal solicitação publicado na página do curso, durante o período da 3ª etapa (Matrícula Extraordinária) - não serão analisadas solicitações enviadas por e-mail ou requerimento eletrônico (publicado na aba Requerimento Eletrônico). ► Caso ocorra inconsistências no ato da inscrição periódica em relação a disciplinas de pré-requisito que já foram cursadas com aprovação, gentileza verificar seu histórico escolar. Se a disciplina cursada com aprovação constar como pendente, favor entrar em contato com a dicon_cap@ufsj.edu.br, para análise. ► Em caso de disciplinas já cursadas com aprovação EM CURSO DIFERENTE DO DE ORIGEM é preciso solicitar equivalência junto à sua Coordenação de Curso. Prazo para análise segundo Resolução 011/2022 (45 dias pela Coordenação de Curso + 30 dias para registro pela Dicon_Cap).
A Inscrição Periódica acontece semestralmente, em datas estabelecidas no Calendário Acadêmico. Na inscrição periódica o discente se inscreve nas unidades curriculares (UCs) a serem cursadas naquele semestre. A inscrição periódica é regulamentada pela resolução UFSJ/Conep n. 26, de 27/10/2021. Para saber mais >> |
A inscrição periódica na UFSJ é dividida em até três etapas:
Turmas de Reposição (Regime de Recuperação - RER)
Regulamentada pela Resolução UFSJ/Conep n. 26, de 27/10/2021.
Para Saber mais
Divisão de Controle Acadêmico (Dicon/UFSJ): Inscrição Periódica
Última atualização: 12/03/2024