ANO: 2023

 

11) Bolsa de Estudo oferecida pelo Governo do Japão

(ESTUDANTE DE PESQUISA)

 

O Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro vem informar e solicitar a gentileza da divulgação para o seguinte:

 

(1) O Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia (MEXT) concederá bolsa de estudos a brasileiros para pesquisa em universidades japonesas para o próximo ano (2024).

 

(2) Os interessados poderão obter informações e formulários de inscrição no site do Consulado: http://www.rio.br.emb-japan.go.jp/itpr_pt/pesquisa.html  

 

(3) Os interessados deverão apresentar o formulário de inscrição devidamente preenchido e acompanhado da documentação requerida, ao Centro Cultural e Informativo do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro até o prazo (02/06/2023) estabelecido nos editais.

 

                                                                    Centro Cultural e Informativo

                                                                      Consulado Geral do Japão

              Setor de Bolsa de Estudo

 

10) Benefícios oferecidos pelo Instituto Cervantes em parceria com o Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras – GCUB.

 
      Com o prazer de saudá-los(las), informo que a lista de abril encontra-se aberta para inscrição, referente aos benefícios oferecidos pelo Instituto Cervantes às instituições associadas ao Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras – GCUB.
 
       Os descontos decorrentes dessa parceria são oferecidos por todas as oito unidades do Instituto Cervantes no Brasil, localizadas nas seguintes cidades:
 
  • Belo Horizonte - MG;
  • Brasília - DF;
  • Curitiba - PR;
  • Porto Alegre - RS;
  • Recife - PE;
  • Rio de Janeiro - RJ;
  • Salvador - BA;
  • São Paulo - SP. 
 
    Como é sabido, o Instituto Cervantes é a principal instituição responsável pela difusão do ensino do espanhol, da cultura da Espanha e dos países hispânicos no mundo.
 
    Por favor, encontrem a seguir a lista dos benefícios oferecidos ao GCUB e as orientações a serem seguidas.
 
1. Benefícios exclusivos para as instituições associadas ao GCUB:
 
  • Prova de nivelamento gratuita.
  • Carnê virtual da biblioteca gratuito.
  • 25% de desconto em todos os cursos (todos os cursos são virtuais e oferecidos pelo Instituto Cervantes de Brasília).
  • 25% de desconto na realização do exame de proficiência DELE (todos os Institutos Cervantes do Brasil aplicarão o desconto de 25%).
 
2. Público-alvo:
 
  • Estudantes de Graduação e de Pós-Graduação das instituições associadas ao GCUB.
  • Professores(as) das instituições associadas ao GCUB.
  • Técnicos(as) das instituições associadas ao GCUB.
 
3. Orientações para obtenção dos benefícios:
 
4. Número de inscrições por universidade:
 
  • Não há limite para o número de inscrições por universidade.
 
5. Prazo para preenchimento da planilha:
 
  • O GCUB enviará a planilha para o Instituto Cervantes no primeiro dia útil de cada mês. Após essa data, aqueles que possuírem seus dados devidamente preenchidos na tabela de interesse estarão aptos a realizar a sua inscrição com desconto no curso ou exame desejado diretamente no Instituto Cervantes. 
  • A próxima planilha será enviada pelo GCUB ao Instituto Cervantes no dia 2 de maio de 2023.
 
6. Requisitos para obtenção dos benefícios:
 
  • Conforme disposto no Artigo 8, Inciso I do Estatuto do GCUB, para participar das atividades da Associação e usufruir de todas as vantagens, as instituições associadas devem estar adimplentes.
  • Os candidatos estarão sujeitos aos procedimentos e normas de avaliação do Instituto Cervantes.
9) Aquisição de voucher de 15% para o TOEFL iBT e TOEFL iBT Home Edition - Edição  Abril de 2023.

Temos o prazer de informar que o GCUB, em parceria com a Educational Testing Service (ETS), concede nova oportunidade para solicitação de voucher com desconto de 15% para a realização do Exame TOEFL iBT. Esse desconto é exclusivo para professores(as), estudantes, técnicos(as) e pesquisadores(as) das universidades associadas ao GCUB.
 
Por gentileza, encontrem a seguir as orientações para aquisição do benefício:
 
- O valor em dólares do Exame TOEFL iBT com o desconto de 15% é de USD 187,00 . O interessado deverá depositar ou transferir para a conta do GCUB o valor do exame em Reais, calculado com base na taxa de câmbio oficial do dia. A conversão deverá ser realizada por meio do site oficial do Banco Central: https://www.bcb.gov.br/conversao
 
- Após o pagamento, o interessado deverá preencher o formulário contido no link a seguir: Link
 
- Os vouchers serão emitidos pela ETS e enviados pelo GCUB aos interessados no prazo de até 30 dias úteis.
 
- Após o recebimento do voucher, o beneficiário terá o prazo de até 1 ano para agendar o Exame TOEFL iBT.
 
ATENÇÃO!
 
- O prazo para a transferência e preenchimento do formulário se encerra às 23h59 (BRT) do dia 30 de Abril de 2023.

- O valor do teste com o desconto é válido apenas para exames realizados em Test Centers localizados no Brasil ou para o formato Home Edition.

- O endereço residencial registrado no site da ETS e local de realização de prova deverão ser Brasileiros.

- Sem o preenchimento do formulário com os devidos comprovantes solicitados, o voucher não será emitido.

- Em caso de desistência por parte do interessado, não haverá devolução do valor transferido.

- A conversão deverá ser realizada, exclusivamente, por meio do site oficial do Banco Central: https://www.bcb.gov.br/conversao

- Além do desconto dos 15%, a inscrição para o exame TOEFL iBT por intermédio do GCUB evita o pagamento de taxas bancárias cobradas para transações internacionais.
 
Para saber mais sobre o teste, acesse: http://www.toefltest.com.br/

Dados para a transferência bancária:
 
Associação Brasileira de Dirigentes de Instituições de Educação Superior para a Cooperação Internacional
CNPJ: 10.789.274/0001-65 (PIX)
Banco do Brasil
Agência: 2727-8
Conta Corrente: 32576-7.
 
Caso necessitem de esclarecimentos adicionais, não hesitem em entrar em contato por meio do e-mail: assistente.gcub@gmail.com.

 

8) OFERTA COLETIVA GRATUITA DE CURSOS DE IDIOMAS PELA REDE ANDIFES ISF 

A Rede Andifes IsF está promovendo uma oferta coletiva de cursos de idiomas – alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, japonês e português para estrangeiros – para toda a comunidade (discentes, docentes e técnico-administrativos) da UFSJ, bem como para toda a comunidade das instituições credenciadas à Rede IsF. 

São 2150 vagas para diferentes cursos dos 7 idiomas da Rede Andifes IsF! Cada turma terá 25 vagas e 20 em lista de espera. É necessário apresentar comprovante de vínculo com a instituição, assim como comprovante de proficiência para cursos que não sejam do nível iniciante (conferir edital).  

Os cursos são gratuitos e ofertados de forma colaborativa pelos especialistas de idiomas credenciados na Rede Andifes IsF. A Rede IsF segue sendo a primeira a ofertar cursos de idiomas de forma aberta, gratuita e com a qualidade que o IsF sempre imprimiu em seus cursos. As aulas serão realizadas totalmente on-line, de forma síncrona, e podem durar de 1 mês (cursos de 16h) a 2 meses (32h) em dois encontros semanais de 2 horas cada um ou em um único encontro de 4 horas (com intervalo). Os horários indicados são horários de Brasília. Só é permitida a inscrição em um único idioma por CPF. 

Todos os detalhes sobre os temas dos cursos, horários, elegibilidade estão descritos no edital disponível na página da Andifes: https://www.andifes.org.br/?page_id=82328

 

As inscrições se iniciam no dia 17 de abril (segunda-feira), ao meio-dia e serão finalizadas no dia 27 de abril (quinta-feira) ao meio-dia (horário de Brasília). Leia o edital e prepare seus documentos com antecedência para garantir sua vaga! 

 

7)Ofertas de bolsas da Fundação Carolina e ANDIFES para doutorado pleno e estâncias curtas para pós-doutorado na Espanha (ENCERRADO)

Sobre a oportunidade: A Fundação Carolina em parceria com a ANDIFES lança edital para seleção de candidatos interessados em cursar doutorado pleno na Espanha, com bolsa de estudos de 1.200,00 euros, pelo período de 21 meses, sendo que 50% da bolsa será ofertada pela Fundação e os outros 50% pela UFSJ. O pré-requisito para pleitear a bolsa é ser servidor efetivo do quadro de pessoal da UFSJ, professor ou técnico administrativo e ter mestrado concluído em qualquer área do conhecimento.

 
Além da bolsa supracitada, há oferta de 6 bolsas de estâncias curtas para pós-doutorado em uma das universidades espanholas listadas pela Fundação, com o valor de 1.200,00 euros também custeadas pela Fundação Carolina e UFSJ, por um período de 1 a 3 meses de duração.
 
Em ambos os casos a Fundação Carolina arcará com as despesas de inscrição para o programa escolhido pelo candidato, seguro saúde e viagem, bem como uma passagem de ida e volta para o candidato selecionado.
 
A pré-seleção será feita por conferência documental pela Assessoria de Assuntos Internacionais - ASSIN/UFSJ, que posteriormente enviará a documentação para a Fundação Carolina para seleção final.
 
Os documentos do proponente para a seleção são:
 
1. Cópias do RG, CPF
 
2. Cópia do diploma de mestrado
 
3. Um parágrafo com a síntese do projeto proposto
 
4. Link para acesso ao currículo lattes atualizado
 
5. Contatos atualizados como endereço de trabalho, telefones e emails
 
6. Informar o número de matrícula na UFSJ
 
Todos os documentos listados deverão ser enviados, até dia 31 de março de 2023, pelo formulário disponível no link 
 
 
 
RESULTADO DA PRÉ-SELEÇÃO
 
Bolsas curtas estância para pós-doutorado - clique AQUI para acessar
 
 
Bolsas para doutorado:
 
Waldir da Cunha Ramos Neto
Ubiratã Sad Almeida
Rafael Augusto Rezende de Paula
Maurinéia de Lourdes Ferreira Nascimento

 

6)  Fulbright de Doutorado Pleno nos EUA (EM ANDAMENTO)

 

 O Programa CAPES - Fulbright de Doutorado Pleno nos EUA tem como objetivos:

a) Formar recursos humanos de alto nível nos EUA, como alternativa complementar às possibilidades ofertadas pela pós-graduação no Brasil, para candidatos com excelente desempenho acadêmico, e com propostas de pesquisa que não possam ser realizadas total ou parcialmente no Brasil.


b) Fomentar a formação de líderes que possam contribuir significativamente para a pesquisa no Brasil e no mundo nas áreas relacionadas ao Programa.


c) Fortalecer as áreas de conhecimento em consolidação no Brasil.


d) Ampliar o nível de colaboração e de publicações conjuntas entre pesquisadores que atuam no Brasil e no exterior.


e) Ampliar o acesso de pesquisadores(as) brasileiros(as) a universidades de excelência dos EUA.


f) Proporcionar maior visibilidade internacional à produção científica, tecnológica e cultural brasileira.

Nos três primeiros anos do doutorado, o bolsista receberá os seguintes benefícios: 

 

  • Taxas acadêmicas e administrativas, pagas diretamente pelo Programa à Universidade anfitriã.
  • Estipêndio mensal variável, conforme o campus e de acordo com os valores estabelecidos pelo Departamento de Estado dos EUA para bolsistas de intercâmbio em dedicação exclusiva. A bolsa será paga diretamente ao bolsista, exclusivamente nos meses de efetiva permanência nos EUA e por no máximo 36 meses. 
  • Seguro saúde para o bolsista, conforme o disposto no Termo Outorga e Aceite de Bolsa (Anexo II) do presente edital.
  • Passagem aérea internacional de ida e volta entre o Brasil e os EUA, em classe econômica para o bolsista e passagem de volta será concedida desde que o bolsista conclua o doutorado dentro do prazo de seis anos.
  • Auxílio instalação.

A partir do quarto ano até a conclusão do doutorado que deve ocorrer até o sexto ano, a Universidade anfitriã assumirá todos os custos relativos às taxas acadêmicas e administrativas, estipêndios mensais de subsistência e seguro saúde do bolsista. 

Benefícios custeados pela Fulbright:

  • Participação no seminário de orientação pré-partida no Brasil
  • Isenção da taxa do Visto J-1

Clique aqui e acesse o formulario de inscrição.

Clique aqui para obter mais informações. 

 

5) Chamada Bilateral 2023 Brasil - Suíça (ENCERRADO)

Clique AQUI e acesse a página da chamada publicado em 01/03/2023, 10h35

Clique AQUI e acesse o Guideline publicado em 01/03/2023, 10h35

 

Sobre o Programa: A Embaixada da Suíça no Brasil gostaria de informar sobre a Chamada Bilateral 2023 Brasil - Suíça feita pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), com o apoio da ApexBrasil e da Agência Suíça de Inovação - Innosuisse para projetos conjuntos de inovação.

O objetivo da proposta inclui contribuir para o desenvolvimento de soluções prontas para o mercado de produtos, serviços ou métodos baseados em tecnologia, que têm um potencial de mercado significativo no Brasil e na Suíça. A convocação está aberta para todas as disciplinas científicas.

O prazo para apresentação de uma pré-proposta é o dia 28 de junho de 2023.

Os interessados são aconselhados a participar do webinar informativo no dia 15 de março de 2023 às 15:00 hrs (CET).

Todas as informações detalhadas, inclusive os novos regulamentos de financiamento para projetos bilaterais, encontram-se anexo a esta mensagem.

Para quaisquer dúvidas, sugerimos entrar diretamente em contato com os responsáveis.


4) Programa de Recepção de professores visitantes no Instituto Politécnico de Bragança (ENCERRADO)

Clique AQUI e remeta sua candidatura publicado em 09/02/2023, 12h05

Clique AQUI e acesse o Edital - publicado em 07/02/2023, 8h40

Sobre o Programa: O Instituto Politécnico de Bragança (IPB, Portugal) partilha a visão de diferenciação através da promoção da internacionalização, da inovação formativa e da investigação aplicada. Reforçando o seu historial de internacionalização, o IPB promove a abertura do Edital 23/24-S1 para a receção de professores visitantes. Data limite para inscrições: 28/02/2023


3) Inscrições Abertas para o Programa POSITIVE IMPACT (ENCERRADO)

Clique AQUI e acesse o site do Programa - publicado em 07/02/2023, 8h40

Clique AQUI e faça sua inscrição publicado em 07/02/2023, 8h40

Clique AQUI e acesse o Edital - publicado em 07/02/2023, 8h40

Links de interesse: Overview - 1ª edição / depoimento dos alunos / Certificação Digital - Badges - publicado em 07/02/2023, 8h40

Sobre a oportunidade: Neste programa, que acontecerá de 13 de Março a 08 de Maio, os estudantes serão reunidos em grupos multiculturais e trabalharão em conjunto para resolver um problema real apresentado por uma empresa. Nesta edição teremos estudantes de Universidades Americanas, Brasileiras e representantes de alguns países da América Latina.

Ao menos metade das vagas serão atribuídas para bolsistas ou cotistas de acordo com as categorias elegíveis abaixo. O restante das vagas estão abertas a alunos regularmente matriculados em qualquer curso de graduação de sua Instituição.

Categorias elegíveis:

  1. Ação Afirmativa: L1 - Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
  2. Ação Afirmativa: L2 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
  3. Ação Afirmativa: L5 - Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº L5 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). 
  4. Ação Afirmativa: L6 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em L6 escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
Este programa será realizado integralmente por meio virtual de acordo com os períodos e condições especificadas no Edital.
 
As inscrições vão até o dia 22 de fevereiro de 2023.

2) Curso de Ética en el Ambiente e de Trabajo y en las Relaciones Laborales. Una aproximación desde "Los 7 habitos de las personas altamente eficientes" de Stephan Covey (ENCERRADO)

Clique AQUI e acesse o flyer de divulgação publicado em 31/01/2023, 10h55

Clique AQUI e faça sua inscrição publicado em 31/01/2023, 10h55

Clique AQUI e acesse o Programa do Curso - publicado em 31/01/2023, 10h55

Sobre a oportunidade: o curso é promovido pelo Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras – GCUB, será ministrado em espanhol pelo Professor Doutor Juan Morales Ordóñez, e terá início no dia 3 de Março de 2023.

Por favor, encontre a seguir informações adicionais sobre o Curso:
 
       Objetivo:
  1. Refletir sobre a proposta do livro de Covey.
  2. Dialogar, desde o texto de Covey, sobre sua validade em cenários da vida de cada pessoa e nos espaços laborais.
  3. Contribuir com o melhoramento da cultura organizacional das instituições dos colaboradores.
  4. Definir, se possível, com o grupo alguma ideia ou conceito mencionado no curso que possa ser implementado administrativamente, como um comportamento que considerem deve ser gerido. Por exemplo: fortalecer a comunicação interpessoal.
  • Ministrante: Prof. Dr. Juan Morales Ordóñez.
  • Língua de instrução: Espanhol.
  • Carga-horária total: 6 horas.
  • Modalidade: Virtual.
  • Plataforma: Zoom.
  • Periodicidade: 2 aulas virtuais de três horas.
  • Número de turmas: Uma turma diurna.
  • Número máximo de participantes: 100.
  • Período das aulas: 03 de Março e 17 de Março de 2023 (Sextas-feiras).
  • Horário das aulas: 09h00 às 12h00 (BRT).
  • Público-alvo: Estudantes de Graduação e Pós-graduação (Mestrado e Doutorado), professores, técnicos que estudam ou trabalham nos setores relacionados com a cooperação internacional das universidades vinculadas ao GCUB.
Serão emitidos certificados de conclusão do curso.
 
        Seleção:
  • O número de aprovados pelas Universidades estará limitado pelo número total de vagas.
  • Serão aceitos até dois primeiros inscritos por Universidades e até dois suplentes por Universidades, que atendam os critérios estabelecidos.
  • O critério de desempate será a ordem de inscrição.
Data limite para inscrição: 22 de Fevereiro de 2023, até às 23:59 (BRT).

1) Curso de Introdução à Cultura Chinesa (ENCERRADO)

Clique AQUI e acesse o flyer de divulgação publicado em 31/01/2023, 10h01

Clique AQUI e faça sua inscrição publicado em 31/01/2023, 10h01

Clique AQUI e acesse o Programa do Cursopublicado em 31/01/2023, 10h01

Sobre a oportunidade: o curso é fruto da parceria entre o Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras – GCUB, o Instituto Confucius, da Universidade Federal Fluminense - UFF e a Universidade Normal de Hebei. Será ministrado em Inglês pelo Professor Hou Lizhi e terá início no dia 15 de Março de 2023.

 
Por favor, encontre a seguir informações adicionais sobre o Curso:

     Objetivo: Proporcionar ao aluno conhecimento introdutório sobre a cultura chinesa, possibilitando assim a compreensão dos costumes do país, bem como de sua história, filosofia e religião.
 
  • Ministrante: Professor Hou Lizhi.
  • Língua de Instrução: Inglês.
  • Carga-horária total: 22 horas.
  • Modalidade: Virtual.
  • Plataforma: VooV Meeting.
  • Periodicidade: Uma aula por semana, com uma hora e meia de duração.
  • Número de turmas: Uma turma diurna.
  • Número máximo de participantes: 100.
  • Público-alvo: EXCLUSIVO para a comunidade acadêmica das Universidades associadas ao GCUB.
     Serão emitidos certificados de conclusão do curso.
  • Serão selecionados os 100 primeiros inscritos, mediante comprovação de proficiência em inglês (Nível B2).
  • O número de aprovados pelas Universidades estará limitado pelo número total de vagas;
  • Serão aceitos até dois primeiros inscritos por Universidades e até dois suplentes por Universidade, que atendam os critérios estabelecidos.
  • O critério de desempate será a ordem de inscrição.
Data limite para inscrição: 22 de fevereiro de 2023, 23:59 (BRT).

ANO: 2022 

30) Aquisição de Voucher de 15% para TOEFL iBTe TOEFL iBT Home Edition - Edição Novembro de 2022 (ENCERRADO)

Clique AQUI e acesse o flyer de divulgação publicado em 11/10/2022

 

Sobre a oportunidade: Informamos que o GCUB, em parceria com a Educational Testing Service (ETS), concede nova oportunidade para solicitação de voucher com desconto de 15% para a realização do Exame TOEFL iBT. Esse desconto é exclusivo para professores(as), estudantes, técnicos(as) e pesquisadores(as) das universidades associadas ao GCUB.

           Por gentileza, encontrem a seguir as orientações para aquisição do benefício:
 
        - O valor em dólares do Exame TOEFL iBT com o desconto de 15% é de: US$ 182,75 dólares americanos. O interessado deverá depositar ou transferir para a conta do GCUB o valor do exame em Reais, calculado em função do câmbio do dia. A conversão deverá ser realizada por meio do site oficial do Banco Central: https://www.bcb.gov.br/conversao.

       - Após o pagamento da taxa (Valor do exame TOEFL iBT com desconto: US$ 182,75 dólares americanos), o interessado deverá preencher o formulário contido no link a seguir: https://form.jotform.com/222723640567659

        - Os vouchers serão emitidos pela ETS e enviados pelo GCUB aos interessados no prazo de até 15 dias úteis.

       - Após o recebimento do voucher, o beneficiário terá o prazo de até 1 ano para realizar o Exame TOEFL iBT.
 
ATENÇÃO!

  1. O prazo para a transferência e preenchimento do formulário se encerra às 23h59 do dia 30 de Novembro de 2022.
  2. O valor do teste com o desconto é válido apenas para exames realizados em Test Centers localizados no Brasil ou para o formato Home Edition.
  3. Sem o preenchimento do formulário com os devidos comprovantes solicitados, o voucher não será emitido.
  4. Não haverá devolução do valor transferido, em caso de desistência por parte do interessado.
  5. A conversão deverá ser realizada, exclusivamente, por meio do site oficial do Banco Central: https://www.bcb.gov.br/conversao
  6. Além do desconto dos 15%, a inscrição para o exame TOEFL iBT por intermédio do GCUB evita o pagamento de taxas bancárias cobradas para transações internacionais.

Dados para a transferência bancária:
 
Associação Brasileira de Dirigentes de Instituições de Educação Superior para a Cooperação Internacional
CNPJ: 10.789.274/0001-65 (PIX)
Banco do Brasil
Agência: 2727-8
Conta Corrente: 32576-7.

         Caso necessitem de esclarecimentos adicionais, não hesitem em entrar em contato por meio do e-mail: assistente.gcub@gmail.com.


29) Aquisição de Voucher de 15% para TOEFL iBTe TOEFL iBT Home Edition - Edição Outubro de 2022 (ENCERRADO)

Clique AQUI e acesse o flyer de divulgação publicado em 11/10/2022

Sobre a oportunidade: Informamos que o GCUB, em parceria com a Educational Testing Service (ETS), concede nova oportunidade para solicitação de voucher com desconto de 15% para a realização do Exame TOEFL iBT. Esse desconto é exclusivo para professores(as), estudantes, técnicos(as) e pesquisadores(as) das universidades associadas ao GCUB.

           Por gentileza, encontrem a seguir as orientações para aquisição do benefício:
 
        - O valor em dólares do Exame TOEFL iBT com o desconto de 15% é de: US$ 182,75 dólares americanos. O interessado deverá depositar ou transferir para a conta do GCUB o valor do exame em Reais, calculado em função do câmbio do dia. A conversão deverá ser realizada por meio do site oficial do Banco Central: https://www.bcb.gov.br/conversao.

       - Após o pagamento da taxa (Valor do exame TOEFL iBT com desconto: US$ 182,75 dólares americanos), o interessado deverá preencher o formulário contido no link a seguir: https://form.jotform.com/222433949695671.

        - Os vouchers serão emitidos pela ETS e enviados pelo GCUB aos interessados no prazo de até 15 dias úteis.

       - Após o recebimento do voucher, o beneficiário terá o prazo de até 1 ano para realizar o Exame TOEFL iBT.
 
ATENÇÃO!
 
  1. O prazo para a transferência e preenchimento do formulário se encerra às 23h59 do dia 31 de outubro de 2022.
  2. O valor do teste com o desconto é válido apenas para exames realizados em Test Centers localizados no Brasil ou para o formato Home Edition.
  3. Sem o preenchimento do formulário com os devidos comprovantes solicitados, o voucher não será emitido.
  4. Não haverá devolução do valor transferido, em caso de desistência por parte do interessado.
  5. A conversão deverá ser realizada, exclusivamente, por meio do site oficial do Banco Central: https://www.bcb.gov.br/conversao
  6. Além do desconto dos 15%, a inscrição para o exame TOEFL iBT por intermédio do GCUB evita o pagamento de taxas bancárias cobradas para transações internacionais.

Dados para a transferência bancária:

Associação Brasileira de Dirigentes de Instituições de Educação Superior para a Cooperação Internacional
CNPJ: 10.789.274/0001-65 (PIX)
Banco do Brasil
Agência: 2727-8
Conta Corrente: 32576-7.
 
         Caso necessitem de esclarecimentos adicionais, não hesitem em entrar em contato por meio do e-mail: assistente.gcub@gmail.com.

28) International Climate Protection Fellowship (ENCERRADO)

Clique AQUI e acesse a página publicado em 04/10/2022

Sobre a oportunidade: A Alexander von Humboldt Foundation convida futuros líderes que estejam trabalhando (academicamente ou não) com a proteção e conservação climática em seu país de origem não-eruopeu- em desenvolvimento ou em transição- a se inscreverem para uma Bolsa Internacional de Proteção Climática da Fundação Alexander von Humboldt.

Se você for um líder em potencial, terá a oportunidade de desenvolver um projeto de pesquisa de um ano na Alemanha como parte da bolsa; se você for um pós-doutorando, terá a oportunidade de desenvolver pesquisa acadêmica de longo prazo ( 12-24 meses) . Deve centrar-se no combate às alterações climáticas, nas estratégias de adaptação, na preservação dos ecossistemas e da biodiversidade ou na utilização sustentável dos mares e oceanos. Tópicos de sustentabilidade relacionados a recursos naturais, consumo eficiente de recursos ou desenvolvimento urbano também são bem-vindos.


27) Bolsas de Excelência do Governo Suíço - Candidaturas abertas (ENCERRADO)

Clique AQUI e acesse o link para as candidaturas publicado em 14/09/2022

 

Sobre a oportunidade: A Embaixada da Suíça no Brasil tem o prazer de informar que as inscrições para as candidaturas às Bolsas de Excelência do Governo Suíço para doutorado, pós-doutorado e pesquisa estão abertas.

Os critérios de elegibilidade e mais informações sobre a chamada para o ano acadêmico de 2023-2024 estão disponíveis para consulta na página da Comissão Federal de Bolsas para Estudantes Estrangeiros (FCS)

Data limite para entrega dos dossiês de candidatura: 28/10/2022 (será considerada a data de postagem).


26) Programa de recepção de professores visitantes no Instituto Politécnico de Bragança - edital 22/23 (ENCERRADO)

Clique AQUI e acesse o link para as candidaturas publicado em 13/09/2022

Clique AQUI e acesse o edital publicado em 13/09/2022

Sobre a oportunidade: O Instituto Politécnico de Bragança (IPB, Portugal) partilha a visão de diferenciação através da promoção da internacionalização, da inovação formativa e da investigação aplicada. Reforçando o seu historial de internacionalização, o IPB promove a abertura do Edital 22/23-S1 para a receção de professores visitantes.


25) Beneficios oferecidos pelo Institudo Cervantes em parecria com o GCUB - Lista de Setembro de 2022  (ENCERRADO)

Sobre a oportunidade: Com o prazer de saudá-los(las), informo que a lista de setembro encontra-se aberta para inscrição, referente aos benefícios oferecidos pelo Instituto Cervantes às instituições associadas ao Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras – GCUB.

Os descontos decorrentes dessa parceria são oferecidos por todas as oito unidades do Instituto Cervantes no Brasil, localizadas nas seguintes cidades:
  • Belo Horizonte - MG;
  • Brasília - DF;
  • Curitiba - PR;
  • Porto Alegre - RS;
  • Recife - PE;
  • Rio de Janeiro - RJ;
  • Salvador - BA;
  • São Paulo - SP. 
Como é sabido, o Instituto Cervantes é a principal instituição responsável pela difusão do ensino do espanhol, da cultura da Espanha e dos países hispânicos no mundo.
Por favor, encontrem a seguir a lista dos benefícios oferecidos ao GCUB e as orientações a serem seguidas.
 
1. Benefícios exclusivos para as instituições associadas ao GCUB:
 
  • Prova de nivelamento gratuita.
  • Carnê virtual da biblioteca gratuito.
  • 25% de desconto em todos os cursos (todos os cursos são virtuais e oferecidos pelo Instituto Cervantes de Brasília).
  • 25% de desconto na realização do exame de proficiência DELE (todos os Institutos Cervantes do Brasil aplicarão o desconto de 25%).
2. Público-alvo:
  • Estudantes de Graduação e de Pós-Graduação das instituições associadas ao GCUB.
  • Professores(as) das instituições associadas ao GCUB.
  • Técnicos(as) das instituições associadas ao GCUB.
3. Orientações para obtenção dos benefícios:
  • Os(as) interessados(as) devem entrar em contato com o Setor de Relações Internacionais da universidade associada ao GCUB e solicitar a inclusão de seus dados.
  • O preenchimento da planilha deve ser realizado, exclusivamente, pelos Setores de Relações Internacionais das universidades associadas, não sendo permitido o seu compartilhamento com terceiros. Dessa forma, o GCUB e o Instituto Cervantes terão a garantia de que os inscritos fazem parte da comunidade acadêmica das universidades associadas ao GCUB.
  • Por gentileza, observem que a planilha possui uma aba para cada benefício (Cursos, Prova DELE, Prova de Nivelamento e Carnê Virtual da Biblioteca).
4. Número de inscrições por universidade:
  • Não há limite para o número de inscrições por universidade.
5. Prazo para preenchimento da planilha:
  • O GCUB enviará a planilha para o Instituto Cervantes no primeiro dia útil de cada mês. Após essa data, aqueles que possuírem seus dados devidamente preenchidos na tabela de interesse estarão aptos a realizar a sua inscrição com desconto no curso ou exame desejado diretamente no Instituto Cervantes. 
  • A próxima planilha será enviada pelo GCUB ao Instituto Cervantes no dia 03 de outubro de 2022.
6. Requisitos para obtenção dos benefícios:
  • Conforme disposto no Artigo 8, Inciso I do Estatuto do GCUB, para participar das atividades da Associação e usufruir de todas as vantagens, as instituições associadas devem estar adimplentes.
  • Os candidatos estarão sujeitos aos procedimentos e normas de avaliação do Instituto Cervantes.

24) Aquisição de voucher de 15% para o TOEFL iBT e TOEFL iBT Home Edition - Edição Setembro de 2022 (ENCERRADO)

Sobre a oportunidade:  Ao saudá-los(as), de ordem da Presidente do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras - GCUB, Reitora Denise Pires de Carvalho (UFRJ), tenho o prazer de informar que o GCUB, em parceria com a Educational Testing Service (ETS), concede nova oportunidade para solicitação de voucher com desconto de 15% para a realização do Exame TOEFL iBT. Esse desconto é exclusivo para professores(as), estudantes, técnicos(as) e pesquisadores(as) das universidades associadas ao GCUB.

Por gentileza, encontrem a seguir as orientações para aquisição do benefício:

- O valor em dólares do Exame TOEFL iBT com o desconto de 15% é de: US$ 182,75 dólares americanos. O interessado deverá depositar ou transferir para a conta do GCUB o valor do exame em Reais, calculado em função do câmbio do dia. A conversão deverá ser realizada por meio do site oficial do Banco Central:

    - Após o pagamento da taxa (Valor do exame TOEFL iBT com desconto: US$ 182,75 dólares americanos), o interessado deverá preencher o formulário contido no link.

    - Os vouchers serão emitidos pela ETS e enviados pelo GCUB aos interessados no prazo de até 15 dias úteis.
    - Após o recebimento do voucher, o beneficiário terá o prazo de até 1 ano para realizar o Exame TOEFL iBT.
 
ATENÇÃO!
  1. O prazo para a transferência e preenchimento do formulário se encerra às 23h59 do dia 30 de setembro de 2022.
  2. O valor do teste com o desconto é válido apenas para exames realizados em Test Centers localizados no Brasil ou para o formato Home Edition.
  3. Sem o preenchimento do formulário com os devidos comprovantes solicitados, o voucher não será emitido.
  4. Não haverá devolução do valor transferido, em caso de desistência por parte do interessado.
  5. A conversão deverá ser realizada, exclusivamente, por meio do site oficial do Banco Central
  6. Além do desconto dos 15%, a inscrição para o exame TOEFL iBT por intermédio do GCUB evita o pagamento de taxas bancárias cobradas para transações internacionais.
Dados para a transferência bancária:
Associação Brasileira de Dirigentes de Instituições de Educação Superior para a Cooperação Internacional
CNPJ: 10.789.274/0001-65 (PIX) Banco do Brasil Agência: 2727-8 Conta Corrente: 32576-7.
 
Caso necessitem de esclarecimentos adicionais, não hesitem em entrar em contato por meio do e-mail: assistente.gcub@gmail.com.

 


 

23) Terceira edição do  Positive Impact Internship - Fall - Virtual International Experience (ENCERRADO)

 

Link para inscrições: Publicado em 08/08/2022

Acesse a pagina: Publicado em 08/08/2022

Acesse o edital: Publicado em 08/08/2022

Sobre a oportunidade: Terceira edição do POSITIVE IMPACT INTERNSHIP, com bolsas integrais disponíveis para estudantes de todos os cursos de graduação.  

Neste programa os estudantes serão reunidos em grupos multiculturais e trabalharão em conjunto por 6 semanas para resolver um problema real apresentado por uma empresa. Nesta edição teremos estudantes de Universidades Americanas, Brasileiras e representantes de alguns países da América Latina.

Nesta edição ao menos metade das vagas serão atribuídas para bolsistas ou cotistas de acordo com as categorias elegíveis abaixo. O restante das vagas estão abertas a alunos regularmente matriculados em qualquer curso de graduação de sua Instituição.

Categorias elegíveis:
  1. Ação Afirmativa: L1 - Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
  2. Ação Afirmativa: L2 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
  3. Ação Afirmativa: L5 - Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº L5 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). 
  4. Ação Afirmativa: L6 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em L6 escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)

Este programa também será realizado integralmente por meio virtual de acordo com os períodos e condições especificadas no Edital anexo. Os estudantes elegíveis interessados poderão se inscrever (em inglês) até o dia 11/09/2022 às 23h59. 

 

overview 1ª edição | depoimento dos alunos | Certificação Digital - Badges 

 


22) Aquisição de voucher de 15% para o TOEFL iBT e TOEFL iBT Home Edition - Edição Agosto de 2022 (ENCERRADO)

 

Sobre a oportunidade:  Com o prazer de saudá-los(as), de ordem da Presidente do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras - GCUB, Reitora Denise Pires de Carvalho (UFRJ), tenho o prazer de informar que o GCUB, em parceria com a Educational Testing Service (ETS), concede nova oportunidade para solicitação de voucher com desconto de 15% para a realização do Exame TOEFL iBT. Esse desconto é exclusivo para professores(as), estudantes, técnicos(as) e pesquisadores(as) das universidades associadas ao GCUB.

Por gentileza, encontrem a seguir as orientações para aquisição do benefício:

     - O valor em dólares do Exame TOEFL iBT com o desconto de 15% é de: US$ 182,75 dólares americanos. O interessado deverá depositar ou transferir para a conta do GCUB o valor do exame em Reais, calculado em função do câmbio do dia. A conversão deverá ser realizada por meio do site oficial do Banco Central.

    - Após o pagamento da taxa (Valor do exame TOEFL iBT com desconto: US$ 182,75 dólares americanos), o interessado deverá preencher o formulário.

     - Os vouchers serão emitidos pela ETS e enviados pelo GCUB aos interessados no prazo de até 15 dias úteis.

    - Após o recebimento do voucher, o beneficiário terá o prazo de até 1 ano para realizar o Exame TOEFL iBT.
ATENÇÃO!
 
  1. O prazo para a transferência e preenchimento do formulário se encerra às 23h59 do dia 31 de agosto de 2022.
  2. O valor do teste com o desconto é válido apenas para exames realizados em Test Centers localizados no Brasil ou para o formato Home Edition.
  3. Sem o preenchimento do formulário com os devidos comprovantes solicitados, o voucher não será emitido.
  4. Não haverá devolução do valor transferido, em caso de desistência por parte do interessado.
  5. A conversão deverá ser realizada, exclusivamente, por meio do site oficial do Banco Central
  6. Além do desconto dos 15% a inscrição para o exame TOEFL iBT, por intermédio do GCUB, evita o pagamento de taxas bancárias cobradas para transações internacionais.
Dados para a transferência bancária:
Associação Brasileira de Dirigentes de Instituições de Educação Superior para a Cooperação Internacional
 
CNPJ: 10.789.274/0001-65 (PIX) Banco do Brasil Agência: 2727-8 Conta Corrente: 32576-7.
 
 Caso necessitem de esclarecimentos adicionais, não hesitem em entrar em contato por meio do e-mail: assistente.gcub@gmail.com.

21) Beneficios oferecidos pelo Institudo Cervantes em parecria com o GCUB - Lista de Agosto de 2022

 (ENCERRADO)

Sobre a oportunidade: Com o prazer de saudá-los(las), informo que a lista de agosto encontra-se aberta para inscrição, referente aos benefícios oferecidos pelo Instituto Cervantes às instituições associadas ao Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras – GCUB.

Os descontos decorrentes dessa parceria são oferecidos por todas as oito unidades do Instituto Cervantes no Brasil, localizadas nas seguintes cidades:

  • Belo Horizonte - MG;
  • Brasília - DF;
  • Curitiba - PR;
  • Porto Alegre - RS;
  • Recife - PE;
  • Rio de Janeiro - RJ;
  • Salvador - BA;
  • São Paulo - SP. 
Como é sabido, o Instituto Cervantes é a principal instituição responsável pela difusão do ensino do espanhol, da cultura da Espanha e dos países hispânicos no mundo.
Por favor, encontrem a seguir a lista dos benefícios oferecidos ao GCUB e as orientações a serem seguidas.
 
1. Benefícios exclusivos para as instituições associadas ao GCUB:
  • Prova de nivelamento gratuita.
  • Carnê virtual da biblioteca gratuito.
  • 25% de desconto em todos os cursos (todos os cursos são virtuais e oferecidos pelo Instituto Cervantes de Brasília).
  • 25% de desconto na realização do exame de proficiência DELE (todos os Institutos Cervantes do Brasil aplicarão o desconto de 25%).

2. Público-alvo:

  • Estudantes de graduação e de pós-graduação.
  • Professores.
  • Técnicos das instituições associadas ao GCUB.

3. Orientações para obtenção dos benefícios:

  • Os(as) interessados(as) devem entrar em contato com o Setor de Relações Internacionais da universidade associada ao GCUB e solicitar a inclusão de seus dados.
  • O preenchimento da planilha deve ser realizado, exclusivamente, pelos Setores de Relações Internacionais das universidades associadas, não sendo permitido o seu compartilhamento com terceiros. Dessa forma, o GCUB e o Instituto Cervantes terão a garantia de que os inscritos fazem parte da comunidade acadêmica das universidades associadas ao GCUB.
  • Por gentileza, observem que a planilha possui uma aba para cada benefício (Cursos, Prova DELE, Prova de Nivelamento e Carnê Virtual da Biblioteca).

4. Número de inscrições por universidade:

  • Não há limite para o número de inscrições por universidade.

5. Prazo para preenchimento da planilha:

  • O GCUB enviará a planilha para o Instituto Cervantes no primeiro dia útil de cada mês. Após essa data, aqueles que possuírem seus dados devidamente preenchidos na tabela de interesse estarão aptos a realizar a sua inscrição com desconto no curso ou exame desejado diretamente no Instituto Cervantes. 
  • A próxima planilha será enviada pelo GCUB ao Instituto Cervantes no dia 01 de setembro de 2022.

6. Requisitos para obtenção dos benefícios:

  • Conforme disposto no Artigo 8, Inciso I do Estatuto do GCUB, para participar das atividades da Associação e usufruir de todas as vantagens, as instituições associadas devem estar adimplentes.
  • Os candidatos estarão sujeitos aos procedimentos e normas de avaliação do Instituto Cervantes.
Caso sejam necessários esclarecimentos adicionais, solicito a gentileza de enviar e-mail para assistente.gcub@gmail.com.

 


20) Aquisição de voucher de 15% para o TOEFL iBT e TOEFL iBT Home Edition - Edição Julho de 2022 (ENCERRADO)

Clique AQUI e acesse a página para conversão de valores publicado em 05/07/2022

Clique AQUI e acesse o formulário de cadastro - publicado em 05/07/2022

Sobre a oportunidadeCom o prazer de saudá-los(as), de ordem da Presidente do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras - GCUB, Reitora Denise Pires de Carvalho (UFRJ), tenho o prazer de informar que o GCUB, em parceria com a Educational Testing Service (ETS), concede nova oportunidade para solicitação de voucher com desconto de 15% para a realização do Exame TOEFL iBT. Esse desconto é exclusivo para professores(as), estudantes, técnicos(as) e pesquisadores(as) das universidades associadas ao GCUB.

 
           Por gentileza, encontrem a seguir as orientações para aquisição do benefício:
 
        - O valor em dólares do Exame TOEFL iBT com o desconto de 15% é de: US$ 182,75 dólares americanos. O interessado deverá depositar ou transferir para a conta do GCUB o valor do exame em Reais, calculado em função do câmbio do dia. A conversão deverá ser realizada por meio do site oficial do Banco Central.

       - Após o pagamento da taxa (Valor do exame TOEFL iBT com desconto: US$ 182,75 dólares americanos), o interessado deverá preencher o formulário.

        - Os vouchers serão emitidos pela ETS e enviados pelo GCUB aos interessados no prazo de até 15 dias úteis.

       - Após o recebimento do voucher, o beneficiário terá o prazo de até 1 ano para realizar o Exame TOEFL iBT.
 
ATENÇÃO!
 
  1. O prazo para a transferência e preenchimento do formulário se encerra às 23h59 do dia 31 de julho de 2022.
  2. O valor do teste com o desconto é válido apenas para exames realizados em Test Centers localizados no Brasil ou para o formato Home Edition.
  3. Sem o preenchimento do formulário com os devidos comprovantes solicitados, o voucher não será emitido.
  4. Não haverá devolução do valor transferido, em caso de desistência por parte do interessado.
  5. A conversão deverá ser realizada, exclusivamente, por meio do site oficial do Banco Central.
  6. Além do desconto dos 15% a inscrição para o exame TOEFL iBT, por intermédio do GCUB, evita o pagamento de taxas bancárias cobradas para transações internacionais. 
Dados para a transferência bancária:
 
Associação Brasileira de Dirigentes de Instituições de Educação Superior para a Cooperação Internacional
CNPJ: 10.789.274/0001-65 (PIX)
Banco do Brasil
Agência: 2727-8
Conta Corrente: 32576-7.
 
 
         Caso necessitem de esclarecimentos adicionais, não hesitem em entrar em contato por meio do e-mail: assistente.gcub@gmail.com.

19) Oferta coletiva gratuita de cursos de idiomas pela Rede ANDIFES IsF (ENCERRADO)

Clique AQUI e acesse o banner de divulgação 1 publicado em 13/05/2022

Clique AQUI e acesse o banner de divulgação 2 publicado em 13/05/2022

Clique AQUI e acesse o edital de oferta coletiva - publicado em 13/05/2022

Sobre a ofertaEm iniciativa inédita, a Rede Andifes IsF, está promovendo uma oferta coletiva de cursos de idiomas – alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e português para estrangeiros – para toda a comunidade (discentes, docentes e técnico-administrativos) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), bem como para toda a comunidade das instituições credenciadas à Rede IsF.

São 1.100 vagas distribuídas em 15 diferentes cursos dos 6 idiomas. Cada turma terá 25 vagas e 10 em lista de espera. É necessário apresentar comprovante de vínculo com a instituição, comprovante de proficiência (para cursos A2 ou B1) e no caso do italiano, carta de relevância de estudos pelo orientador do candidato.

Os cursos são gratuitos e ofertados de forma colaborativa pelos especialistas de idiomas credenciados na Rede Andifes IsF. É a primeira vez que se oferta cursos de idiomas de forma aberta, gratuita e com a qualidade que o IsF sempre imprimiu em seus cursos. As aulas serão realizadas totalmente on-line, de forma síncrona, e podem durar de 1 mês (cursos de 16h) a 2 meses (32h) em dois encontros semanais de 2 horas cada um. Os horários indicados são horários de Brasília. Só é permitida a inscrição em um único idioma por CPF. Todos os detalhes sobre os temas dos cursos, horários, elegibilidade estão descritos no edital disponível na página da Andifes: https://www.andifes.org.br/?page_id=82328

As inscrições se iniciaram no dia 10 de maio (terça-feira), ao meio-dia e serão finalizadas no dia 16 de maio (segunda-feira) ao meio-dia (horário de Brasília). Leia o edital e prepare seus documentos com antecedência para garantir sua vaga!

Os links de inscrição para os idiomas:
 

18) Inscrições abertas para o Skill-Based Workshop for the TOEFL iBT Test (ENCERRADO)

Clique AQUI e acesse o banner de divulgação publicado em 09/05/2022

Clique AQUI e acesse o formulário de cadastro - publicado em 09/05/2022

 

Sobre o Workshop: Em nome da Presidente do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras, Reitora Denise Pires de Carvalho (UFRJ), informo que no âmbito do Acordo de Cooperação assinado entre o GCUB e a Educational Testing Service – ETS, organização responsável pelos exames TOEFL iBT e GRE em todo o mundo, serão realizadas duas sessões do Skill-Based Workshop for the TOEFL iBT Test.


       Nesse workshop, diretores da ETS no Brasil apresentarão as principais habilidades avaliadas no TOEFL iBT, bem como os objetivos de aprendizado de cada pergunta avaliada no exame.
 
       O workshop abordará os seguintes tópicos:
 
        1ª Sessão: Reading and Listening.
        2ª Sessão: Speaking and Writing.
 
 
       Seguem informações adicionais e orientações sobre o evento:
 
  1. O workshop é gratuito e será oferecido na modalidade virtual.
     
  2. Datas: 17 e 26 de maio de 2022.
     
  3. Horário das sessões: 16:00 às 18:00 (BRT).
     
  4. Carga-horária total: 4 horas.
     
  5. Data limite para inscrições: 15 de maio de 2022, até às 18:00 (BRT).
     
  6. Público-alvo: Professores(as), Estudantes e Funcionários(as) Técnico-Administrativos(as) das Universidades Associadas ao GCUB.
     
  7. Número de vagas disponíveis: não há limitação ao número de vagas.
     
  8. O preenchimento do formulário de inscrição poderá ser feito pelos próprios interessados através do link a seguir: https://form.jotform.com/221183474508658

17) Benefícios oferecidos pelo Instituto Cervantes em parceria com o GCUB - lista de maio (ENCERRADO)

Clique AQUI e acesse o fomrulário de inclusão de dados publicado em 09/05/2022

Clique AQUI e acesse o flyer de divulgação - publicado em 09/05/2022

Sobre a oportunidade: Com o prazer de saudá-los(las), informo que a lista de maio encontra-se aberta para inscrição, referente aos benefícios oferecidos pelo Instituto Cervantes às instituições associadas ao Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras – GCUB.

 
Os descontos decorrentes dessa parceria são oferecidos por todas as oito unidades do Instituto Cervantes no Brasil, localizadas nas seguintes cidades:
 
  • Belo Horizonte - MG;
  • Brasília - DF;
  • Curitiba - PR;
  • Porto Alegre - RS;
  • Recife - PE;
  • Rio de Janeiro - RJ;
  • Salvador - BA;
  • São Paulo - SP. 
 
Como é sabido, o Instituto Cervantes é a principal instituição responsável pela difusão do ensino do espanhol, da cultura da Espanha e dos países hispânicos no mundo.
 
Por favor, encontrem a seguir a lista dos benefícios oferecidos ao GCUB e as orientações a serem seguidas.
 
1. Benefícios exclusivos para as instituições associadas ao GCUB:
 
  • Prova de nivelamento gratuita.
  • Carnê virtual da biblioteca gratuito.
  • 25% de desconto em todos os cursos (todos os cursos são virtuais e oferecidos pelo Instituto Cervantes de Brasília).
  • 25% de desconto na realização do exame de proficiência DELE (todos os Institutos Cervantes do Brasil aplicarão o desconto de 25%).
 
2. Público-alvo:
 
  • Estudantes de Graduação e de Pós-Graduação.
  • Professores(as).
  • Técnicos(as) das instituições associadas ao GCUB.
 
3. Orientações para obtenção dos benefícios:
 
  • Os(as) interessados(as) devem incluir seus dados na seguinte planilha (disponível no Google Drive): https://forms.gle/xWfkNk7uewc13wheA até o dia 30/05. 
 
4. Número de inscrições por universidade:
 
  • Não há limite para o número de inscrições por universidade.
 
5. Prazo para preenchimento da planilha na UFSJ - até o dia 30/05/2022
  
6. Requisitos para obtenção dos benefícios:
 
  • Conforme disposto no Artigo 8, Inciso I do Estatuto do GCUB, para participar das atividades da Associação e usufruir de todas as vantagens, as instituições associadas devem estar adimplentes.
  • Os candidatos estarão sujeitos aos procedimentos e normas de avaliação do Instituto Cervantes.

16) Aquisição de voucher de 15% para o TOEFL iBT e TOEFL iBT Home Edition - Edição Abril de 2022 (ENCERRADO)

Clique AQUI e acesse a página para conversão de valores publicado em 12/04/2022

Clique AQUI e acesse o formulário de cadastro - publicado em 12/04/2022

 

Sobre a oportunidade: Com o prazer de saudá-los(as), de ordem da Presidente do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras - GCUB, Reitora Denise Pires de Carvalho (UFRJ), tenho o prazer de informar que o GCUB, em parceria com a Educational Testing Service (ETS), concede nova oportunidade para solicitação de voucher com desconto de 15% para a realização do Exame TOEFL iBT. Esse desconto é exclusivo para professores(as), estudantes, técnicos(as) e pesquisadores(as) das universidades associadas ao GCUB.

           Por gentileza, encontrem a seguir as orientações para aquisição do benefício:
 
        - O valor em dólares do Exame TOEFL iBT com o desconto de 15% é de: US$ 182,75 dólares americanos. O interessado deverá depositar ou transferir para a conta do GCUB o valor do exame em Reais, calculado em função do câmbio do dia. A conversão deverá ser realizada por meio do site oficial do Banco Central.

       - Após o pagamento da taxa (Valor do exame TOEFL iBT com desconto: US$ 182,75 dólares americanos), o interessado deverá preencher o formulário.

        - Os vouchers serão emitidos pela ETS e enviados pelo GCUB aos interessados no prazo de até 15 dias úteis.

       - Após o recebimento do voucher, o beneficiário terá o prazo de até 1 ano para realizar o Exame TOEFL iBT.
 
ATENÇÃO!
 
  1. O prazo para a transferência e preenchimento do formulário se encerra às 23:59 do dia 30 de abril de 2022.
  2. O valor do teste com o desconto é válido apenas para exames realizados em Test Centers localizados no Brasil ou para o formato Home Edition.
  3. Sem o preenchimento do formulário com os devidos comprovantes solicitados, o voucher não será emitido.
  4. Não haverá devolução do valor transferido, em caso de desistência por parte do interessado.
  5. A conversão deverá ser realizada, exclusivamente, por meio do site oficial do Banco Central.
  6. Além do desconto dos 15% a inscrição para o exame TOEFL iBT, por intermédio do GCUB, evita o pagamento de taxas bancárias cobradas para transações internacionais.

Dados para a transferência bancária:

 
Associação Brasileira de Dirigentes de Instituições de Educação Superior para a Cooperação Internacional
CNPJ: 10.789.274/0001-65 (PIX)
Banco do Brasil
Agência: 2727-8
Conta Corrente: 32576-7.
 
         Caso necessitem de esclarecimentos adicionais, não hesitem em entrar em contato por meio do e-mail: assistente.gcub@gmail.com.

15) Benefícios oferecidos pelo Instituto Cervantes em parceria com o GCUB - lista de abril (ENCERRADO)

Clique AQUI e acesse o fomrulário de inclusão de dados publicado em 05/04/2022

Clique AQUI e acesse o flyer de divulgaçãopublicado em 05/04/2022

Sobre a oportunidade: Com o prazer de saudá-los(las), informo que a lista de abril encontra-se aberta para inscrição, referente aos benefícios oferecidos pelo Instituto Cervantes às instituições associadas ao Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras – GCUB.

 
Os descontos decorrentes dessa parceria são oferecidos por todas as oito unidades do Instituto Cervantes no Brasil, localizadas nas seguintes cidades:
 
  • Belo Horizonte - MG;
  • Brasília - DF;
  • Curitiba - PR;
  • Porto Alegre - RS;
  • Recife - PR;
  • Rio de Janeiro - RJ;
  • Salvador - BA;
  • São Paulo - SP. 
 
Como é sabido, o Instituto Cervantes é a principal instituição responsável pela difusão do ensino do espanhol, da cultura da Espanha e dos países hispânicos no mundo.
 
Por favor, encontrem a seguir a lista dos benefícios oferecidos ao GCUB e as orientações a serem seguidas.

1. Benefícios exclusivos para as instituições associadas ao GCUB:

 

  • Prova de nivelamento gratuita.
  • Carnê virtual da biblioteca gratuito.
  • 25% de desconto em todos os cursos (todos os cursos são virtuais e oferecidos pelo Instituto Cervantes de Brasília).
  • 25% de desconto na realização do exame de proficiência DELE (todos os Institutos Cervantes do Brasil aplicarão o desconto de 25%).

 2. Público-alvo:

 

  • Estudantes de graduação e de pós-graduação.
  • Professores.
  • Técnicos das instituições associadas ao GCUB.

 

3. Orientações para obtenção dos benefícios:

 

  • Os interessados devem preencher o Formulário de Inclusão de Dados, disponível no link acima, até o dia 29 de abril de 2022.
  • O preenchimento da planilha deve ser realizado pelos interessados e será enviado, exclusivamente, pelos Setores de Relações Internacionais (ASSIN). Dessa forma, o GCUB e o Instituto Cervantes terão a garantia de que os inscritos fazem parte da comunidade acadêmica das universidades associadas ao GCUB.
  • Por gentileza, observem que a planilha possui uma aba para cada benefício (Cursos, Prova DELE, Prova de Nivelamento e Carnê Virtual da Biblioteca).

 

4. Número de inscrições por universidade:

 

  • Não há limite para o número de inscrições por universidade.

 

5. Prazo para preenchimento da planilha (para a UFSJ, 29 de abril de 2022):

 

  • O GCUB enviará a planilha para o Instituto Cervantes no primeiro dia útil de cada mês. Após essa data, aqueles que possuírem seus dados devidamente preenchidos na tabela de interesse estarão aptos a realizar a sua inscrição com desconto no curso ou exame desejado diretamente no Instituto Cervantes. 
  • A próxima planilha será enviada pelo GCUB ao Instituto Cervantes no dia 02 de maio de 2022.

 

6. Requisitos para obtenção dos benefícios:
 
  • Conforme disposto no Artigo 8, Inciso I do Estatuto do GCUB, para participar das atividades da Associação e usufruir de todas as vantagens, as instituições associadas devem estar adimplentes.
  • Os candidatos estarão sujeitos aos procedimentos e normas de avaliação do Instituto Cervantes.

 

Caso sejam necessários esclarecimentos adicionais, solicito a gentileza de enviar e-mail para assistente.gcub@gmail.com.
 

14) Bolsas Santander Languages - Online English Courses - British Council (ENCERRADO)

Clique AQUI e acesse o site publicado em 21/03/2022

Sobre a palestra: Se você tem o desejo de aprender inglês ou de melhorar suas habilidades no idioma para fins profissionais, não deixe de se inscrever nas Bolsas Santander Languages | Online English Courses - British Council.

Os ganhadores da bolsa recebem acesso completo à uma formação de inglês on-line, com duração de 12 semanas, com professores do British Council, em níveis que vão ao A1 (Básico) a C1 (Avançado).

Ao todo, 5.000 bolsas serão ofertadas por meio do programa. 

O formulário de inscrição deve ser preenchido e enviado até 29 de março.

Quais são os critérios para se inscrever na bolsa?

As bolsas de estudo estão abertas a qualquer pessoa com mais de 18 anos que seja nacional ou que resida em: Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, Alemanha, México, Peru, Polônia, Portugal, Espanha, Reino Unido, EUA e Uruguai.

O que a bolsa oferece?

  • Acesso total a um programa de formação de inglês on-line com duração de 12 semanas, além de 12 horas de apoio de professores do British Council.
  • Até 48 horas de atividades de aprendizagem interativas adicionais, incluindo vídeos.
  • Teste de nível de conhecimento da língua inglesa.
  • Certificado de conclusão de curso do British Council.

13) Palestra - Como estudar em países francófonos (ENCERRADO)

Clique AQUI e acesse o site publicado em 15/03/2022

Clique AQUI e acesse o canal do YouTube do Campus France publicado em 15/03/2022

Sobre a palestraQuer saber como estudar em países francófonos e abrir um leque de oportunidades profissionais e acadêmicas?

Assista a palestra "Como estudar em países francófonos", organizada pela Wallonie-Bruxelles Internacional (Bélgica francófona), Campus France Brasil, Suíça, Canadá e Québec. A representação da Agência Universitária da Francofonia (AUF) na América Latina também apresentará suas ações.

Este evento é uma ótima oportunidade para você tirar suas dúvidas e se preparar para a mobilidade internacional em países francófonos !

As palestras serão realizadas em português, no canal Youtube do Campus France Brasil.

12) Edital de Bolsas de Estudo para doutorandos lançado para EPFL na Suiça (ENCERRADO)

Clique AQUI e acesse o site publicado em 09/03/2022

Clique AQUI e acesse o flyer com informações complementares - publicado em 21/02/2022

 

Sobre o edital: A Embaixada da Suíça no Brasil tem o prazer de informar sobre o terceiro Edital de Bolsas de Estudo para doutorandos, lançado pela Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL).

As bolsas referem-se à todos os doutorandos em fase inicial que almejam se tornar líderes diante o surgimento e desenvolvimento de sociedades sustentáveis. Quarenta e oito pesquisadores serão beneficiados, participando de um programa de treinamento multifacetado, incluindo um destaque no setor não acadêmico.

O edital encontra-se aberto até o dia 15 de maio de 2022 (17h00 CEST)


11) Curso-oficina Educação em direitos humanos: conhecer, aplicar, intervir (ENCERRADO)

Clique AQUI e acesse o site publicado em 21/02/2022

Clique AQUI e acesse as informações sobre a convocatóriapublicado em 21/02/2022

Sobre a convocatória: O Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras – GCUB tem o prazer de divulgar a Convocatória do “Curso-oficina Educação em direitos humanos: conhecer, aplicar, intervir”, lançado pelo Centro de Cooperación Regional para la Educación de Adultos en América Latina y el Caribe - CREFAL.

O objetivo geral do curso é contribuir para a formação de agentes comunitários, promotores, educadores, docentes e discentes, para incorporarem em sua prática a educação em direitos humanos, por meio da reflexão e elaboração de estratégias de promoção que favoreçam a convivência, o diálogo e a resolução de conflitos, com o propósito de incidir de maneira positiva no exercício dos direitos humanos em seu contexto ou localidade.

O curso será desenvolvido remotamente através de uma plataforma de distribuição de conteúdo educacional online, em que participantes do México e de outros Países da América Latina desenvolverão atividades individuais e colaborativas.

Em caso de dúvidas ou caso sejam necessárias informações adicionais, os organizadores devem ser diretamente procurados. O GCUB não tem envolvimento direto na condução desta atividade e tampouco pode assumir qualquer responsabilidade jurídica por eventuais consequências da implementação desta oferta.

10) Fullbright e CAPES oferecem bolsa doutorado pleno nos EUA (ENCERRADO)

Clique AQUI e acesse o edital publicado em 16/02/2022

Sobre a chamada: A Comissão Fulbright e a Capes recebem, até 31 de março, inscrições para bolsas de doutorado pleno nos EUA nas principais universidades de pesquisa do país. Neste edital, o programa foca nas áreas de humanidades, sociais aplicadas, letras e artes. Confira as áreas elegíveis em detalhe:

  • CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS:

  • Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo
  • Arquitetura, Urbanismo e Design
  • Comunicação e Informação
  • Direito
  • Economia
  • Planejamento Urbano e Regional / Demografia
  • Serviço Social
  • CIÊNCIAS HUMANAS:

  • Antropologia / Arqueologia
  • Ciência Política e Relações Internacionais
  • Educação
  • Filosofia
  • Geografia
  • História
  • Psicologia
  • Teologia
  • Sociologia
  • LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES:

  • Artes / Música
  • Letras / Linguística

9) Consulta LATAM - CMES 2022 (ENCERRADO)

Clique AQUI e acesse a página do evento publicado em 11/02/2022

Clique AQUI e acesse a consulta específica para América do Sul e Caribe publicado em 11/02/2022

Clique AQUI e acesse a entrevista do diretor Francesc Perdró publicado em 11/02/2022

 

Sobre a chamada: É um prazer entrar em contato com você para informar que, como parte dos eventos anteriores à Terceira  Conferência Mundial sobre Educação Superior da UNESCO que acontecerá em Barcelona de 18 a 20 de maio de 2022.

A UNESCO-IESALC realizará uma consulta específica para a América Latina e o Caribe que recolherá as vozes dos diferentes grupos de interesse relacionados com o ensino superior (dirigentes do ES, académicos, estudantes, governos, conferências de reitores, associações/redes de universidades, empregadores, organizações multilaterais, etc.) sobre dez temas-chave do Ensino Superior .

Nesse sentido, temos a honra de convidar a rede que você representa para ser parte ativa da  Consulta da América Latina e do Caribe para a Conferência Mundial da UNESCO sobre Educação,  para a qual gostaríamos de solicitar seu apoio na divulgação do formato da consulta.   

 

Também incluímos uma  entrevista ao nosso diretor Francesc Pedró, no qual fala extensivamente sobre esta iniciativa, bem como o link para o site geral da  Consulta onde você encontrará informações gerais sobre as atividades organizadas, incluindo uma série de dez webinars temáticos.     

 


8) Cogitare 2022 - V Encontro Internacional de História e Pensamento da Enfermagem (ENCERRADO)

Clique AQUI e acesse o flyer de divulgaçãopublicado em 11/02/2022

Clique AQUI e acesse a página do evento publicado em 11/02/2022

Sobre a chamada: Em COGITARE 2022 nos proporemos a analisar o intercâmbio entre saberes sobre o cuidado da saúde que foi produzido como consequência do encontro entre culturas e a partir de olhares mais amplos que vão desde as viagens exploratórias até os processos coloniais ou os associados à diversidade cultual que coexistem nos diferentes territórios. Portanto, convidados a comunidade científica a contribuir com o evento a partir de uma perspectiva multifacetada: histórica, cultural, social, patrimonial, etc.

O evento será virtual e gratuito. 

7) Bolsas para pesquisa sobre o câncer nos EUA (ENCERRADO)

Clique AQUI e acesse o edital publicado em 09/02/2022

Sobre a chamadaA Comissão Fulbright Brasil está com inscrições abertas para oportunidade para pesquisadores e professores brasileiros para um semestre acadêmico de pesquisa e/ou docência no Centro de Câncer, M.D. Anderson, na University of Texas, com bolsa integral.

O candidato ideal possui interesse e experiência em áreas como 

  • Pesquisa de base populacional;
  • Biologia e medicina do genoma;
  • Biologia e metástase do câncer; 
  • Imunologia e imunoterapia.

Contamos com sua ajuda na divulgação desta oportunidade que teve inscrições prorrogadas até 25 de fevereiro de 2022.


6) Segunda edição da convocatória HUAWEI-SRE 1000 Talentos para o Desenvolvimento Digital da América Latina e Caribe (ENCERRADO)

Clique AQUI e acesse as informações gerais sobre a chamada - publicado em 09/02/2022

Clique AQUI e acesse o flyer de divulgação publicado em 09/02/2022

 

Sobre a chamada: O Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras – GCUB tem o prazer de divulgar a Segunda Edição da Convocatória “HUAWEI-SRE 1.000 Talentos para o Desenvolvimento Digital da América Latina e Caribe”, promovida pela Secretaria de Relações Exteriores do México em conjunto com a multinacional de tecnologia HUAWEI Technologies Co., Ltd. 

O Programa “1.000 talentos” visa  promover o  desenvolvimento e capacitação de mulheres latino-americanas e caribenhas, bem como reduzir a exclusão digital e promover a igualdade de gênero.
 
Segundo a convocatória, as bolsas são dirigidas a cursos online oferecidos pela Huawei sobre os seguintes temas: (i) inteligência artificial; (ii) Internet das coisas; (iii) comunicação de dados; (iv) armazenamento de dados (HCIA-Datacom); (v) serviços de nuvem; e (vi) "Big Data". Ao final dos módulos, as alunas receberão certificado emitido pela Huawei.
 
Para quaisquer dúvidas, sugerimos entrar em contato com os responsáveis pelo Programa.

5) Bolsas de Estudos para Graduação Plena - Universidade do Chipre (ENCERRADO)

Clique AQUI e acesse as informações a respeito da instituição publicado em 09/02/2022

Clique AQUI e acesse as informações gerais - publicado em 09/02/2022

Clique AQUI e acesse o flyer de divulgação publicado em 09/02/2022

Sobre a oportunidade: O Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras – GCUB tem o prazer de divulgar a abertura de 13 bolsas de estudos para estrangeiros interessados em realizar graduação, em todas as áreas, com exceção de Medicina, durante o ano acadêmico 2022-2023, em programas oferecidos pela Universidade de Chipre.

As bolsas destinam-se a estudantes não-europeus e cobrem 50% dos custos ("tuition fees") por quatro anos.
 
O ano acadêmico no Chipre inicia-se no mês de setembro. A oferta compreende oportunidades ministaradas em grego. Estudantes que não dominem o idioma deverão participar de curso de língua preparatório, com duração de um ano, até que obtenham certificado de nível B2.
 
Em caso de dúvidas ou caso sejam necessárias informações adicionais, os organizadores devem ser diretamente procurados. O GCUB não tem envolvimento direto na condução desta atividade nem pode assumir qualquer responsabilidade jurídica por eventuais consequências da implementação desta oferta.

4) Segunda edição do POSITIVE IMPACT INTERNSHIP (ENCERRADO)

Clique AQUI e acesse a página publicado em 01/02/2022

Clique AQUI e acesse o link para inscriçõespublicado em 01/02/2022

Clique AQUI e acesse o edital publicado em 01/02/2022

Sobre a oportunidade: Gostaria de compartilhar informações sobre a segunda edição do POSITIVE IMPACT INTERNSHIP, com bolsas integrais disponíveis para estudantes bolsistas ou cotistas de todos os cursos de graduação.  

Neste programa os estudantes serão reunidos em grupos multiculturais e trabalharão em conjunto por 6 semanas para resolver um problema real apresentado por uma empresa. Nesta edição teremos estudantes de Universidades Americanas, Brasileiras e representantes de alguns países da América Latina.
 
Categorias elegíveis:
  1. Ação Afirmativa: L1 - Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
  2. Ação Afirmativa: L2 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
  3. Ação Afirmativa: L5 - Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº L5 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). 
  4. Ação Afirmativa: L6 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em L6 escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
Este programa também será realizado integralmente por meio virtual de acordo com os períodos e condições especificadas no Edital anexo. Os estudantes elegíveis interessados poderão se inscrever (em inglês) até o dia 13/02/2022 às 23:59 hrs.  
 

3) Oportunidade de financiamento: edital de projetos Brasil-EUA (ENCERRADO)

Clique AQUI e acesse o edital publicado em 01/02/2022

Sobre a oportunidade: A Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil anunciam seu Edital: Projetos EUA-Brasil para financiamento de propostas de cultura, educação e imprensa com valores entre US$ 2 mil (dois mil dólares) e US$ 40 mil (quarenta mil dólares).

As propostas devem promover valores, normas compartilhadas e abordagens políticas dos EUA sobre questões de interesse mútuo para ambos os países, como, instituições democráticas, transparência, responsabilidade, diversidade, inclusão social e direitos humanos.

Se você tem um projeto nas áreas de instituições democráticas, transparência, responsabilidade, diversidade, inclusão social e direitos humanos, aproveite esta oportunidade de receber até US$ 40 mil e tirar a sua ideia do papel! 


2) Submissão de propostas para Jornada de Jovens Cientistas da União Européia, América Latina e Caribe (ENCERRADO)

Clique AQUI e acesse o flyer de divulgação - publicado em 28/01/2022

Clique AQUI e acesse a chamada (inglês) publicado em 28/01/2022

Clique AQUI e acesse a chamada (espanhol) publicado em 28/01/2022

Sobre a oportunidadeDivulgamos a chamada para submissão de propostas ao evento European Union, Latin America and the Caribbean (EU-LAC) Young Scientists’ Networks Days 2022, que ocorrerá de 14 a 18 de março de 2022, em formato virtual.

Promovido pela EU-ALC Foundation, o evento conta com apoio da FAUBAI e de outras organizações e é voltado para jovens pesquisadores - doutorandos, doutores, pós-doutores - de ambas as regiões.

O prazo para submissão de propostas é até 20/02/2022


1) Edital de Bolsas de Estudo para pesquisa de defesa cibernética na Suíça (ENCERRADO)

Clique nos links abaixo para informações adicionais - publicado em 28/01/2022

Clique AQUI e acesse as informações adicionais publicado em 28/01/2022

 

Sobre a oportunidadeO Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras – GCUB tem o prazer de divulgar o Edital de Bolsas de Estudo para Pesquisas de Defesa Cibernética na Suíça, lançado pela Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL), o Instituto Federal Suíço de Tecnologia em Lausanne, e o Campus Suíço de Ciber-Defesa (CYD).

 
O Edital encontra-se em andamento para candidaturas a Bolsas de Estudo para teses de mestrado e, com prazo final de 14 de fevereiro de 2022 (17h00 CEST), para candidaturas a Bolsas de doutorado e pós-doutorado.

ANO: 2021

24) EUA oferecem oportunidades para jovens líderes comunitários (ENCERRADO)

Clique AQUI para se candidatar - publicado em 30/12/2021

Clique AQUI e acesse o plantão online de dúvidas (4 de janeiro - às 11h) publicado em 30/12/2021

Sobre a oportunidadeO Programa de Intercâmbio de Engajamento Comunitário (Community Engagement Exchange Program – CEE), iniciativa do Departamento de Estado dos Estados Unidos em parceria com o IREX, está em busca de jovens líderes comunitários do Brasil para participar de um programa transformador com duração de um ano, projetado para permitir que líderes da sociedade civil, com idades entre 21 e 28 anos, usem o poder das redes para o bem público. As inscrições podem ser feitas até o dia 14 de janeiro de 2022.

 

O CEE tem como objetivo preparar jovens líderes brasileiros para desenvolver soluções inovadoras que abordem questões importantes em suas comunidades. O programa, totalmente gratuito, inclui uma bolsa para estágio de três meses em uma instituição nos EUA, além de atividades pré e pós programa, como um curso de liderança e engajamento cívico e a criação de um projeto para ser aplicado em suas comunidades.

 

“Nós da Embaixada e Consulados dos EUA estamos extremamente felizes em apoiar líderes comunitários brasileiros para participar do programa e desenvolver suas habilidades, conhecimentos e sua rede de contatos, além de ampliar seu trabalho como líderes, impactando positivamente suas comunidades,” ressalta a adida Cultural Adjunta da Embaixada dos EUA, Julia McKay.

 

Os requisitos para o programa são:

·         Ter entre 21 e 28 anos na data de início do programa; 

·         Residir no Brasil; 

·         Ter pelo menos dois anos de experiência voluntária em trabalhos comunitários; 

·         Ter proficiência em leitura, redação e conversação em inglês;

·         Desenvolver trabalhos em um dos cinco temas do CEE: diálogo cívico e construção da paz; governo aberto e participativo; mulheres e questões de gênero; resiliência e desenvolvimento sustentável; e engajamento da juventude.

                             

Dúvidas sobre as inscrições: info.CEE@irex.org.

 

No dia 4 de janeiro, às 11h, teremos um plantão de dúvidas on-line para que potenciais candidatos possam ouvir mais sobre o programa.  Link na descrição. 


23) Fórum online de orientação profissional para cidadãos estrangeiros que considerem a possibilidade de estudar no Cazaquistão (ENCERRADO)

Clique AQUI e acesse o ofício de divulgação - publicado em 30/12/2021

Clique AQUI e acesse o formulário de inscrição - publicado em 30/12/2021

Sobre o Fórum: A Embaixada do Cazaquistão convida para participação no fórum online, em inglês, de orientação profissional para cidadãos estrangeiros que consideram a possibilidade de estudar no Cazaquistão.

O fórum elaborado pelo Ministério da Educação e Ciência da República do Cazaquistão, juntamente com o revista republicana "Educação moderna" e as instituições de ensino superior do Cazaquistão, está previsto para acontecer dia 14 de janeiro.


22) Inscrições abertas para Webinars informativos sobre testes de Certificação Internacional oferecidos pela ETS em parceria com o GCUB (ENCERRADO)

Clique AQUI e acesse o flyer de divulgação - publicado em 22/11/2021

Clique AQUI e acesse o formulário de inscrição - publicado em 22/11/2021

 

Sobre os Webinars: Em nome da Presidente do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras, Reitora Denise Pires de Carvalho (UFRJ), tenho o prazer de divulgar a série de Webinars informativos sobre os exames TOEFL iBT Paper Edition e TOEFL Essentials, realizados no âmbito da parceria entre a Educational Testing Service- ETS e o GCUB. 

PALESTRANTES:
 
Professora Adiane BLUM - Diretora da ETS no Brasil
 
Professor Edson Canela - Diretor da ETS no Brasil 
 
 DATAS E HORÁRIOS: 
 
1º WEBINAR: 01/12, 16:00-17:00h: Webinar sobre o TOEFL Essentials e recursos preparatórios para o teste.
 
2º WEBINAR: 02/12, 10:00-11:00h: Webinar sobre o TOEFL iBT Paper Edition e recursos preparatórios para o teste.
 
 
       Seguem informações adicionais e orientações sobre os eventos:
 
  1. Os webinars são gratuitos e serão ministrados por Diretores da ETS e transmitidos por meio do canal do GCUB no Youtube.
     
  2. Data limite para inscrições: 29 de novembro de 2021até às 17:00 (horário de Brasília-DF).
     
  3. Público-alvo: Professores, Estudantes e Funcionários Técnico-Administrativos das Universidades Associadas ao GCUB.
     
  4. Número de vagas disponíveis: não há limites de vagas.
     

21) Benefícios oferecidos pelo Instituto Cervantes (ENCERRADO)

Clique AQUI e acesse o flyer de divulgação - publicado em 16/11/2021

Clique AQUI e acesse o formulário de inscrição - publicado em 16/11/2021

Sobre os benefícios: Os descontos decorrentes dessa parceria são oferecidos por todas as oito unidades do Instituto Cervantes no Brasil, localizadas nas seguintes cidades:

 
  • Belo Horizonte - MG;
  • Brasília - DF;
  • Curitiba - PR;
  • Porto Alegre - RS;
  • Recife - PR;
  • Rio de Janeiro - RJ;
  • Salvador - BA;
  • São Paulo - SP. 
 
Como é sabido, o Instituto Cervantes é a principal instituição responsável pela difusão do ensino do espanhol, da cultura da Espanha e dos países hispânicos no mundo.
 
Por favor, encontrem a seguir a lista dos benefícios oferecidos ao GCUB e as orientações a serem seguidas.

 

1. Benefícios exclusivos para as instituições associadas ao GCUB:

 

  • Prova de nivelamento gratuita.
  • Carnê virtual da biblioteca gratuito.
  • 25% de desconto em todos os cursos (todos os cursos são virtuais e oferecidos pelo Instituto Cervantes de Brasília).
  • 25% de desconto na realização do exame de proficiência DELE (todos os Institutos Cervantes do Brasil aplicarão o desconto de 25%).

 2. Público-alvo:
 

  • Estudantes de graduação e de pós-graduação.
  • Professores.
  • Técnicos das instituições associadas ao GCUB.

 3. Número de inscrições por universidade:
 

  • Não há limite para o número de inscrições por universidade.

 

4. Prazo para preenchimento da planilha:

 

  • A planilha estará disponível para inscrições no período de 16 a 29 de novembro de 2021.

 

5. Requisitos para obtenção dos benefícios:
 
  • Conforme disposto no Artigo 8, Inciso I do Estatuto do GCUB, para participar das atividades da Associação e usufruir de todas as vantagens, as instituições associadas devem estar adimplentes.
  • Os candidatos estarão sujeitos aos procedimentos e normas de avaliação do Instituto Cervantes.

 6. Contato:
 

Caso sejam necessários esclarecimentos adicionais, solicito a gentileza de enviar e-mail para assistente.gcub@gmail.com.

20) Inscrições abertas para o Skill-Based Workshop for the TOEFL iBT Test (ENCERRADO)

Clique AQUI e acesse o flyer de divulgação - publicado em 16/11/2021

Clique AQUI e acesse o formulário de inscrição - publicado em 16/11/2021

Sobre o Workshop: Em nome da Presidente do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras, Reitora Denise Pires de Carvalho (UFRJ), informo que no âmbito do Acordo de Cooperação assinado entre o GCUB e a Educational Testing Service – ETS, organização responsável pelos exames TOEFL iBT e GRE em todo o mundo, serão realizadas mais duas sessões do Skill-Based Workshop for the TOEFL iBT Test.

Nesse workshop, diretores da ETS no Brasil apresentarão as principais habilidades avaliadas no TOEFL iBT, bem como os objetivos de aprendizado de cada pergunta avaliada no exame.
 
workshop abordará os seguintes tópicos:
 
1ª Sessão: Reading and Listening.
2ª Sessão: Speaking and Writing.
 
Seguem informações adicionais e orientações sobre o evento:
  1. workshop é gratuito e será oferecido na modalidade virtual.
     
  2. Datas: 23 de novembro e 25 de novembro de 2021.
     
  3. Horário das sessões: 10:00 às 12:00 (horário de Brasília).
     
  4. Carga-horária total: 4 horas.
     
  5. Data limite para inscrições: 22 de novembro de 2021, até às 18:00 (horário de Brasília-DF).
     
  6. Público-alvo: Professores, Estudantes e Funcionários Técnico-Administrativos das Universidades Associadas ao GCUB.
     
  7. Número de vagas disponíveis: não há limitação ao número de vagas

19) Programa de Formação de Professores de Educação Superior para a América Latina e o Caribe - ProLAC - 2ª Edição - para docentes  (ENCERRADO)

Clique AQUI e acesse a página do edital - publicado em 27/10/2021

Clique AQUI e acesse o formulário de inscrição - publicado em 27/10/2021

 

Sobre o programa: Con el placer de saludarlo(a), nos complace informar que ya están abiertas las inscripciones para la 2ª Edición del Programa de Formación de Profesores de Educación Superior para América Latina y el Caribe - ProLAC. Solicitamos su especial atención en dar amplia divulgación al Programa.

             Com o prazer de saudá-lo(a), temos o prazer de informar que estão abertas as inscrições para a 2ª Edição do  Programa de Formação de Professores de Educação Superior para a América Latina e o Caribe – ProLAC. Solicitamos sua especial atenção em dar ampla divulgação ao Programa, junto aos Professores de sua instituição. 
 
         El ProLAC es promovido por el Grupo de Cooperación Internacional de Universidades Brasileñas - GCUB en alianza con la Unión de Universidades de América Latina y el Caribe - UDUAL, bajo el auspício del Instituto Internacional de Educación Superior de la UNESCO en América Latina y el Caribe - UNESCO-IESALC.
        O ProLAC é promovido pelo Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras - GCUB em parceria com a Unión de Universidades de América Latina y el Caribe – UDUAL, e com o apoio do Instituto Internacional da UNESCO para Educação Superior na América Latina e Caribe – UNESCO-IESALC.
 
       El Programa tiene como objetivo contribuir al fortalecimiento de la Educación Superior y la Investigación en América Latina y el Caribe, así como al desarrollo e integración de la Región mediante el aumento del número de Doctores en Instituciones de Educación Superior.
        O Programa tem por objetivo contribuir com o fortalecimento da Educação Superior e da Pesquisa na América Latina e no Caribe assim como, com o desenvolvimento e a integração da Região por meio da elevação do número de doutores nas Instituições de Educação Superior.
 
       En esta edición se otorgarán 519 plazas (con exención total de matrícula, cuotas mensuales o anuales), y 47 becas mensuales, para cursos de Doctorado vinculados a 33 universidades asociadas al GCUB o UDUAL.
     Nesta edição, serão concedidas 519 vagas (com total isenção de taxas de matrículas, mensalidades ou anuidades), e 47 bolsas mensais, para cursos de Doutorado vinculados a 33 universidades associadas ao GCUB ou à UDUAL.
               
       Pueden postularse profesores de Instituciones de Educación Superior asociadas a GCUB o UDUAL, de acuerdo con los lineamientos descritos en la Convocatoria GCUB-UDUAL No. 002/2021
        Podem se inscrever professores de Instituições de Educação Superior associadas ao GCUB ou à UDUAL, de acordo com as orientações descritas no Edital GCUB-UDUAL nº 002/2021.
 
 
     Los profesores interesados pueden postularse hasta el 12 de noviembre de 2021 a las 23:59 (hora de Brasilia-DF, Brasil).
    Os professores interessados poderão se candidatar até 12 de Novembro de 2021, às 23:59 (horário de Brasília-DF, Brasil).

   18) Curso sobre História e Filosofia do Ensino Superior na África - para docentes (ENCERRADO)

Clique AQUI e acesse o flyer de divulgação - publicado em 13/10/2021

Clique AQUI e acesse o formulário de inscrição - publicado em 13/10/2021

Sobre o curso: O curso tem como objetivo, situar a África no debate sobre a Educação Superior. Especificamente o curso pretende aprofundar questões sobre  quatro grandes temas: i) a gênese da universidade na África, ii) Pesquisa e Ensino Superior no continente, iii) Governança, Políticas e Gestão das universidades, e iv) Educação Superior, Internacionalização e Globalização.

 Por favor, encontre a seguir informações complementares sobre o curso:

 
1- Data limite de Inscrição: 24 de fevereiro de 2022.
2- Período das aulas: 11 de março a 29 de abril de 2022.
3- Horário das Aulas: 8h00 às 12h00 (sextas-feiras).
4- Carga-horária total: 45h. sendo 28 horas de aulas virtuais e 17h de atividades extras.
5- Idioma das aulas: Português.
6- Modalidade: Virtual.
7- Número máximo de participantes: 75.
8-Público-alvo: Professores Universitários e Gestores que atuam no setor de Relações Internacionais ou interessados no tema.
9. Serão emitidos certificados de participação.
 

17) Seminário Online Brazil and Goa relations: a shared history and currenty linkages (ENCERRADO)

Clique AQUI e acesse o flyer de divulgação - publicado em 05/10/2021

Clique AQUI e acesse o formulário de inscrição - publicado em 05/10/2021

 

Sobre o seminário: Com o prazer de saudá-los(las), convido professores(as), pesquisadores(as), gestores(as), estudantes, e técnicos(as), de sua renomada instituição para participar do Seminário Online Brazil and Goa relations: a shared history and current linkages, a ser realizado em parceria entre o Consulado-Geral do Brasil em Mumbai - Índia, a Lusophone Society of Goa – LSG, da Índia,  a University of Goa, e o Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras - GCUB.

      Por favor, encontre a seguir informações adicionais sobre o Seminário:
 
     Data: 14 de outubro de 2021.
  
     Horário: 10:00 AM ás 11:30 AM (BRT).
 
     Palestrantes:
  •  Professora Aparajita Gangopadhyay - Universidade de Goa.
     
  • Professor Bruno Feitler - Departmento de História da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP.
        Data limite para as inscrições: 13 de Outubro de 2021, até às 17:00 (horário de Brasília-DF).
        O Seminário será gratuito e transmitido em inglês por meio do canal do GCUB no Youtube.

16) Oportunidade: Curso de Espanhol como segunda língua (nível básico), oferecido pela Universidad de la Guajira (Colômbia), instiuição que possui acordo de cooperação com a UFSJ (ENCERRADO)

Clique AQUI e acesse o flyer de divulgação - publicado em 21/09/2021

Clique AQUI e acesse o formulário de inscriçãopublicado em 21/09/2021

Sobre o curso: Objetivo del curso: Capacitar a los alumnos para usar el idioma de manera sencilla, pero adecuada y eficaz, tanto en su forma hablada como escrita, en situaciones cotidianas, interactuando y comprendiendo textos breves sobre temas concretos de carácter general.

-          Inscripciones hasta el 8 de octubre de 2021.

-          Inicio de clases: 13 de octubre de 2021.

-          Final de clases: 3 de diciembre de 2021.

-          Horario: miércoles y viernes de 3:00 p.m. a 6:00 p.m. (Hora colombiana)

Valor del curso:

-          $500.000 público general.

-          $400.000 instituciones que tienen convenio con Uniguajira.

-          $370.000 docentes y administrativos Uniguajira.

-          $350.000 graduados Uniguajira.

-          $250.000 estudiantes Uniguajira.

Consignar a: Cuenta corriente banco popular: 110-405-01254-3

Más información: serviciosdeextension@uniguajira.edu.co y idiomas@uniguajira.edu.co

 


16) Divulgação: SISAUS 2 (ENCERRADO)

Clique AQUI e acesse a página do evento - publicado em 21/09/2021

Sobre o evento: É com grande satisfação que o Simpósio Internacional Artes, Urbanidades e Sustentabilidades convida para submissão de propostas para a nossa 2a. edição, o SIAUS 2, que acontecerá entre os dias 22 e 25 de novembro de 2021, em formato totalmente remoto. O Simpósio é uma realização do Programa Interdepartamental de Pós-Graduação Interdisciplinar em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade da Universidade Federal de São João del-Rei, com apoio de instituições parceiras, como UFES e UNIFAL.

 
Neste SIAUS 2, O design do futuro hoje, contaremos com submissões de Resumos, Artigos Completos e Propostas Artísticas (em imagem ou vídeo), que de alguma forma apresentem reflexões relacionadas ao tema e às artes, urbanidades e sustentabilidade. Os Resumos e Artigos Completos serão submetidos dentro de um dos 8 Grupos de Trabalho. Já as Propostas Artísticas terão o seu espaço próprio de submissão, além de terem a opção de serem também vinculadas a algum destes GT:
 
1) AÇÕES PELO COLETIVO: GRUPOS DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO EM ARTES, URBANIDADES E SUSTENTABILIDADE
2) MICROPOLÍTICAS DO HOJE: MUNDOS POSSÍVEIS DO AMANHÃ
3) MUDANÇAS CLIMÁTICAS: DESAFIOS ESTÉTICOS, POÉTICOS, CORPORAIS E DECOLONIAIS
4) PRÁXIS SOCIAIS E CONFIGURAÇÕES ESPACIAIS SENSÍVEIS: NOVAS ESTRATÉGIAS DO SUL GLOBAL
5) TERRA, ÁGUA E AR: A VIDA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO
6) TERRITÓRIO PRATICADO: INCLUSÃO E CRÍTICA CULTURAL EM CORPO, ESPAÇO E TEMPO
7) DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE UMA EDUCAÇÃO UNIVERSAL E SIGNIFICATIVA DE ESPAÇOS, OBJETOS E PRÁTICAS INCLUSIVAS
8) SUSTENTABILIDADE: UM CONCEITO EM CRISE
 
As produções não precisam ser inéditas, mas têm que ser, obrigatoriamente, autorais. E para submissão, basta selecionar o formulário específico para cada modalidade, disponível em nossa página (https://pipaus.ufsj.edu.br/siaus2021/), e preenchê-lo, anexando também os documentos solicitados.

A submissão é muito simples, mas podem solicitar ajuda, enviando mensagem para o e-mail do evento: siaus2@ufsj.edu.br

A data limite para submissão é 27/09/21.

 

Participe, individualmente ou com sua equipe de pesquisa e extensão, com seu grupo artístico, com seu movimento social ou cultural! Não deixe de enviar sua proposta, pois o design do futuro é uma tarefa coletiva e urgente!
 
Em breve faremos a divulgação da Programação, e para maiores informações, entre em nossa página:

https://pipaus.ufsj.edu.br/siaus2021/

 

Estas são as datas mais importantes do SIAUS 2:

 

  • 27 de setembro - Término da Submissão de trabalhos
  • 27 de setembro a 11 de outubro - Processo de Avaliação dos Trabalhos
  • 13 de outubro - Divulgação dos trabalhos aceitos - Visitação das Exposições artísticas
  • 25 de outubro - Reenvio dos trabalhos aceitos com restrição. Formato final do artigo para publicação.
  • 8 de novembro - Divulgação final dos trabalhos aceitos.
  • 8 de novembro a 22 de novembro - Inscrições
  • 12 de novembro - Divulgação da programação completa.
  • 12 de novembro - Envio dos resumos e artigos completos para os participantes (leitura prévia).
  • 22 de novembro a 25 de novembro - Evento

 


15) Oportunidade: Verificação de interessados em realizar TOFL iBT com desconto - em parceria com o GCUB

(ENCERRADO)


O GCUB (Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras), ao qual a UFSJ é associada, está negociando a possibilidade de oferta do TOEFL iBT com desconto.

Por isso, para ter conhecimento da demanda, solicita que os interessados em realizar o teste preencham o formulário constante do link abaixo:

Link do formulário: https://form.jotform.com/212524501231641

 Público-alvo: alunos, docentes e técnicos-administrativos

Clique AQUI acesse outras informações - publicado em 14/09/2021

 

ATENÇÃO: A UFSJ não participa deste processo, está apenas auxliando na divulgação, por isso é de responsabilidade do próprio interessado verificar todas as questões necessária, bem como solicitar todas esclarecimentos diretamente ao e-mail especificado no documento de informações acima.

 

 ------------------------------------------------------------------------------------------

14) Oportunidade: Professor para ministrar cursos em Mestrados na Universidad Técnica de Ambato - UTA, Equador  (ENCERRADO)

Clique AQUI acesse o documento contendo informações - publicado em 24/08/2021

Clique AQUI e acesse a Convocatória - publicado em 24/08/2021

Sobre a oportunidade: a Universidad Técnica de Ambato - UTA, Equador, associada internacional do GCUB, tem interesse em receber 12 professores para ministrar cursos em Mestrados da Instituição, em alguns módulos específicos.

As aulas terão início no dia 12 de setembro e cada módulo tem a duração de 5 semanas.

Prazo final para envio de currículo: 27 de agosto de 2021

ATENÇÃO: A UFSJ não participa desse processo, está apenas auxliando na divulgação, por isso é de responsabilidade do próprio interessado verificar todas as questões necessária, bem como solicitar todas as informações diretamente ao e-mail informado no documento contido no link acima.

--------------------------------------------------------------------------------------------

13) Oportunidade de bolsas parciais, State University of New York, at New Paltz/Albany  (ENCERRADO)

Clique AQUI e acesse documento contendo informações - publicado em 17/08/2021

Programa de bolsas de estudos parciais em New York, destinado aos outros regulamente matriculados em cursos de graduação.

O prazo de inscrições se encerra em 05 de setembro.

ATENÇÃO: A UFSJ não participa desse processo, por isso todas as informações devem ser solicitadas diretamente ao prof. Ricardo Brito (USP), responsável pelo processo seletivo da State University of New York, pelos meios informados no documento contido no link acima.

 

     -------------------------------------------------------------------------------------------------------

12) XXI CONEMI - Congresso Internacional de Engenharia Mecânica e Industrial (ENCERRADO)

Clique AQUI e acesse a página do evento - publicado em 11/08/2021 - 11h13

Clique AQUI e acesse a Programação Prévia do CONEMI publicado em 11/08/2021 - 11h13

Sobre o evento:

XXI CONEMI – Congresso Internacional de Engenharia Mecânica e Industrial. Promovido pela Federação Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial - FENEMI entre os dias 18 a 21 de outubro de 2021 com o patrocínio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia - CONFEA e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia - CREA-MG, o XXI CONEMI traz como tema esse ano: “Os desafios da engenharia industrial na produção de alimentos, energia renovável e na promoção da qualidade de vida das pessoas”. O Congresso será realizado nas dependências do CREA-MG em Belo Horizonte.
 
A expectativa é que o Evento que ocorrerá na forma presencial e remota deve alcançar perto de 2.500 participantes brasileiros e de toda a América Latina. Acima poderá ser acessado um pré-programa das atividades do Congresso.
 
       -------------------------------------------------------------------------------------------------------

11) Programa de recepção de professores visitantes no Instituto Politécnico de Bragança (IPB) - edital 2022 (ENCERRADO)

Clique AQUI para se candidatar- publicado em 20/07/2021 - 10h38

Clique AQUI e acesse o edital - publicado em 20/07/2021 - 10h38

Sobre a oportunidade:
 
O Instituto Politécnico de Bragança (IPB, Portugal) partilha a visão de diferenciação através da promoção da internacionalização, da inovação formativa e da investigação aplicada. Reforçando o seu historial de internacionalização, o IPB promove a abertura do Edital 2022 para a receção de professores visitantes, com as condições apresentadas no documento anexo.
Os professores interessados deverão submeter candidatura até à data limite de 31/08/2021.

 

     -------------------------------------------------------------------------------------------------------

10) Indonesian Language Course for Foreigners Subject from UBAYA (ENCERRADO)

Clique AQUI para se registrar - publicado em 16/07/2021 - 10h43

Clique AQUI e acesse o flyer de divulgação - publicado em 16/07/2021 - 10h43

Sobre a oportunidade:

Greetings from Indonesia!

Opening our Spring Semester of 2021/2022, Ubaya will open a new subject:

Indonesian Language Course for Foreigners – Basic Level

The subject will be delivered fully in 1 semester and online through Zoom application.

Program features:

·         14-Week class

·         Ubaya Official Transcript

·         Certificate

·         English as a medium of instruction

·         Reliable instructors

Thus, we would like to cordially invite students from your fine institution to join the subject. This subject is Free of Charge and your university can send a maximum of 3 students to join this subject.

Please, be the first to register for the program as only limited seats available. The registration will apply First Come First In and will be closed once it reaches the maximum seats.

The registration deadline: Friday, 30 July 2021.

For further information, please also contact Ms. Fensi or Ms. Sandra on: international+student@unit.ubaya.ac.id.

 

9) 3º Skill-Based Workshop for the TOEFL iBT Test - GCUB (ENCERRADO)

Clique AQUI e faça sua inscrição - publicado em 15/07/2021 - 9h45

Clique AQUI e acesse o flyer de divulgação - publicado em 15/07/2021 - 9h45

Sobre a oportunidade: Nesse workshop, diretores da ETS no Brasil apresentam as principais skills avaliadas em cada seção do TOEFL iBT, bem como o formato de cada pergunta e estratégias de preparação para ter sucesso no teste.
 
O workshop abordará os seguintes tópicos:
 
1ª Sessão: Overview of the TOEFL iBT + Reading + Listening.
2ª Sessão: Speaking + Writing.
 
Seguem informações adicionais e orientações sobre o evento:
 
    O workshop é gratuito e será oferecido na modalidade virtual.
     
    Datas: 12 de agosto e 19 de agosto de 2021.
     
    Horário das sessões: 16:00 às 18:00 (horário de Brasília).
     
    Carga-horária total: 4 horas.
     
    Data limite para inscrições (UFSJ): 5 de agosto de 2021.
     
    Público-alvo: Professores, Estudantes e Funcionários Técnico-Administrativos de Instituições de Ensino Superior.
     
    Não há limite de vagas (as inscrições serão enviadas ao GCUB conforme ordem de inscrição)

8) VIII Congreso Internacional de Investigación – GCUB (ENCERRADO)

Clique AQUI e se cadastre como palestrante - publicado em 09/07/2021 - 10h07

Clique AQUI e acesse a lista de temas a serem abordados no congresso - publicado em 09/07/2021 - 10h07

Sobre o congresso:
O Grupo de Cooperação de Universidades Brasileiras - GCUB tem o prazer de informar que a Universidad Técnica de Ambato - UTA, Equador, associada internacional do GCUB, realizará, entre 15 e 18 de novembro de 2021, o VIII Congreso Internacional de Investigación.

O Congresso, que ocorrerá de forma virtual,  tem como objetivo criar um espaço de reflexão e divulgação dos avanços científicos da academia em todo o mundo. É esperada a presença de mais de 1500 participantes de diversos países.

Nesse sentido, a UTA convida professores e pesquisadores das universidades associadas ao GCUB para participarem do evento, na qualidade de palestrantes. 
 
Caso sua instituição tenha interesse em indicar palestrantes, solicitamos gentilmente que preencham o formulário digital até 12 de julho de 2021.
 

7) 2º Skill-Based Workshop for the TOEFL iBT Test - GCUB (ENCERRADO)

Clique AQUI e faça sua inscrição - publicado em 15/06/2021 - 10h15

Clique AQUI e acesse o flyer de divulgação - publicado em 15/06/2021 - 10h15

Sobre a oportunidade: Nesse workshop, diretores da ETS no Brasil apresentam as principais skills avaliadas em cada seção do TOEFL iBT, bem como o formato de cada pergunta e estratégias de preparação para ter sucesso no teste.
 
O workshop abordará os seguintes tópicos:
 
1ª Sessão: Overview of the TOEFL iBT + Reading + Listening.
2ª Sessão: Speaking + Writing.
 
Seguem informações adicionais e orientações sobre o evento:
 
    O workshop é gratuito e será oferecido na modalidade virtual.
     
    Datas: 24 de junho e 1º de julho de 2021.
     
    Horário das sessões: 16:00 às 18:00 (horário de Brasília).
     
    Carga-horária total: 4 horas.
     
    Data limite para inscrições (UFSJ): 20 de junho de 2021, até às 12:00 (horário de Brasília-DF).
     
    Público-alvo: Professores, Estudantes e Funcionários Técnico-Administrativos de Instituições de Ensino Superior.
     
    Não há limite de vagas (as inscrições serão enviadas ao GCUB conforme ordem de inscrição)

6) Pesquisa sobre "As Universidades da América Latina e do Caribe no enfrentamento à COVID-19" - UDAL  (ENCERRADO)

Clique AQUI e acesse o link para o questionário - publicado em 10/06/2021 - 10h45

Clique AQUI e acesse o Material de Divulgação (disponibilizado pela UNAD) - publicado em 10/06/2021 - 10h45

Sobre a pesquisa

A pesquisa, realizada pela  Unión de Universidades de América Latina – UDUAL, tem como objetivo de elaborar um diagnóstico sobre a situação das Universidades da América Latina e do Caribe, durante a pandemia e está dividida em duas partes: 1. Situação Social e 2.Violência de Gênero.

A pesquisa está dirigida a estudantes de gradução e de pós-graduação e professores, de todas as áreas do conhecimento. O questionário estará disponível dos dias 1º de junho ao dia 15 de agosto de 2021.

 

5) Concurso Falling Walls Lab - DAAD  (ENCERRADO)

Clique AQUI e acesse o Release com informações adicionais sobre o concurso - publicado em 07/06/2021 - 10h20

Sobre o concurso

O concurso é de realização da Falling Walls Foundation, sendo que a etapa brasileira é organizada por nós, o Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH) São Paulo. A fundação é apoiada pelo Ministério Federal da Educação e Pesquisa da Alemanha (BMBF), pela Fundação Robert Bosch, pela Associação Helmholtz, pelo Senado de Berlim e por várias instituições acadêmicas, fundações, empresas, organizações não-governamentais e personalidades proeminentes.

 As inscrições são voltadas para indivíduos, universidades, instituições de pesquisa, inovação e empreendedorismo, empresas, centros acadêmicos e fundações.

4) Bolsa de parceira de pesquisa - Universidade de St. Gallen (Suíça)  (  ENCERRADO  )

Clique AQUI e acesse as informações sobre o FAQ - publicado em 19/05/2021 - 10h23

Clique AQUI e acesse a página de inscrições e informações adicionais - publicado em 19/05/2021 - 10h23

Sobre a oportunidade

Em seu papel de Leading House para a Região da América Latina, a Universidade de St.Gallen na Suíça através de seu Centro Latinoamericano-Suizo (CLS HSG) abre a seguinte chamada:

Bolsas de Parceria de Pesquisa 2021

O objetivo das Bolsas de Parceria de Pesquisa (RPGs) é fortalecer ou iniciar um intercâmbio científico entre pesquisadores e instituições suíças e latino-americanas.

Elas podem ser usadas para desenvolver propostas de projetos conjuntos a serem apresentados a grandes agências de financiamento na América Latina, na Suíça e na Europa.

Data limite: 25 de junho de 2021

 

FAQ: em 3 de junho de 2021, 16:00 (CET), será realizada uma sessão de FAQ onde os interessados poderão fazer perguntas individuais.

 

3) 4ª edição do Prêmio Juan Bosch de promoção à pesquisa em Ciências Sociais na América Latina - oportunidade para docentes (ENCERRADO)

Clique AQUI e acesse o ANEXO III (appel à candidatures - versão francês) - publicado em 19/05/2021 - 9h31

Clique AQUI e acesse o ANEXO II (call for nominations - versão inglês) - publicado em 19/05/2021 - 9h31

Clique AQUI e acesse o ANEXO I (e-mail de divulgação) - publicado em 19/05/2021 - 10h01

Sobre a oportunidade: Financiado pelo governo da República Dominicana, o referido Prêmio concederá ao jovem pesquisador agraciado o valor de USD 12,000. A convocatória, o regulamento e respectivos formulários para inscrição seguem nos links acima. A apresentação de candidaturas poderá ser feita, até o dia 10 de julho próximo, à Divisão de Nações Unidas III, do Ministério de Relações Exteriores, que exerce a função da Comissão Nacional para a UNESCO no Brasil, por meio do correio eletrônico: comissao.unesco@itamaraty.gov.br. Informações adicionais sobre o prêmio também podem ser obtidas no endereço: en.unesco.org/prizes/juan_bosch

 

2) Skill-Based Workshop for the TOEFL iBT Test - GCUB (ENCERRADO)

Clique AQUI e faça sua inscrição - publicado em 14/05/2021 - 10h01

Clique AQUI e acesse o flyer de divulgação - publicado em 14/05/2021 - 10h01

Sobre a oportunidade: Nesse workshop, diretores da ETS no Brasil apresentarão as principais habilidades avaliadas no TOEFL iBT, bem como os objetivos de aprendizado de cada pergunta avaliada no exame.
 
O workshop abordará os seguintes tópicos:
 

  • 1ª Sessão: Overview of the TOEFL iBT + Reading + Listening.
  • 2ª Sessão: Speaking + Writing.

Seguem informações adicionais e orientações sobre o evento:
 
- O workshop é gratuito e será oferecido na modalidade virtual.
     
- Datas: 27 de maio e 03 de junho de 2021.
     
- Horário das sessões: 16:00 às 18:00 (horário de Brasília).
     
- Carga-horária total: 4 horas.
     
- Data limite para inscrições (UFSJ): 18 de maio de 2021, até às 10:00 (horário de Brasília-DF).
     
- Público-alvo: Professores, Estudantes e Funcionários Técnico-Administrativos das Universidades Associadas ao GCUB.
     
- Número de vagas disponíveis: 95 (número total disponibilizado pelo GCUB para todas instituições conveniadas).
     
- As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição. O GCUB considerará as horas, minutos e segundos.

1) Virtual International Experience - Novas Oportunidades de Bolsas 100%

CAMPUS B (ENCERRADO)

Clique AQUI e faça sua inscrição - publicado em 12/05/2021 - 15h03

Clique AQUI e acesse o edital - publicado em 12/05/2021 - 15h03

Sobre a oportunidade: Temos uma nova oportunidade de bolsas 100% direcionadas a estudantes de graduação das áreas de Negócios e correlatas, Comunicação, Engenharia, Computação e Tecnologia da Informação, a realizar-se de 14 de junho a 13 de agosto de 2021.

A Campus b oferecerá em torno de 10 bolsas 100% a estudantes de Graduação Brasileiros regularmente matriculados em IES Brasileiras. 

 
Os estudantes Americanos e Brasileiros serão agrupados em times multiculturais que serão apresentados ao contexto do mundo de negócios no Brasil, e conectados aos representantes das empresas, que irão apresentar um problema real a ser solucionado pelos grupos ao longo do programa. Inscrições até o dia 23/05/2021 às 23:59
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Flag Counter


Última atualização: 28/06/2023