Procedimentos para Intercâmbio e Estágio Internacional

 

Alunos(as) selecionados(as) para realizar intercâmbio estudantil ou estágio internacional no exterior deverão seguir os seguintes procedimentos (clique nos links correspondentes para acessar o conteúdo):

ANTES DA VIAGEM

  • Cadastro dos Selecionados: cadastro destinado aos alunos selecionados para intercâmbio ou estágio internacional, para regularização da matrícula.
  • Contrato Pedagógico: deverá ser preenchido e encaminhado para a Coordenadoria do Curso para aprovação e assinatura. Nesse documento, o aluno lista as disciplinas que pretende cursar no exterior e apresenta o plano ao coordenador de curso, que deverá indicar as equivalência e assiná-lo, caso concorde com ele. O plano tem o objetivo de orientar o aluno na escolha das disciplinas, além de servir como um compromisso de que as matérias selecionadas terão validade no curso do aluno na UFSJ. Após todas as assinaturas, o(a) aluno(a) deverá encaminhar uma via para a ASSIN (assin.intercambio@ufsj.edu.br). ATENÇÃO: caso haja mudança no contrato pedagógico (caso precise, por algum motivo, mudar as disciplinas a serem cursadas), o aluno deve baixar novo contrato, informar ao coordenador de seu curso sobre a alteração e colher novamente todas as assinaturas.

DEPOIS DA VIAGEM

  • Equivalências de Disciplinas: ao retornar do intercâmbio / estágio, o aluno deverá seguir as orientações disponíveis nesta página para solicitar suas equivalências.
  • Formulário de Retorno: cadastro destinado aos alunos que estão retornando de seu intercâmbio / estágio, para regularização da matrícula.
  • Relatório Final: documento que o aluno deverá preencher com as informações solicitadas para divulgarmos à comunidade acadêmica.

ESTÁGIO INTERNACIONAL


Última atualização: 22/01/2020